Ministério do Esporte Avaliação
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Avaliação

O processo de avaliação deve ser constante por todos os atores participantes, ou seja, a escola, o(s) monitor(es), os professores, os alunos e a comunidade. Essa se caracteriza pelo que denominamos de avaliação interna. A proposta a ser apresentada deve contemplar formas e procedimentos a serem utilizados nesse processo de avaliação interna idealizado.
É imprescindível dentro das propostas a serem apresentadas, que se coloquem aspectos que valorizem a perspectiva críticoemancipadora do grupo, da mesma forma que possibilitem avanços para as ações e procedimentos.
Nesse sentido, sugere-se que sejam considerados:

Pela Escola

 

  • Observação direta realizada pelo representante do Programa Mais Educação na escola;
  • Número de alunos e frequencia;
  • Atuação dos monitores;
  • Motivação e participação dos alunos;
  • Qualidade das instalações e materiais disponibilizados;
  • Objetivos gerais e específicos do Programa;
  • Resultados alcançados.

 

Pelo Professor do PST na Escola

 

  • Avaliação dos espaços físicos disponíveis para as aulas;
  • Avaliação dos materiais e condições que foram adaptadas para a realização das aulas;
  • Levantamento sobre: frequência dos alunos, número de alunos atendidos, resultado do desempenho dos alunos no Programa;
  • Aspectos específicos das modalidades realizadas;
  • Proposta Pedagógica desenvolvida;
  • Resultados alcançados.

 

Pelos Alunos Participantes

 

  • Descrição e avaliação dos espaços físicos onde as aulas foram realizadas;
  • Descrição e avaliação dos materiais e/ou adaptações que foram realizados para viabilizar as aulas;
  • Descrição e avaliação pessoal dos melhores momentos das aulas;
  • Grau de satisfação pela participação no Programa.

 

Avaliação Externa do Programa

O Ministério do Esporte e o Ministério da Educação serão responsáveis pela elaboração da metodologia do processo de avaliação do Programa no âmbito local e nacional e pela determinação dos instrumentos.

Para a avaliação do programa serão considerados relevantes:

 

  • O grau de universalização da prática esportiva atingido pela escola. Em número e frequência de alunos e total de aulas realizadas;
  • A diminuição de manifestações de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de outra natureza, tanto entre professores e alunos, como entre os próprios alunos;
  • A adequação da metodologia utilizada para oferecer aos alunos o conhecimento da prática esportiva de forma lúdica, tanto na ótica do monitor como na dos alunos;
  • O grau de ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, considerando a prática esportiva como complemento da formação;
  • Os reflexos do desenvolvimento do Programa no desempenho dos alunos;

Para o processo de avaliação serão convocadas as Equipes Colaboradoras da SNELIS/ME, para acompanhar e avaliar todo o processo desenvolvido. Para tanto, as Equipes se servirão das análises das propostas pedagógicas da escola, assim como de visitas as escolas para verificação dos atendimentos e procedimentos utilizados no desenvolvimento das ações.

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