Ministério do Esporte Fique por dentro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Alunos do Mais Educação contemplados com ingresso da Copa curtem Japão x Grécia

Fã da cultura japonesa, Thamires foi com a mãe ao estádio e adorou a experiência (Foto: Paulo Victor Correia/Portal da Copa)Fã da cultura japonesa, Thamires foi com a mãe ao estádio e adorou a experiência (Foto: Paulo Victor Correia/Portal da Copa)Os 50 alunos da Escola Estadual Ferreira Itajubá, em Natal, contemplados com ingressos para a Copa do Mundo FIFA 2014 tiveram a oportunidade de assistir ao Mundial nesta quinta-feira (19.06), na Arena das Dunas, na partida entre Japão e Grécia.

Fã incondicional da cultura japonesa, a estudante Thamires Monteiro esteve entre os 39.485 presentes no estádio e falou com emoção sobre como foi estar presente na partida do país que tanto admira. “Eu não tinha imaginado como seria, mas está bem tenso o jogo. A entrada foi tranquila, viemos a pé desde a minha casa e foi ótimo. É emocionante estar com os japoneses”, disse a aluna, durante o intervalo da partida que terminou sem gols.

Sua mãe, Iris, a acompanhou no jogo e também demonstrou satisfação. “Estou muito feliz por ela, porque ela queria muito participar dessa partida. Está tudo bem organizado, a estrutura é muito boa e conseguimos chegar na nossa cadeira sem qualquer dificuldade. Ela vai levar essas lembranças para o resto da vida, já que tanto gosta do Japão”, disse Iris.

Também aluno da Ferreira Itajubá, Mayke Jhonne foi outro contemplado. Para ele, tudo estava saindo perfeito, a não ser a falta do grito de gol da seleção japonesa, por quem estava torcendo. “É a primeira vez que assisto a um jogo aqui e estou gostando muito. Hoje sou Japão, e faltou só o gol. Viemos de ônibus e paramos perto, foi bem tranquilo. Quando chegamos aqui eu e meu pai nos juntamos à torcida do Japão. Tiramos muitas fotos para guardar de recordação”, conta Mayke.

Para Mayke (D), a experiência toda foi perfeita. Faltou só o grito de gol (Foto: Paulo Victor Correia/Portal da Copa)Para Mayke (D), a experiência toda foi perfeita. Faltou só o grito de gol (Foto: Paulo Victor Correia/Portal da Copa)O pai do aluno, Eduardo Câmara, também aprovou a experiência e falou que dificilmente viverá algo semelhante. “Nunca esperava uma oportunidade como essa. É muito difícil isso acontecer e também é minha primeira vez na Arena das Dunas. Acho que vou morrer e não acontece outra realização dessa. A organização foi show de bola, entrei rapidinho com meu filho. Pensei que iria demorar, mas não. A torcida japonesa estava muito animada e torci para eles também”.

Mais Educação
A Copa do Mundo tem um significado especial para 901 escolas públicas contempladas no sorteio de 48 mil ingressos doados pela FIFA para programas sociais brasileiros. Estudantes que dificilmente teriam condições de assistir a uma partida do Mundial conquistaram o direito de ocupar assentos nas arquibancadas ao lado de um responsável. As escolas estão localizadas nas cidades-sede e integram o Programa Mais Educação.

O Mais Educação tem por conceito aumentar a jornada dos alunos nas escolas públicas em até sete horas diárias, articulando disciplinas curriculares com diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais. Em 2013, 49 mil escolas participaram do Mais Educação, sendo que quase 32 mil possuíam maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família.

Paulo Victor Correia, do Portal da Copa em Natal
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Ministro confere em São Paulo vitória do Uruguai e assiste nesta sexta a Equador x Honduras em Curitiba

Ministro Aldo Rebelo no jogo Uruguai x Inglaterra com o embaixador britânico Alex Ellis, a ministra do Esporte britânica, Helen Grant, e o presidente da Associação de Futebol da Inglaterra, Greg Dyke (Foto: Divulgação)Ministro Aldo Rebelo no jogo Uruguai x Inglaterra com o embaixador britânico Alex Ellis, a ministra do Esporte britânica, Helen Grant, e o presidente da Associação de Futebol da Inglaterra, Greg Dyke (Foto: Divulgação)O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhou nesta quinta-feira (19.06), em São Paulo, a emocionante vitória do Uruguai sobre a Inglaterra por 2 x 1, na Arena Corinthians. Os uruguaios se recuperaram da derrota na estreia para a Costa Rica, enquanto os britânicos amargaram o segundo revés no Grupo D da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e ficaram longe da classificação para as oitavas de final.

Nesta sexta-feira (20.06), Aldo Rebelo viaja para Curitiba, onde vai acompanhar na Arena da Baixada o confronto entre Equador e Honduras, às 19h, pelo Grupo E. As duas seleções perderam na primeira rodada e precisam da vitória para seguir sonhando com a classificação.

Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Copa do Mundo gera 1 milhão de empregos no Brasil

A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 está gerando cerca de 1 milhão de empregos no País. O número de postos de trabalho criados pelo Mundial equivale a mais de 15% dos 4,8 milhões de empregos formais registrados ao longo do governo da presidenta Dilma Rousseff. “É um número extremamente significativo que nós estamos comemorando neste momento. É um legado humano extraordinário”, ressaltou o presidente da Embratur, Vicente Neto, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (19.06) no Centro Aberto de Mídia João Saldanha, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Os dados vêm de um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a pedido do Ministério do Turismo. O levantamento faz a comparação entre a projeção dos impactos gerados pela Copa do Mundo e as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre o histórico de janeiro de 2011 a março de 2014.

Do total de vagas de emprego relacionadas à Copa, 710 mil são fixas e 200 mil são temporárias (todas com carteira assinada), segundo o presidente da Embratur. “São números significativos para qualquer comparação”, afirmou Neto. Só na cadeia do turismo, foram gerados 50 mil novos empregos em função do evento esportivo, legado que o presidente da Embratur considera bastante significativo.

Neto anunciou, durante a coletiva, outro dado positivo relativo à Copa no Brasil: a taxa de ocupação da rede hoteleira nas 12 cidades-sede na primeira semana do Mundial está 45% acima do esperado, de acordo com autoridades do setor. Até o dia 11 de junho, foram registradas 340 mil diárias, 100 mil a mais que o previsto pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). “Os números estão superando as expectativas”, afirmou o presidente da Embratur.

De acordo com Vicente Neto, a expectativa é que a realização de grandes eventos, como a Copa, ajudem a projetar o Brasil como destino turístico de destaque no cenário internacional, impulsionando a geração de emprego e renda no País. Entre os principais impactos positivos esperados pela Copa estão os gastos de turistas durante o evento.

Como um todo, a Copa do Mundo deve somar cerca de R$ 30 bilhões à economia brasileira, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) encomendada pelo Ministério do Turismo.

Ranking de eventos
Na coletiva, Vicente Neto ressaltou que o Brasil tem se destacado no cenário mundial de realização de eventos. O País subiu 10 posições no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) de 2003 a 2013, saltando da 19ª para a 9ª posição entre os países do mundo que mais recebem congressos e convenções associativas. O total de eventos realizados no Brasil neste período saltou de 62 para 315, e o número de cidades que sediaram esses encontros aumentou de 22 para 54. Essa evolução é resultado da política de descentralização na captação de eventos internacionais.

Além do presidente da Embratur, participaram do evento os professores Pedro Trengrouse, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Lamartine da Costa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da University of East London. Eles discutiram os aspectos positivos e perspectivas críticas sobre a realização de megaeventos. “Se há um consenso entre os pesquisadores é que os megaeventos estão pagando pelo próprio sucesso”, afirmou Lamartine da Costa.

Confira entrevista com o presidente da Embratur sobre os investimentos feitos no setor de Turismo para o Mundial de 2014:

Qual a estimativa do total de empregos gerados pela Copa no setor do turismo?
O total geral de novos postos de trabalho com a Copa chega perto de 1 milhão. Desse total, 710 mil são empregos fixos e outros 200 mil são postos temporários. Diretamente na cadeia do turismo, foram injetados 50 mil trabalhadores. Isso significa que a Copa do Mundo representa mais de 15% da geração dos empregos ao longo do governo da Presidenta Dilma Rousseff.

De que maneira grandes eventos como a Copa podem impulsionar o setor de turismo no Brasil?
A Copa do Mundo põe o setor de Turismo num novo patamar. Só com este evento estamos criando cerca de 1 milhão de postos de trabalho diretos, fora os indiretos. Adicione a isso os cerca de R$ 30 bilhões que, segundo pesquisa da FIPE, serão injetados em nossa economia. Apenas no setor de Turismo estimamos movimentar R$ 6,7 bilhões, com gastos dos 3,7 milhões de turistas nacionais e estrangeiros que irão circular pelo País durante o evento. É importante ressaltar que esses novos empregos são, em grande parte, de maior qualificação profissional. Isso porque estamos seguindo a determinação da Presidenta Dilma de implementar o Pronatec Turismo, uma vertente do Pronatec, o maior programa de formação de mão de obra técnica da história do Brasil.

Quais são os principais investimentos feitos em qualificação profissional no setor turístico relacionados ao Mundial?
Foram R$ 16,3 milhões no Pronatec Turismo, que treinoumais de 160 mil brasileiros para receber bem os turistas nacionais e de outros países. Somente em cursos de idiomas foram quase 30 mil matrículas. Mas quando eu me refiro à formação de mão de obra, não é só a vinda do Pronatec, não é só curso de línguas. A cadeia inteira está sendo beneficiada. O Sistema S fez cursos para a formação de artesãos, houve cursos em todas as cidades-sede com taxistas, motoristas de ônibus, entre outros.

Que impacto a Copa deverá ter na atração de turistas estrangeiros ao Brasil?
Com a Embratur, realizamos uma ação internacional forte chamada Goal to Brazil. Nós fomos a 14 países e agora estamos colhendo o resultado de nossa circulação da promoção com a vinda de turistas bem informados sobre o País. São cerca de 600 mil turistas de outros países que virão ao Brasil durante a Copa. Nós fizemos, por exemplo, dois eventos promocionais fortes nesse período na Colômbia, que é o quinto comprador de ingressos estrangeiros.

Como a experiência da Copa vai ajudar na promoção do Brasil como destino turístico?
Nós vamos levar o caso de sucesso da Copa do Mundo no Brasil para um calendário de feiras no segundo semestre, mostrando como esse caso de sucesso pode influenciar o fechamento de negócios. Agora vamos fazer em conjunto com a Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações], o que é também uma novidade. Vamos maximizar o esforço brasileiro de venda lá fora, da imagem e de produtos, de uma forma só.

Centro Aberto de Mídia
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Ministro Aldo Rebelo vê eliminação da Espanha e acompanha nesta quinta Inglaterra x Uruguai

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhou nesta quarta-feira (18.06), no Rio de Janeiro, a vitória do Chile sobre a Espanha por 2 x 0, no Maracanã.  O resultado garantiu a classificação antecipada do Chile para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e significou a eliminação precoce dos espanhóis, atuais campeões mundiais.

Nesta quinta-feira (19.06), Aldo Rebelo continua conferindo de perto a Copa do Mundo e vai à Arena Corinthians, em São Paulo, para assistir à partida entre Inglaterra e Uruguai, às 16h. Como perderam na primeira rodada, ingleses e uruguaios farão duelo decisivo para manter chances de classificação às oitavas de final.

Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Brasil tem feito trabalho incrível, afirma vice-presidente americano após encontro com Dilma

Vice-presidente americano esteve em Natal, onde viu a seleção dos EUA bater Gana de virada (Fotos: Getty Images e Roberto Stuckert Filho/ PR)Vice-presidente americano esteve em Natal, onde viu a seleção dos EUA bater Gana de virada (Fotos: Getty Images e Roberto Stuckert Filho/ PR)O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, nesta terça-feira (17.06), após se encontrar com a presidenta Dilma Rousseff, que o Brasil está fazendo um trabalho incrível na preparação e execução dos jogos da Copa do Mundo. O político pode conferir o funcionamento do Mundial ao acompanhar a estreia da seleção americana com vitória contra Gana, de virada, em Natal.

Biden fez uma declaração de imprensa na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, e brincou que virou o “melhor avô” após trazer uma neta e um sobrinho ao Brasil para acompanhar os jogos. “Nós três passamos momentos maravilhosos ontem à noite. Primeiramente, toda a conversa sobre o estádio – o estádio é lindo, absolutamente lindo. E cumpriu todas as expectativas”, disse.

O vice-presidente comemorou a vitória americana sobre Gana. Os estadunidenses lutavam contra um retrospecto negativo contra os africanos:  duas derrotas nos últimos dois mundiais.  “Assistir aos Estados Unidos vencer na noite passada foi uma grande emoção para nós. E pudemos descer ao vestiário depois e pude rever alguns dos jogadores, especialmente nosso goleiro, que jogou de maneira incrível”, completou.

Biden, então, concluiu elogiando a organização brasileira: “E com relação ao que vimos até agora, o Brasil tem feito um trabalho incrível na preparação e execução desses jogos”.

Fonte: Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Juventude e experiência entre os voluntários facilita a vida de torcedores em Manaus

O primeiro teste para os voluntários que atuam em Manaus já foi, de cara, o mais complexo. Eles atuaram no último sábado (14.06) em um dos jogos mais importantes da primeira fase da Copa, entre Inglaterra e Itália. E não desapontaram. Todos os processos de mobilidade, acesso ao estádio e atendimento à imprensa foram cuidadosamente acompanhados.

As quatro línguas que fala influenciaram a indicação de Martha Cabrejos para o Centro Aberto de Mídia, onde estão sendo recebidos jornalistas de várias nacionalidades que não têm credenciamento para o megaevento. Aos 80 anos, ela esbanja vitalidade. Boliviana de La Paz, ela vive em Manaus há 30 anos e logo que soube das inscrições para o Brasil Voluntário não hesitou. “Me sinto mais jovem e útil para jornalistas que precisam de qualquer coisa aqui no Centro Aberto de Mídia”, disse Martha.

Vitória, Rossicleide e Ana integram o Brasil Voluntário: hospitalidade como diferencial em áreas de grande circulação. Pedro ajuda no controle de entrada e saída de veículos nos estacionamentos oficiais da Arena da Amazônia. Ele atua pelo programa de voluntariado da FIFA (Fotos: Fotos: Agnaldo Oliveira Júnior/Portal da Copa)Vitória, Rossicleide e Ana integram o Brasil Voluntário: hospitalidade como diferencial em áreas de grande circulação. Pedro ajuda no controle de entrada e saída de veículos nos estacionamentos oficiais da Arena da Amazônia. Ele atua pelo programa de voluntariado da FIFA (Fotos: Fotos: Agnaldo Oliveira Júnior/Portal da Copa)

O Brasil Voluntário é o programa do governo federal de estímulo ao voluntariado. Durante o processo de seleção, cada integrante participou de uma série de módulos de estudo para ganhar a qualificação necessária para atuar em pontos de grande concentração de turistas nas 12 sedes, como aeroportos, rodoviárias e regiões de acesso ao estádio.

Rossicleide Virgulino também participou de todos os módulos do Brasil Voluntário em Manaus. Aos 43 anos, trouxe para o programa a experiência como instrutora de trânsito. Paciência e espírito didático são as maiores virtudes. “Trabalhar com gente jovem é muito bom. Somado a isso tem a experiência neste evento que para mim vai ser inesquecível”, diz Rossicleide.

Vitória Raquel tem 18 anos e está entre as mais jovens do programa Brasil Voluntário em Manaus. Ela foi deslocada para atuar no Aeroporto Eduardo Gomes, na recepção a turistas e jornalistas. “Não saberíamos dizer quando novamente teremos um evento tão importante aqui”, afirma Vitória, que tem a amiga Ana Beatriz Costa, também de 18 anos, trabalhando bem pertinho. “Nós temos a hospitalidade como característica. Agora estamos colocando em prática”, disse Ana.

Nos estádios

Antes mesmo de chegar ao Centro de Mídia do Estádio, Pedro Seffair Neto, de 51 anos, enfrentrava o forte calor de mais de 35 graus centígrados para organizar a entrada e a saída de veículos nos estacionamentos oficiais da Arena da Amazônia, como voluntário da FIFA. “Estou muito feliz com a experiência. Não importa a missão, eu vou fazer sempre com muito prazer, afirma Pedro. Os voluntários da FIFA atuam basicamente nos serviços ligados à operacionalização do megaevento esportivo.

Eduarda Pavão, de 19 anos, deixou a faculdade em Stetson, na Flórida, para passar maio e junho em Manaus. A paulista é apaixonada por esportes e joga futebol pelo time da faculdade americana. “Estou sempre disposta a ajudar quem precisa. Aqui no centro de mídia algumas questões precisam do apoio bilíngue, tanto na enorme redação montada quanto nas coletivas de imprensa”, disse Eduarda. Pelo menos 500 voluntários dividem tarefas nas diversas áreas de atuação. Na área externa do estádio, Ana Luísa Hernandes dava informações importantes sobre o deslocamento na arena e como chegar a banheiros e lugares na arquibancada, em inglês e espanhol. “Quando soube da possibilidade corri para agarrar. Estou amando. Vai acrescentar muito ao meu currículo, com certeza, disse Ana.

Fonte: Agnaldo Oliveira Júnior, do Portal da Copa em Manaus
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Indígenas, estrangeiros e população local dividem a festa na Arena Pantanal

A Arena Pantanal, em Cuiabá, voltou a contar com um bom público no segundo jogo a sediar na Copa do Mundo FIFA 2014. Na partida desta terça-feira (17.07), entre Rússia e Coreia, 37.603 pessoas compareceram ao estádio. A capacidade da arena é de 40 mil pessoas.

Milhares de sul-coreanos e russos venceram a distância e se fizeram presentes. Eles se misturaram a torcedores locais e indígenas, promovendo uma bonita festa, iniciada horas antes do jogo, que terminou empatado em um a um.

Indígenas das etnias Bakairi e Paresi assistiram à partida na Arena Pantanal (Foto: Helson França/Portal da Copa)Indígenas das etnias Bakairi e Paresi assistiram à partida na Arena Pantanal (Foto: Helson França/Portal da Copa)

Um grupo de 23 índios da etnia Bakairi e outros 10 da etnia Paresi foram ao estádio prestigiar a partida. Eles foram contemplados com ingressos doados pela FIFA ao Governo Federal. Representando 62 aldeias Paresis, Nedino Maizokie, tido como uma das principais lideranças da etnia, disse que vai voltar para casa feliz. "Foi muito emocionante. Nós, indígenas, estamos aqui e também gostamos do futebol jogado pelo branco. Participar de uma Copa é especial', afirmou.

Para o cacique Mario Bakairi, a participação indígena no evento se faz necessária em razão das etnias representarem parte importante da história, vida e cultura do Brasil. "É uma demonstração de respeito para com o nosso povo e cultura", ressaltou.

Multicultural

A interação entre a população local e os visitantes, em especial russos e sul-coreanos, foi uma das marcas da partida. O clima festivo prevaleceu. Cantorias, danças, batucadas, abraços e tentativas de comunicação com base em mímicas eram motivo para muitos sorrisos e troca de gentilezas.

Vindas da Sibéria, as jornalistas russas Irina e Katy se mostraram impressionadas com a receptividade do povo. Empolgadas, também distribuíam abraços grátis, como constava no cartaz confeccionado no momento. "É tudo muito diferente em relação ao lugar de onde viemos. O calor humano das pessoas aqui é algo adorável", afirmou Katy.

A poucos metros dali, sul-coreanos, na companhia de brasileiros, ensaiavam batucadas e gritos de guerra. Após a chegada de Kim Heung Kook, famoso cantor do país e animador oficial da torcida asiática, a festa passou a ser ainda maior. Ao que o carismático Kim bradava, a torcida sul-coreana respondia com pulos e cantorias. "Não faço ideia do que eles estão falando, mas é muito legal e engraçado de ver", analisou a universitária Andressa Moraes, uma das cuiabanas a prestigiar o jogo.

Arena Pantanal

Tanto a entrada como a saída dos torcedores do estádio ocorreram de maneira tranquila, sem tumultos. Ao todo, havia 319 ônibus com a finalidade de fazer o transporte dos torcedores até o estádio.

Os voluntários ajudavam, passando orientações aos torcedores em português, inglês e espanhol também. Não houve registros de atendimento na área de saúde. O funcionamento do estádio, no geral, foi bastante elogiado pelos torcedores.

O cadeirante Roberto de Castro Almeida, 33 anos, disse que não encontrou dificuldades para chegar ao estádio e encontrar o seu lugar. "Foi tudo tranquilo, há uma boa indicação e o acesso é facilitado. A visão daqui que temos do campo também é bem boa", enfatizou.

Antes do jogo, um romeno foi detido nos arredores  e encaminhado para a delegacia do Turista, por estar vendendo 50 ingressos que já estavam cancelados para o jogo entre Rússia e Coreia.

Fan Fest

A FIFA Fan Fest de Cuiabá registrou nesta terça-feira (17.07) o maior público até o momento. Conforme dados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, aproximadamente 43 mil pessoas estiveram presentes no espaço. Durante todo o dia, 29 atendimentos médicos foram realizados no ambiente. De acordo com a Polícia Militar, não houve ocorrência grave na Fan Fest.

Fonte: Helson França, do Portal da Copa em Cuiabá
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Dia do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo terá festa nas 12 cidades-sede

No dia do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, diante do México, a partir das 16h desta terça-feira (17.06), em Fortaleza, as Fan Fests da FIFA vão movimentar mais uma vez as 12 cidades-sede. Além da transmissão do jogo do Brasil, os eventos contarão com muita música e outras atrações culturais. Ponto de encontros dos torcedores, as Fan Fests têm entrada gratuita e também vão transmitir os outros dois jogos de hoje: Bélgica x Argélia, direto do Mineirão, às 13h, e Rússia x Coreia do Sul, que vai começar às 19h em Cuiabá (18h no horário local).

