Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar”. A primeira edição dos jogos ocorreu em 1996 e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais.
Informações: (61) 3217-1614 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VIII Jogos dos Povos Indígenas/2005
- Detalhes
- Última atualização em Quarta, 09 Outubro 2013 09:10
- Escrito por Breno Barros Pereira
- Acessos: 7358
A praia de Iracema, em Fortaleza (CE), uma das mais belas do litoral nordestino brasileiro, será palco da VIII edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento este ano acontece entre os dias 18 e 26 de novembro e contará com a participação de cerca de 1.300 atletas de 42 diferentes povos indígenas nacionais, além de algumas tribos estrangeiras convidadas. Serão disputadas 15 modalidades esportivas divididas em três categorias: indígenas demonstrativas, indígenas competitivas e não-indígena competitiva.
Realizados desde 1996, os Jogos dos Povos Indígenas buscam a integração de comunidades por meio da prática de seus esportes tradicionais, celebrando a cultura de diversos povos, valorizando os costumes e estimulando a auto-estima dos índios. O resgate da identidade cultural também é exercitado com a realização de manifestações como danças, cantos e pinturas corporais.
Este ano, o tema dos Jogos Indígenas representa a essência da sabedoria milenar desses povos com a frase: "O importante não é ganhar e sim, celebrar". Além da comunidade indígena nacional, participam dos jogos deste ano lideranças internacionais que atuarão como observadores, promovendo um intercâmbio cultural muito amplo. Representantes de tribos da Guiana Francesa, do Equador e dos Estados Unidos já confirmaram presença no evento brasileiro. A 8ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas é uma realização do Ministério do Esporte e do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Federação Cearense de Esportes Colegiais - FECECO. Os Ministérios da Educação e Cultura, a Secretaria Especial de Promoção a Igualdade Racial - SEPIR, a Funasa e a Funai apóiam o evento este ano.