No dia 2 de outubro de 2009, o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu o Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Para registrar como a conquista do direito de realizar os Jogos pela primeira vez na América do Sul vai deixar herança positiva à cidade e ao país, o Ministério do Esporte lançou os Cadernos de Legado Rio 2016. O material foi entregue ao COI e a diferentes setores da sociedade brasileira.
Informações: http://www.brasil2016.gov.br
Projeto - BRA/11/006 - Por uma Agenda Nacional de Esporte
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 15 Outubro 2013 17:28
- Publicado em Terça, 18 Junho 2013 10:29
- Acessos: 34117
PROJETO: PNUD/BRA/11/006 - Por uma Agenda Nacional de Esporte
PERÍODO: maio 2011 a dezembro de 2016.
OBJETIVO: Contribuir para a democratização e a universalização do acesso ao esporte e ao lazer de toda a população brasileira, promovendo a inclusão social e o exercício da cidadania por meio do desenvolvimento sustentável setorial e da implementação do Plano Decenal de Esporte e Lazer.
Eixos Estratégicos:
(1) Fortalecer a capacidade institucional do Ministério do Esporte para elaborar, coordenar, monitorar e implementar políticas públicas, consolidando o diálogo social para a promoção do esporte nacional e maior visibilidade internacional.
(2) Promover a estruturação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer - SNEL, com a descentralização da gestão das políticas públicas de esporte e lazer e modelo de gestão setorial sustentável.
(3) Consolidar o esporte e o lazer, como política de Estado, promovendo o Plano Decenal de Esporte e Lazer e a agenda setorial na Agenda Nacional Social.
(4) Promover iniciativas nacionais e internacionais para a operacionalização da COPA 2014 e OLIMPÍADAS 2016
Em síntese, poderiam ser destacados três eixos de fortalecimento e desenvolvimento setorial sustentável, e um quarto gerador de novos legados esportivos:
(i) O primeiro focaliza a estruturação do Setor Esporte, baseado na necessidade de implantar um novo modelo de planejamento de políticas públicas e de gestão setorial descentralizado, coordenador e participativo, capaz de integrar as visões de parceiros relevantes e da atuação federativa; função das dimensões do País, das diferenças regionais e da necessidade de participação direta e indireta dos diversos atores governamentais, não governamentais e privados nas atividades relacionadas ao esporte e lazer;
(ii) O segundo eixo de Desenvolvimento de Programas, Projetos e Estudos destina-se a fornecer os subsídios à formulação de propostas detalhadas indicadas nos planos e política setorial, bem como a prover insumos para o desenvolvimento setorial, do ME e dos parceiros envolvidos no SNEL. Baseados na implementação e articulação de programas e projetos efetivos e para a pesquisa e desenvolvimento, permitindo ampliar o conhecimento tecnológico, soluções e possibilidades de aplicação nas diferentes modalidades esportivas e instâncias político administrativas.
(iii) O terceiro eixo está voltado para a implementação, proposição ou/e modernização das Ferramentas de Gestão e Gerenciamento, que permitam reforçar a qualidade e efetividade das ações e melhorar os níveis de coordenação intra e extra-setorial no esporte e lazer. Deverá incluir aquelas iniciativas de qualificação profissional nos diferentes espaços político-administrativos, com a participação de relevantes parceiros governamentais, não governamentais e do setor privado.
(iv) O quarto eixo estratégico visa à promoção de iniciativas de operacionalização de compromissos internacionais assumidos pelo Governo brasileiro nas vertentes de cooperação esportiva internacional com os demais países, reforçando a cooperação sul-sul; bem como apoiar a implementação de ações relacionadas à COPA 2014 e OLIMPÍADAS 2016, em especial, no planejamento, monitoramento e avaliação.
EIXO ESTRATÉGICO I: Fortalecer a capacidade institucional e a gestão do ME |
Resultado I - Elaboração dos instrumentos e processos de coordenação intra-setorial do ME e adequação às novas demandas institucionais |
Resultado 2: Programas e Projetos Sociais do ME fortalecidos |
Resultado 3: Cooperação Internacional com capacidade de mobilização de recursos adicionais para iniciativas esportivas do ME |
EIXO ESTRATÉGICO II: (Re) Estruturação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer |
Resultado 4 – Novo modelo de planejamento do sistema do setor esportivo, proposto |
Resultado 5: Novo modelo de Gestão Setorial do SNEL elaborado |
EIXO ESTRATÉGICO III: Desenvolver Programas, Projetos e Estudos de apoio ao Plano Decenal de Esporte e Lazer e PNE |
Resultado 6 – Insumos técnicos de apoio ao PDE e PNE elaborados |
EIXO ESTRATÉGICO IV: Promover iniciativas nacionais e internacionais para a operacionalização da COPA 2014 e OLIMPÍADAS 2016 |
Resultado 7: Gestão setorial do ME ampliada com novo Projeto de Cooperação Técnica: Rumo a COPA 2014 |
Resultado 8: Gestão setorial do ME ampliada com novo Projeto de Cooperação Técnica: Construindo a Olimpíada 2016 |