Clique neste link e confira no Portal da Copa um panorama geral de cada uma das 12 Fan Fests que receberão milhares de torcedores nesta terça para o jogo Brasil x México.

Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Arena Pernambuco conquista selo prata de sustentabilidade

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoPalco de cinco partidas da Copa do Mundo FIFA Brasi 2014, a Arena Pernambuco agora é internacionalmente reconhecida como um estádio ecologicamente correto. Aproveitamento de água da chuva, sistema de automação predial e usina de energia solar foram algumas das iniciativas que possibilitaram ao empreendimento a conquista do nível prata da certificação internacional LEED, selo utilizado em mais de 140 países que identifica o empreendimento como sustentável. O método de avaliação é desenvolvido pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC).

Iniciativas de eficiência energética foram levadas em conta pela avaliação. Entre elas, a utilização de telão de LED e uma usina solar com 3.652 painéis solares fotovoltaicos, que geram 126,480 kWh por mês. Primeiro sistema de geração de energia solar fotovoltaico de Pernambuco, a usina supre 30% da demanda de energia do estádio e está situada em um terreno de 15 mil m², anexo à Arena. A usina faz parte do Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A economia energética ainda é possibilitada pelo favorecimento de iluminação e ventilação naturais. A cobertura e fechamento lateral do estádio possibilitam a utilização de água da chuva e há reaproveitamento de água a partir de tratamento de efluentes.

Práticas e técnicas
Além desses aspectos, a certificação reconheceu práticas e técnicas usadas pela Odebrecht Infraestrutura na construção da estrutura, visando a redução dos impactos ao meio ambiente. Durante a obra, por exemplo, foram utilizados 24% de insumos reciclados, com destaque para o aço e o cimento. Também foram priorizados o uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental e o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. Nesse sentido, registrou-se que 31% dos materiais utilizados foram supridos por fornecedores regionais.

“A certificação reforça o caráter inovador e sustentável da arena, além de reconhecer o compromisso em oferecer um ambiente com alto nível de conforto e segurança”, afirma Bruno Dourado, diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura e responsável pela obra.

LEED
A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema que classifica as edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental em diferentes categorias. O selo é utilizado em 143 países, com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O LEED estabelece algumas dimensões que são avaliadas nas edificações, com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, além de recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação.

Laura Cortizo, do Portal da Copa em Recife (PE)
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Arena Pernambuco conquista selo prata de sustentabilidade

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoPalco de cinco partidas da Copa do Mundo FIFA Brasi 2014, a Arena Pernambuco agora é internacionalmente reconhecida como um estádio ecologicamente correto. Aproveitamento de água da chuva, sistema de automação predial e usina de energia solar foram algumas das iniciativas que possibilitaram ao empreendimento a conquista do nível prata da certificação internacional LEED, selo utilizado em mais de 140 países que identifica o empreendimento como sustentável. O método de avaliação é desenvolvido pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC).

Iniciativas de eficiência energética foram levadas em conta pela avaliação. Entre elas, a utilização de telão de LED e uma usina solar com 3.652 painéis solares fotovoltaicos, que geram 126,480 kWh por mês. Primeiro sistema de geração de energia solar fotovoltaico de Pernambuco, a usina supre 30% da demanda de energia do estádio e está situada em um terreno de 15 mil m², anexo à Arena. A usina faz parte do Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A economia energética ainda é possibilitada pelo favorecimento de iluminação e ventilação naturais. A cobertura e fechamento lateral do estádio possibilitam a utilização de água da chuva e há reaproveitamento de água a partir de tratamento de efluentes.

Práticas e técnicas
Além desses aspectos, a certificação reconheceu práticas e técnicas usadas pela Odebrecht Infraestrutura na construção da estrutura, visando a redução dos impactos ao meio ambiente. Durante a obra, por exemplo, foram utilizados 24% de insumos reciclados, com destaque para o aço e o cimento. Também foram priorizados o uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental e o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. Nesse sentido, registrou-se que 31% dos materiais utilizados foram supridos por fornecedores regionais.

“A certificação reforça o caráter inovador e sustentável da arena, além de reconhecer o compromisso em oferecer um ambiente com alto nível de conforto e segurança”, afirma Bruno Dourado, diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura e responsável pela obra.

LEED
A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema que classifica as edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental em diferentes categorias. O selo é utilizado em 143 países, com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O LEED estabelece algumas dimensões que são avaliadas nas edificações, com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, além de recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação.

Laura Cortizo, do Portal da Copa em Recife (PE)
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Copa do Mundo atrai turistas de mais de 180 países ao Brasil

Foto: Marilia Cabral/CAMFoto: Marilia Cabral/CAMA Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 será responsável pela vinda de turistas de 186 países ao país. A maioria deles, 62% estão vindo ao Brasil pela primeira vez. A informação é do ministro do Turismo, Vinicius Lages, que participou de entrevista coletiva hoje no Centro Aberto de Mídia João Saldanha, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo Lages, mais de 3,1 milhões de brasileiros e 600 mil estrangeiros devem viajar pelo Brasil devido ao evento. A previsão do governo é que esse fluxo de turistas injete R$ 6,7 bilhões nas 12 cidades-sede.

Somente no Rio de Janeiro, com apenas um jogo até agora, ingressaram US$ 50 milhões na economia local em três dias, considerando o custo médio de gastos com traslado, hospedagem e alimentação. A avaliação é do secretário de Turismo do Estado do Rio, Claudio Magnavita.

Ele citou estimativas de que 50 mil argentinos vieram ao Rio para ver o jogo em que a seleção do país vizinho derrotou a Bósnia-Herzegovina ontem por 2 a 1 no Maracanã. No total, os argentinos gastaram em média US$ 1 mil durante a estada na cidade. Boa parte dos turistas não tem ingressos para as partidas e, apesar disso, participaram do clima de festa da Copa. Eles se espalharam ao longo de domingo por toda a cidade.

Para além da receita gerada no torneio, a Copa representa uma oportunidade de visibilidade para o Brasil. De acordo com o ministro do Turismo, o país está vem se mostrando como receptivo, hospitaleiro. Lages avalia de maneira muito positiva o balanço do evento. Na Copa das Confederações, no ano passado, 138 cidades brasileiras foram visitadas. “Esse número deve pelo menos dobrar com a Copa do Mundo”, destacou.

Segundo o Ministério do Turismo, a maior visibilidade do Brasil se dá também para quem não veio ao país. Cerca de 3,6 bilhões de pessoas, quase metade da população do planeta, está acompanhando a Copa por TV, internet, celular ou outros meios.

 

Projeção de gastos por cidade-sede

Cidade-sede

Estrangeiros

Brasileiros Gastos no Brasil

Belo Horizonte

62.388 322.340 R$ 695.627.806,45

Brasília

79.610 411.319 R$ 887.652.035,48

Cuiabá

27.945 144.381 R$ 311.585.545,16

Curitiba

26.645 137.666 R$ 297.091.883,87

Fortaleza

65.313 337.449 R$ 728.238.745,16

Manaus

28.595 147.739 R$ 318.832.777,42

Natal

27.945 144.381 R$ 311.585.545,16

Porto Alegre

42.242 218.251 R$ 470.998.835,48

Recife

37.368 193.068 R$ 416.653.200,00

Rio de Janeiro

89.846 464.203 R$ 1.001.781.829,03

Salvador

48.741 251.828 R$ 543.461.748,39

São Paulo

63.362 327.375 R$ 706.490.048,39

Total previsto

600 mil turistas 3,1 milhões de turistas R$ 6.690.000.000,00

 

Entrevista produzida pela equipe do Centro Aberto de Mídia (CAM) João Saldanha, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro

Que balanço o senhor faz sobre a presença de turistas nas cidades-sede da Copa até o momento?
Ministro do Turismo, Vinícius Lages – Os relatos têm sido os melhores possíveis, do ponto de vista da interação com a hospitalidade brasileira, que era aquilo que a gente apostava muito que seria uma experiência de celebração. Evidentemente, há alguns percalços aqui e ali. No geral, o balanço é muito positivo nesses primeiros dias de Copa do Mundo. Não temos ainda os dados de entrada de turistas. Nossa expectativa é que o número estimado, de 600 mil turistas internacionais e mais ou menos 3 milhões de brasileiros circulando pelo País, vai se confirmar até o final da Copa. Nós estamos com pesquisa em campo e acompanhando as entradas, então não temos ainda um número parcial. Mas, pelo que foi percebido em termos de ingressos vendidos para turistas internacionais, nós vamos ter esses 600 mil batidos.

Como o senhor avalia os impactos do Mundial para o setor?
A Copa tem um impacto imediato na medida em que os turistas estrangeiros vão injetar mais ou menos R$ 6,7 bilhões consumindo nas cidades-sede, isso descontado o custo de deslocamento. Estamos fazendo pesquisas. Por volta de 17 de julho, teremos o resultado para divulgar. Então, há um impacto direto, econômico e também de imagem. Eu acho que o Brasil tem dois pontos muito fortes em seu posicionamento como destino turístico internacional. Um é a beleza natural. E o outro é a hospitalidade e a cultura. Temos essa cultura de celebração, de acolhimento para o outro se sentir em casa. Isso é muito importante para qualquer destino turístico. E é o que nos interessa. É importante que os turistas vejam que aqui é um país muito bom de estar, de ficar. Muitos até vão prolongar a estada [depois da Copa]. O País está tendo uma janela de visibilidade enorme, para fortalecer o nosso posicionamento. Mas é fundamental que a gente saia dessa Copa com uma ação forte de promoção. Se nós cruzarmos os braços, não vamos aproveitar essa grande visibilidade que o país tem. Então, estamos nos preparando, o Ministério do Turismo junto com a Embratur, para lançar uma campanha destinada a fortalecer essas boas imagens que o País vai conseguir até o final da Copa, para que a gente possa aumentar o fluxo de turistas internacionais e estimular mais brasileiros a viajar.

De que forma a Copa incentiva o turismo em outros locais do País, além das 12 sedes?
Só para dar uma ideia... Na Copa das Confederações, 138 cidades foram visitadas pelos turistas. Na Copa do Mundo, esperamos mais ou menos 300 cidades visitadas. Isso mostra a diversidade do País, com sua riqueza cultural e econômica.

Diante dos resultados observados na Copa do Mundo, quais suas expectativas para os Jogos Olímpicos de 2016?
Temos que fazer ainda melhor. Vamos herdar uma infraestrutura bastante qualificada. Os Jogos Olímpicos não são apenas o Rio de Janeiro, eu sempre alerto isso. Vamos sair dessa Copa com uma estratégia bem definida de aproveitar as aprendizagens que já tivemos também na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude. Não temos dúvida de que o Rio de Janeiro está preparado para eventos dessa magnitude. O carnaval já é uma experiência gigantesca. O Brasil estará muito mais preparado até lá. E, se fizermos nosso trabalho bem feito, o País terá mais ganhos do ponto de vista turístico. Faremos o mesmo esforço para incorporar essa diversidade que o Brasil tem, aproveitando a janela da Copa.

Quais são os resultados de longo prazo para o País com a realização de grandes eventos?
Há questões relacionadas ao esforço de gestão pública no País, como a integração, por exemplo, na área de segurança, os equipamentos, a inteligência, a capacitação. Esse processo agora é um legado e o Brasil precisa cuidar disso. A mobilidade urbana sem dúvida é uma questão que projeta uma condição de melhoria das grandes cidades brasileiras para o futuro. A economia dos esportes pode crescer muito, sobretudo se aproveitarmos a Olimpíada como uma oportunidade para que o Brasil consiga também sair de ser apenas o país do futebol. É o país do basquete, é o país dos Jogos Olímpicos. E fazer dos esportes um setor dinâmico da sua economia. Estamos com uma herança muito boa do ponto de vista dos aeroportos, um Brasil que viaja cada vez mais e que poderá receber cada vez mais gente. Esse é um legado de longo prazo. Nunca se investiu tanto em infraestrutura, em obras de mobilidade, sem nenhum prejuízo dos investimentos em áreas como educação ou saúde. Vamos, logo, logo, estar entre os países de maior competitividade no mundo.

Em termos de turismo, o País pode mudar de patamar como destino turístico a partir da realização desses grandes eventos?
Sem dúvida. Há grupos que vieram agora e que nunca visitaram o Brasil antes. E nesses grupos há mexicanos, australianos e americanos também. Nós temos que crescer muito ainda no turismo internacional. Recebemos pouco menos de 6 milhões de turistas (estrangeiros) normalmente por ano. Isso não é nada em relação ao nosso potencial. Acho que, com a melhoria da nossa infraestrutura e com essa visibilidade de que o Brasil é um país bacana de visitar, um país alegre, que é um “spa” para a alma, se a gente melhora a logística e a infraestrutura, e estamos fazendo isso, vamos atingir novos mercados. No caso dos americanos, a questão do visto era um desafio. Acho que a simplificação através de procedimentos eletrônicos já nos ajuda muito. Temos que avançar para termos reciprocidade, liberar essa questão do visto. Avançarmos também para mercados que hoje são os maiores emissores, como os da Ásia. O mercado dos nossos vizinhos também interessa muito. Se tivermos a média do que ocorreu em outros países que sediaram a Copa, nos próximos anos teremos um crescimento de 5% a 10% no número de turistas. Com isso, cumulativamente, vamos sair do teto de 6 milhões de turistas internacionais.

Centro Aberto de Miídia
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla