Ministério do Esporte Projeto usa esporte como ferramenta de ressocialização de jovens em Fortaleza
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto usa esporte como ferramenta de ressocialização de jovens em Fortaleza

Transferir os valores transmitidos pelo esporte a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e se encontram em situação de vulnerabilidade social na cidade de Fortaleza é o objetivo do projeto Jogos da Vida, da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel). Viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto foi lançado nesta terça-feira (21.06) na capital cearense.

Com início previsto para 1º de junho, as atividades do projeto atenderão a cerca de 300 jovens, com idade entre 12 e 18 anos, em três núcleos: os bairros de Santa Filomena, Grande Jangurussu e Bom Jardim.

O esporte foi o instrumento escolhido no trabalho de ressocialização dos jovens, que utilizará futebol, futsal, basquete, vôlei e handebol, além da promoção da saúde, para mostrar outros caminhos na conquista de uma vida melhor.

A coordenadora do Jogos da Vida, Antônia Matias, explica que a ação conta com um psicólogo que trabalhará a autoestima e a condição emocional dos jovens e das famílias. "O esporte será uma ferramenta para atingir o objetivo de baixar o índice de criminalidade. Assim, trabalharemos com um tripé: projeto, família e escola", diz.

Patrocinado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), o projeto trabalhará com jovens indicados pela Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). "O lançamento da iniciativa foi lindo. Apresentamos toda a metodologia das atividades, além de contar com a apresentação cultural de capoeira. Assim, mostramos que o projeto é voltado para o investimento no ser humano", lembra a coordenadora.

História em quadrinhos
A logomarca do projeto foi desenhada pelo cartunista Nino Castelo Branco. A proposta do artista é elaborar uma história em quadrinhos específica para o Jogos da Vida, como forma de divulgar a iniciativa. "Esperamos, com as histórias em quadrinhos, passar uma mensagem para conscientizar a juventude sobre os malefícios das drogas, da violência e, principalmente, dos benefícios da convivência harmônica", explica Antônia.

Jogos da Vida é o primeiro projeto do governo local viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. A lei permite que pessoas físicas e jurídicas apoiem financeiramente projetos esportivos e paradesportivos mediante incentivo fiscal.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla