Ministério do Esporte Lei de Incentivo: Projeto da CBJ beneficiou mais de 10 mil em nove cidades
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: Projeto da CBJ beneficiou mais de 10 mil em nove cidades

O projeto Avança Judô, da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), já beneficiou mais de 10 mil crianças e jovens de sete a 14 anos, de várias cidades brasileiras, desde 2005. Conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite o patrocínio de empresas, como Bradesco e Infraero. Os beneficiados são moradores de comunidades próximas aos aeroportos de nove cidades brasileiras: Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campinas, Campo Grande, Jaboatão dos Guararapes, Macapá, Recife e São Luís.

Ferramenta de inclusão social por meio do esporte, o projeto procura criar condições e oportunidades para que essas crianças e adolescentes, alunos do ensino público e considerados de alto risco social, possam ter na prática do esporte um canal complementar de desenvolvimento do seu potencial como cidadãos. Seus idealizadores se inspiraram na frase de Jigoro-Kano, fundador do judô: "Nada abaixo do sol é maior do que a educação. Educando um jovem para a sociedade, estaremos formando cem gerações futuras".

A CBJ conta com o apoio das federações estaduais de judô para a implantação dos núcleos do projeto, além de outros parceiros locais. O projeto também objetiva incentivar e difundir a prática do judô, um dos esportes com maior potencial de conquistas internacionais. Outro objetivo da CBJ é criar oportunidades para os alunos do projeto participarem de competições.

"O apoio das empresas é essencial para o sucesso das atividades com os jovens", afirmou Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ. Os R$ 300 mil que serão destinados ao projeto pelo Bradesco este ano, por exemplo, permitirão o pagamento de profissionais, a aquisição de materiais e de equipamentos.

A ideia é estender o projeto a todos os estados brasileiros e, este ano, atender 2.040 crianças e adolescentes, o que ajudará a melhorar o convívio familiar de aproximadamente 6.120 pessoas. Outra meta também pretende diminuir pela metade os índices de notas abaixo da média e de evasão escolar dos alunos atendidos pelo projeto.

Empresário amigo
No próximo dia 8 de agosto o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros. Veja mais informações no endereço www.esporte.gov.br/premio.

Confira a reportagem em áudio



Foto: Divulgação/CBJ
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla