Ministério do Esporte Em ano pré-olímpico, dirigente do pentatlo moderno diz que trabalho psicológico é fundamental
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em ano pré-olímpico, dirigente do pentatlo moderno diz que trabalho psicológico é fundamental

Pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), que conta com a medalhista olímpica Yane Marques (bronze em Londres 2012), o vice-presidente Sérgio Sasaqui diz que o ano é decisivo. “Em 2015 é que vamos ver o que conseguiremos fazer nos Jogos Olímpicos. Como os atletas vão se comportar em 2016”. Para o dirigente, o principal trabalho no ano pré-olímpico nem é físico ou técnico: “É psicológico e nutricional, porque a alimentação não pode ser desregrada”.

Sasaqui destaca que o aspecto psicológico é muito importante, porque não pode haver queda de rendimento dos atletas na hora da decisão. “Por isso, trabalhamos desde 2012 e temos de estar com tudo certo”.

 

 

 

 

No pentatlo moderno, os atletas somam pontos de acordo com sua classificação nas competições de esgrima (espada), natação (9.200 metros livre), hipismo (salto com obstáculos de até 1,20 metros) e evento combinado (corrida de 3.200 metros intercalada com série de tiro a laser – são quatro séries de cinco tiros, com alvo a dez metros de distância).

Yane Marques, bronze olímpico em Londres 2012 e Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, não teve um início de ano bom, mas Sasaqui explica que foram três competições em que a brasileira “deu azar no hipismo”, porque não se adaptou aos três cavalos sorteados. Agora, a pentatleta está em 13º no ranking mundial e focando mais na corrida, depois de treinos muito fortes na esgrima.

 

 

 

 

São duas vagas olímpicas no feminino e duas no masculino, no máximo, para cada país, nos Jogos Rio 2016. Os Jogos Pan-Americanos dão cinco vagas, mas apenas uma por país no feminino e outra no masculino. Assim, será em Toronto, no Canadá (entre 10 e 26 de julho), que o Brasil terá mais chances de brigar por vagas.

Outro torneio classificatório, a Copa do Mundo teve quatro etapas disputadas entre fevereiro e maio (Sarasote, nos Estados Unidos; Cairo, no Egito; Roma, na Itália e; Kecskemet, na Hungria). A final será em Minsk, na Bielorrússia, de 12 a 14 de junho, e dará vaga olímpica no feminino e no masculino. O Mundial de 2016 e o ranking internacional da modalidade também serão critérios para a definição dos competidores das Olimpíadas. O Brasil tem, como país-sede, pelo menos uma vaga garantida no masculino e outra no feminino.

 

 

 

A CBPM tem convênio com o Ministério do Esporte no valor de R$ 7,8 milhões, para o PentaJovem (com núcleos no Rio de Janeiro, Recife, Indaiatuba e Santos) e para a busca de talentos e formação de novos pentatletas.

Confira a série de matérias sobre o ano chave para o esporte brasileiro:

2015: ano-chave na preparação para os Jogos Rio 2016 e estratégico para o esporte brasileiro

Mais finais e medalhas no Mundial de Pequim são os desafios do atletismo em 2015

Para técnico do salto com vara, o ano é “meio complicado” porque grandes competições são em continentes distantes

Bicampeão mundial indoor do salto em distância, Duda diz que Mundial de Pequim é “teste de fogo”

Em 2015, natação trabalha fatores “complicadores” nos Jogos, como pressão em casa e finais às 22h

Maratonas aquáticas têm em 2015 “um divisor de águas” com disputa de vagas olímpicas no Mundial de Kazan

Canoagem espera pista de slalom em Deodoro para alojar atletas no local, intensificando treinamentos

Velejadores param de “esconder o jogo”, porque ano pré-olímpico é de “gás total”, diz dirigente da CBVela

Tiro com arco se prepara para "fazer os arremates" em 2015

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla