Ministério do Esporte Brasil conquista segunda vitória no II Torneio Quatro Nações Masculino de handebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista segunda vitória no II Torneio Quatro Nações Masculino de handebol

Foto: CBHbFoto: CBHbO Brasil conquistou a segunda vitória no II Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol ao vencer o Chile por 34 a 21 (18 a 12 no primeiro tempo), no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão, em João Pessoa (PB). A seleção encontrou dificuldade em encaixar a marcação no começo da partida, mas se acertou ao longo do jogo para bater a complicada equipe chilena.

Apesar de ter aberto o placar, o Brasil sentiu dificuldades para acertar a marcação e o Chile logo ficou em vantagem no marcador. Sentindo o mau momento da equipe, o técnico Jordi Ribera pediu tempo técnico e acertou o time. Mudando o sistema de marcação e explorando os arremessos de nove metros do armador esquerdo Raul Nantes, o Brasil passou à frente do placar, não levou mais sustos e fechou o primeiro tempo em 18 a 12.

A segunda etapa começou equilibrada. Precisando da vitória para ter alguma chance de levar o troféu do torneio, o Chile jogou mais pesado na defesa e foi para o ataque com tudo. Porém, com boa vantagem no marcador, o Brasil soube administrar a partida com tranquilidade. Na segunda metade do período, com os chilenos entregues, a seleção começou a aumentar a vantagem e fechou o jogo em 34 a 21.

Para o técnico do Brasil, o espanhol Jordi Ribera, a troca do sistema de marcação foi fundamental na partida. "Não começamos bem no jogo. Iniciamos com a defesa 5-1 e o Chile soube aproveitar os espaços. Quando mudamos para o sistema 6-0, fechamos esses espaços e conseguimos abrir vantagem. No segundo tempo jogamos muito melhor e o Chile entrou em quadra mais lento, o que facilitou o trabalho da nossa defesa", analisou.

O central Henrique Teixeira, que atua na maior parte do tempo na defesa, concordou com a visão do treinador. "O Chile talvez seja a equipe que melhor se adaptou ao nosso sistema 5-1. Eles têm jogadores rápidos que sabem achar os espaços na quadra. Quando mudamos para o 6-0, nossa defesa ficou mais alta e dificultou para o time deles, que não têm uma estatura muito alta", declarou.

Para o técnico chileno Fernando Capurro, a partida foi muito parecida com a do Mundial do Qatar, quando o Chile surpreendeu o Brasil no primeiro tempo, mas caiu muito de rendimento na segunda etapa. "Fizemos um bom começo de jogo, mas o Brasil mudou o sistema de marcação e dificultou as nossas ações. No segundo tempo o goleiro César ‘Bombom’ foi muito bem e ajudou os brasileiros. Foi uma partida parecida com a do Mundial do Qatar, o que prova que temos de achar alternativas para superar a defesa 6-0 do Brasil", disse.

O próximo confronto do Brasil no II Torneio Quatro Nações será neste sábado (13.06), às 11h, contra a Tunísia, na decisão do campeonato. Já o Chile vai enfrentar Cuba, às 9h, brigando pelo terceiro lugar. Os dois duelos serão no Ginásio O Ronaldão, em João Pessoa.

A Confederação Brasileira de Handebol conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. Saiba mais sobre os investimentos federais no handebol.

» Tabela

Quarta-feira (10.06)
Chile 18x25 Tunísia
Brasil 43x32 Cuba

Quinta-feira (11.06)
Tunísia 34x33 Cuba
Brasil 34x21 Chile

Sábado (13.06)
9h - Cuba x Chile
11h - Brasil x Tunísia

Fonte: CBHb
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla