Ministério do Esporte Exposição fotográfica nos Jogos Indígenas retrata cotidiano de pequenos índios
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Exposição fotográfica nos Jogos Indígenas retrata cotidiano de pequenos índios

Exposição Olhar Indígena (Foto: Francisco Medeiros)Exposição Olhar Indígena (Foto: Francisco Medeiros)

Na Oca dos Saberes, dentro da Aldeia Okara, montada para os Jogos Indígenas, a exposição fotográfica “Olhar Indígena” apresenta uma visão do cotidiano dos pequenos índios – os curumins –, captada pelas lentes de Antonio Carlos Banavita. A mostra reúne 33 imagens sobre o universo infantil dentro das aldeias. O autor é fotógrafo, produtor de vídeo e morador da cidade de Cuiabá, sede dos jogos. As imagens, segundo ele, foram  registradas ao longo de outras edições da competição e durante 20 anos de visitas a inúmeras aldeias pelo país.

Cada fotografia tem uma peculiaridade. Quem for à exposição poderá conferir closes de curumins, captados em diversas situações: de cara limpa ou pintada, sérios, sorridentes, assustados ou tranquilos. Outras imagens registram o dia a dia dos indiozinhos com os pais: recebendo afagos no colo da mãe, durante a amamentação, ou nas costas do pai. A pintura tradicional presente em pai e filho denota a identidade do povo a que pertencem.

Impressionado, um grupo de indígenas da etnia Pareci (foto) que visitou a exposição foi unânime ao opinar sobre os registros. "São maravilhosas e, independentemente do lugar em que você esteja, aqui, dentro da Oca dos Saberes, os olhares das crianças continuam fixosem você", disse um membro do grupo.

"Criei o site www.olharindigena.com.br, onde mostro outras imagens de um acervo de mais de 20 anos. A ideia é que esse trabalho possa ser enriquecido pelos próprios índios captando e enviando imagens registradas dentro de suas comunidades", completou.

 

Carla Belizária, de Cuiabá
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla