Ministério do Esporte Lei de Incentivo: Ventos de Cidadania populariza vela no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: Ventos de Cidadania populariza vela no Rio de Janeiro

O Projeto Grael - Ventos de Cidadania, criado há 12 anos, no Rio de Janeiro, já beneficiou 10 mil alunos da rede pública de ensino e revelou campeões mundiais da vela. Implementado pelo Instituto Rumo Náutico, em Niterói, o projeto oferece apoio a atividades esportivas e cursos profissionalizantes para crianças e jovens entre nove e 24 anos.

Há quatro anos, o patrocínio da Oi, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, possibilita que os jovens sejam acompanhados pelo instituto por vários anos. O patrocínio é de aproximadamente R$ 1,2 milhão. A cada semestre, são abertas 400 novas vagas.
 
"A gente fica com as crianças e adolescentes de três anos e meio a quatro anos, o que nos dá a oportunidade de fazer a diferença no processo educativo de formação desse cidadão", diz Joanna Dutra, gerente adjunta do Instituto Rumo Náutico.

A diferença tem nomes. Alunos do projeto, Samuel Gonçalves, Allan Tavares, Hallan Batista e Alex Sandro Mattos se tornaram campeões mundiais: venceram, este ano, a tradicional regata Cape Town-Rio, que liga a Cidade do Cabo, na África do Sul, ao Rio de Janeiro.

Metodologia
Ideia dos irmãos Torben e Lars Grael e do também velejador Marcelo Ferreira, o Instituto Rumo Náutico vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação. Metodologia essa que serviu, inclusive, como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do governo de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além dos cursos esportivos e profissionalizantes, também oferece um programa ambiental aos seus alunos.

"Tínhamos o objetivo de popularizar a vela, que até então era um esporte elitista, mesmo sendo o esporte que mais trazia medalhas para o País. Agora utilizamos os esportes náuticos como instrumento de educação, de estimulo a profissionalização e de construção da cidadania", diz Joanna.

Premiação
No próximo dia 8 de agosto, o Ministério do Esporte festejará a entrega do Prêmio Empresário Amigo do Esporte 2011. A cerimônia reunirá empresários, atletas e autoridades esportivas às 19h30, no Esporte Clube Pinheiros. Veja mais informações no endereço www.esporte.gov.br/premio.

Confira a reportagem em vídeo



Confira a reportagem em áudio



Foto: Fred Hoffmann
Legenda: Alunos durante uma aula no barco-escola São Joaquim
Ascom - Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla