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Pesquisas Semi-Induzidas e Induzidas
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- Última atualização em Quarta, 29 Outubro 2014 10:39
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As pesquisas com temáticas semi-induzidas visam estimular a produção de conhecimentos no campo científico do lazer e do esporte recreativo, tendo como eixos linhas temáticas construídas e atualizadas por meio das demandas nacionais das políticas de esporte e lazer, referenciadas em teorias das Ciências Humanas e Sociais. Diferentemente delas, as pesquisas com temáticas induzidas subsidiam a SNELIS na formulação de políticas nas áreas do lazer e do esporte recreativo, atendendo necessidades que não foram contempladas pelas pesquisas selecionadas por meio do Edital Público.
Dessa forma, é finalidade da Rede Cedes, por meio das pesquisas induzidas e semi-induzidas, oportunizar e estimular grupos em consolidação e pesquisadores a se envolverem com a produção e a difusão de conhecimentos, que versem sobre temas prioritários da política social desenvolvida pelo Ministério do Esporte. A cada ano essas temáticas podem ser modificadas. O detalhamento norteador desses estudos é divulgado em editais. Atualmente são apoiadas as seguintes linhas de pesquisa:
1. Memória do esporte e do lazer. Estudos sobre memórias da educação física, esporte e lazer no Brasil.
2. Perfil do esporte e lazer de estados, Distrito Federal e municípios brasileiros: Diagnósticos do perfil do esporte e do lazer de municípios, Distrito Federal e estados brasileiros, ampliando dados da Pesquisa realizada pelo IBGE-ME (2003) sobre “Perfil dos Municípios Brasileiros”.
3. Programas integrados de esporte e lazer: Estudos que subsidiem programas intersetoriais das áreas do esporte e do lazer, desenvolvidos nos âmbitos federal, estadual ou municipal, integrados com outras áreas da política social brasileira, como educação, turismo, segurança, saúde, trabalho, juventude, cultura, meio ambiente, desenvolvimento social, dentre outras.
4. Desenvolvimento de programas sociais de esporte e de lazer: Estudos de alcance nacional, voltados à ampliação da leitura de demandas específicas para o desenvolvimento de programas sociais de esporte e lazer que tratem, especialmente, o esporte de criação nacional e identidade cultural, a valorização de diferenças culturais, as demandas de gênero e etnias/raças, os quilombolas, os indígenas, as populações ribeirinhas, rurais, da região do semi-árido brasileiro, dentre outras prioritárias.
5. Observatório do esporte: Aprofundamento de estudos relevantes para a Política Nacional do Esporte, tais como: torcidas organizadas, violência no esporte, mídia esportiva, políticas públicas de esporte, legislação (Lei Pelé, Lei Agnelo Piva, Lei de Incentivo ao Esporte, Estatuto do Torcedor, cadeia produtiva do esporte, etc), educação olímpica, esporte escolar e universitário, megaeventos esportivos, futebol, dentre outros temas.
6. Gestão de esporte e de lazer: Estudos sobre gestão de políticas e programas de esporte e de lazer, considerando planejamento, financiamento, formação e gestão de pessoas, atividades, ação comunitária, animação sociocultural, metodologias, controle social, dentre outros aspectos que podem ser abordados.
7. Avaliação de políticas e programas de esporte e de lazer: Avaliação de políticas públicas e programas de esporte e lazer desenvolvidos pelo governo federal, em particular os Programas do Ministério do Esporte: Esporte e Lazer da Cidade, Segundo Tempo, Pintando a Liberdade e Bolsa Atleta.
8. Infra-estrutura de esporte e de lazer: Estudos sobre a implantação, manutenção, uso, acessibilidade e novas tecnologias de infra-estruturas públicas de esporte e lazer, considerando demandas e necessidades da população e das políticas desenvolvidas.
9. Sistema Nacional de Esporte e Lazer: Estudos realizados a partir das deliberações das Conferências Nacionais, Estaduais e/ou Municipais, considerando seus fundamentos e referências, eixos e marcos legais, redes de interações, dentre outros aspectos básicos referentes ao Sistema Nacional de Esporte e Lazer.