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Seleção Brasileira de atletismo realiza primeiro treino no Centro de Treinamento Paralímpico

 

REPÓRTER: O frio e a garoa, muito comuns no outono paulistano, não desanimaram a seleção brasileira de atletismo a realizar, nesta segunda-feira (6), o primeiro treino no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que fica às margens da Rodovia dos Imigrantes.

Alan Fonteles, medalha de ouro nos 200 metros livres nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, testou a pista hoje e disse que é uma das melhores do mundo.

SONORA: Alan Fonteles, atleta paralímpico

“A pista é muito rápida, é veloz. Uma das melhores do mundo. O CT é um dos melhores. Tem toda a estrutura. Muitas modalidades vão treinar aqui, além do atletismo. A pista é muito boa e isso dá um ânimo e a certeza de que vamos fazer um bom trabalho. A preparação e aclimatação serão aqui, antes de ir para o Rio”.

REPÓRTER: A recém-inaugurada estrutura esportiva será usada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o CPB, na fase final da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Quem acompanhou o treino hoje foi o vice-presidente do CPB, Mizael Conrado. Ele diz que o centro marca um novo momento para o esporte paralímpico no país.

SONORA: Mizael Conrado, vice-presidente do CPB

“É um momento emblemático, que marca o início de uma nova era para o esporte paralímpico no Brasil. O centro traz uma estrutura que o movimento paralímpico sonhava muito em ter. É hoje uma realidade. Hoje, eles vivenciam essa realidade onde o local de treinamento é similar ao local que eles vão competir nos jogos”.

REPÓRTER: Além de ser utilizado na fase final da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos, o centro também vai sediar os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em março de 2017. O treinador chefe do atletismo brasileiro, Amaury Veríssimo, também esteve hoje no local e aprovou tanto a pista como a infraestutura.

SONORA: Amaury Veríssimo, treinador da equipe de atletismo

“Isso aqui é primeiro mundo, estruturamente. Hoje, a preocupação era avaliar se o material que estava aqui era de primeiro mundo. Os atletas adoraram”.

REPÓRTER: O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro foi inaugurado em maio deste ano e recebeu 187 milhões de reais do governo federal, sendo 167 milhões de reais do Ministério do Esporte para a construção e compra equipamentos.

Reportagem, Michelle Abílio

Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB

VLT já circula pelas ruas do Rio de Janeiro

REPÓRTER: Moradores e turistas que visitam o Rio de Janeiro já podem embarcar na primeira linha do Veículo Leve sobre Trilhos da cidade. O VLT, como é conhecido, está aberto de meio dia às três horas da tarde. Inaugurado neste domingo, dia 5, o VLT percorre, ao todo, 18 quilômetros. São oito estações, partindo da Rodoviária Novo Rio até chegar ao Aeroporto Santos Dumont.

 
Durante a inauguração do novo transporte público, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que o VLT se integra a outros meios de transporte da cidade.

SONORA: Eduardo Paes, prefeito Rio de Janeiro.
 
“É um esforço de mobilidade inspirado nas Olimpíadas. Ele [o VLT] é um integrador de todos os modais... chega à rodoviária, no trem, no metrô, nas barcas, chega ao aeroporto Santos Dumont. No futuro, vai encontrar com o BRT Transbrasil. Ou seja, é um instrumento de mobilidade superimportante para a cidade”.
 
REPÓRTER: Até o dia 1° de julho, os passageiros não vão ter que pagar para andar no VLT. Depois disso, a entrada será cobrada. A passagem poderá ser adquirida através do bilhete único, no valor de três reais e 80 centavos. Nos próximos meses, outras linhas vão ser inauguradas. O próximo trecho será o percurso entre a Central do Brasil e a Praça 15. Toda a rede vai contar com 28 quilômetros.
 
O secretário de Governo da Prefeitura do Rio, Rafael Picciani, alerta pedestres e motoristas sobre o fato de o VLT ser um veículo muito silencioso, ou seja, é preciso redobrar a atenção com as placas de sinalização para pedestres e motoristas nos cruzamentos com grandes avenidas.
 
SONORA: Rafael Picciani, secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio.
 
“O primeiro momento é de apresentação, de maior contato com a população com essa novidade. Nossa maior preocupação, neste primeiro momento, é exatamente a segurança dos pedestres e o respeito dos motoristas aos cruzamentos. O pedestre precisa ficar atento porque o trem é silencioso e a operação, que começa faseada [em fases], em pouco tempo estará ao longo de todo o dia funcionando com intervalos muito curtos”.
 
REPÓRTER: Para a construção do VLT foram investidos 1 bilhão e 157 milhões de reais. Parte do recurso - 625 milhões - veio de uma parceria público-privada feita pela Prefeitura do Rio. Os outros 532 milhões de reais vieram do governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O VLT faz parte do Plano de Políticas Públicas dos Jogos Olímpicos.
 
Reportagem, João Paulo Machado
Foto: André Motta/brasil2016.gov.br
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