Ministério do Esporte Últimas Notícias
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério da Cidadania anuncia Sistematização dos Jogos Escolares Brasileiros

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, anunciaram, nesta quarta-feira (18.12), o aprimoramento do sistema de competições escolares a partir de 2020. A sistematização dos Jogos Escolares é fruto da parceria do governo federal com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e com os governos estaduais e municipais.

Segundo o ministro Osmar Terra, a ação tem um significado grande para o futuro do esporte brasileiro. “O trabalho de sistematização terá uma repercussão em diferentes áreas na sociedade, maior do que a gente imagina. Se a gente conseguir potencializar os Jogos Escolares ao máximo, teremos a oportunidade de desenvolver novos talentos que poderão até chegar ao alto rendimento”, disse.

Foto: Pedro Ramos/Ascom - Ministério da CidadaniaFoto: Pedro Ramos/Ascom - Ministério da Cidadania

O objetivo do governo federal é propor, desenvolver e implementar um sistema integrado de esporte escolar que seja inclusivo, educativo, colaborativo e sustentável para a organização das competições escolares de todo o Brasil. As mudanças visam nortear a participação e a atuação das entidades públicas e privadas envolvidas no sistema, buscando o aprimoramento das competições escolares nos âmbitos municipal, estadual e nacional.

“A nossa proposta é que os Jogos sejam totalmente inclusivo. Temos 50 anos de história de competições escolares e eu me lembro de ter participado duas vezes dos antigos JEBs. Estamos propondo com esse projeto de sistematização dos Jogos Escolares uma fórmula única que atenda os estudantes dos municípios, passando pelos Estados”, detalhou Décio Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de aproximadamente 20 milhões de alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio, cerca de 2 milhões participaram das seletivas municipais e estaduais dos Jogos Escolares da Juventude em 2018. Em 2019, as competições escolares em suas etapas nacionais abrangeram aproximadamente 10 mil atletas escolares, sendo que 1.100 atletas são beneficiários do Programa Bolsa Família.

O aprimoramento das competições escolares nos níveis municipal, estadual e nacional é uma das metas do Plano Nacional do Desporto, aprovado neste ano pelo Conselho Nacional do Esporte.

“Sabemos que o governo federal ficou um pouco afastado dos Jogos Escolares e deixou outros entes responsáveis, como o COB e a CBDE. Agora, o Ministério da Cidadania tomou para si a responsabilidade de sistematizar os Jogos Escolares Brasileiros, da base até o nível internacional. É uma iniciativa louvável do ministro Osmar Terra e do secretário Décio Brasil de dar o pontapé inicial de tomar à frente dos Jogos”, disse o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Robson Lopes Aguiar.

50 anos de história
Na oportunidade, foram celebrados os 50 anos de história dos jogos escolares brasileiros. Em 1969, foi realizada a primeira competição de porte nacional entre estudantes dos 1º e 2º graus, que assumiu a denominação de Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs). Um marco para história do esporte no Brasil, pois os JEBs constituíram uma renovação do esporte brasileiro, tornando-se uma forma de intercâmbio e interiorização do esporte a partir dos municípios.

Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, deu um salto histórico com a iniciativa. “Porque colocar luz sobre o esporte no ambiente educacional, sobretudo no esporte escolar, dando capilaridade para alcançar todos os municípios do nosso país e aumentar o número de crianças no ambiente escolar é a melhor ferramenta para formação da nossa sociedade. Para nós, do esporte universitário, também é um grande avanço, pois é necessário que o garoto passe pela escola até chegar na universidade, além de resolver problemas sociais do nosso país”, explicou.

Ascom – Ministério da Cidadania

Campeões mundiais, Beth Gomes e Petrúcio Ferreira são eleitos melhores atletas do ano

O resultado histórico do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico em Dubai, no mês passado, quando o país conquistou 39 medalhas e o inédito segundo lugar geral, foi reconhecido na noite desta terça-feira (17.12) com os dois troféus mais importantes do Prêmio Paralímpicos 2019. Medalhistas de ouro e recordistas mundiais, Beth Gomes e Petrúcio Ferreira foram eleitos os melhores do ano na premiação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizada em São Paulo (SP).

“É um momento ímpar na minha vida. É gratificante, imensurável. Parece um sonho que estou vivendo hoje”, afirmou Beth, em meio a lágrimas. “Dubai foi um grande feito na minha vida, de ser campeã mundial, recordista mundial, batendo meu próprio recorde”, comentou a campeã do lançamento de disco, já garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e também ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima.

Beth jogava vôlei desde os 14 anos, quando recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla. Em 1996, começou no esporte paralímpico pelo basquete em cadeira de rodas, modalidade em que disputou a edição de Pequim 2008. Dois anos depois, migrou para o atletismo. No prêmio desta terça, superou a companheira de modalidade Jerusa Geber e Carol Santiago, da natação.

Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.brFoto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br

Foi também em Dubai que Petrúcio Ferreira se consagrou o atleta paralímpico mais rápido do mundo, com o ouro nos 100m e a quebra do recorde mundial, com 10s42. Além disso, faturou também o título dos 400m. Nas mesmas duas provas, foi campeão do Parapan de Lima, onde também levou a prata no revezamento 4 x 100m.

“Este sem dúvida foi meu melhor ano desde o meu início como atleta paralímpico, em 2014. Atingi um sonho que tinha desde o início, que era o de me tornar o paralímpico mais rápido. E esse sonho não acabou por aqui. Agora quero, cada vez mais, melhorar os resultados”, assegurou Petrúcio, que ainda foi eleito o melhor do atletismo na cerimônia. “Isso é muito gratificante para mim, como atleta, ter esse reconhecimento da temporada 2019”.

O ano, contudo, não começou fácil para o velocista. No dia 2 de janeiro, Petrúcio sofreu um acidente ao mergulhar em um rio, no interior da Paraíba. Fraturou o maxilar e quebrou dois dentes. Foi preciso passar por cirurgia e por todo o período de recuperação para retomar os treinos e chegar bem aos compromissos mais importantes da temporada.

“Em alguns momentos, eu pensava que não iria chegar a essas competições”, admitiu na premiação. Com essa etapa vencida e já garantido nos Jogos Paralímpicos, o atleta sabe bem qual é a próxima meta. “Já estou ansioso e já começamos os treinamentos para 2020, focando em Tóquio. O objetivo é subir no ponto mais alto do pódio”, adiantou Petrúcio. No prêmio de melhor do ano, o atleta superou Daniel Dias, da natação, e Alessandro Rodrigo, também do atletismo.

Outra premiada na noite desta terça-feira foi a judoca Alana Maldonado, que levou o troféu de Atleta da Galera, eleita por votação popular. “Foi uma disputa acirrada. Só tenho a agradecer a todos os que votaram, compartilharam, tiraram um tempinho para que eu conquistasse esse prêmio”, celebrou. “Isso significa que as pessoas apoiam e acreditam no meu trabalho”, completou.

Neste ano, a atleta foi ouro no German Open, no Grand Prix de Tashkent e no Grand Prix de Judô Paralímpico, além de prata no Grand Prix de Baku e no Parapan de Lima. Alana concorreu ao prêmio com Carol Santiago (natação), José Chagas (bocha), Petrúcio Ferreira e Verônica Hipólito (atletismo).

Secretário Décio Brasil e Alana Maldonado, eleita a Atleta da Galera. Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.brSecretário Décio Brasil e Alana Maldonado, eleita a Atleta da Galera. Foto: Breno Barros/ rededoesporte.gov.br

Domínio nas Américas

Além dos resultados em campeonatos mundiais, o Prêmio Paralímpicos 2019 destacou o resultado histórico do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima. O país conquistou 308 medalhas (124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze) e terminou com o primeiro lugar no quadro geral pela quarta edição consecutiva. Desse total, 288 pódios (93,5%) contaram com a participação de beneficiados pelo programa Bolsa Atleta.

“Todos esses resultados que nós vimos nos projetam um resultado expressivo em Tóquio. Esse prestígio que a Secretaria dá, por ser uma parceira de todas as horas, é fundamental para que a gente possa convergir todos os nossos esforços em um objetivo comum”, comentou o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, responsável por entregar o prêmio de atleta revelação a Wendell Belarmino. O nadador brasiliense é contemplado com a Bolsa Pódio e conquistou um ouro, uma prata e um bronze no Mundial de Londres, além de quatro ouros e duas pratas no Parapan.

“A Bolsa Pódio é uma das principais ferramentas responsáveis pelo desenvolvimento do nosso esporte. É ela que dá condição para que os atletas possam se dedicar e ter condições adequadas para treinar. Realmente é um programa fundamental”, analisou o presidente do CPB, Mizael Conrado.

Dos 293 contemplados pelo edital da categoria Pódio de 2019, 171 são representantes de modalidades paralímpicas, em um investimento de R$ 24,4 milhões. Já na Bolsa Atleta, há 1.326 atletas paralímpicos beneficiados, somando R$ 18,3 milhões.

Mais homenagens

O Prêmio Paralímpicos 2019 reconheceu ainda o trabalho dos técnicos. Pedrinho Almeida, do atletismo, foi escolhido o melhor treinador de modalidades individuais, por ter conduzido os campeões mundiais Petrúcio Ferreira e Cícero Nobre (lançamento de dardo), além do medalhista de prata Joeferson Marinho. Já nas modalidades coletivas, Fábio Vasconcelos, do futebol de 5, levou o título, após as conquistas da seleção na Copa América e no Parapan de Lima.

A cerimônia entregou ainda a premiação de Personalidade Paralímpica ao governador de São Paulo, João Doria, que em 2019 renovou o Time São Paulo, uma parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Já o prêmio de Clubes foi para a Associação Desportiva Indaiatubana - Associação Paraolímpica de Indaiatuba (ADI APIN). O Grupo Globo levou o troféu Aldo Miccolis, enquanto o Clube dos Paraplégicos em São Paulo foi escolhido para a conquista da Memória Paralímpica.

Confira a lista dos atletas vencedores por modalidade:

Atletismo: Petrúcio Ferreira
Basquete em cadeira de rodas: Vileide Almeida
Bocha: Maciel Santos
Canoagem: Luis Carlos Cardoso
Ciclismo: Lauro Chaman
Esgrima em cadeira de rodas: Jovane Guissone
Esportes de neve: Cristian Ribera
Futebol de 5: Raimundo Nonato
Futebol de 7: Bira Magalhães
Goalball: Leomon Moreno
Halterofilismo: Mariana D’Andrea
Hipismo: Rodolpho Riskala
Judô: Meg Emmerich
Natação: Carol Santiago
Parabadminton: Vitor Tavares
Parataekwondo: Débora Menezes
Remo: Renê Pereira
Rúgbi em cadeira de rodas: Julio Braz
Tênis de mesa: Paulo Salmin
Tênis em cadeira de rodas: Daniel Rodrigues
Tiro esportivo: Alexandre Galgani
Tiro com arco: Jane Karla Gögel
Triatlo: Carlos Viana
Vôlei sentado: Gilberto da Silva

Ana Cláudia Felizola, de São Paulo (SP) – Ascom - Ministério da Cidadania

Aos 50 anos, competições escolares ganham aprimoramento no país

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o secretário especial do Esporte, Décio Brasil, celebram, nesta quarta-feira (18/12), às 14h, em Brasília, os 50 anos dos Jogos Escolares Brasileiros e anunciam a iniciativa para o aprimoramento do sistema de competições escolares, a partir de 2020. A sistematização dos Jogos Escolares será fruto da parceria do governo federal com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e os governos estaduais e municipais.
 
O objetivo do governo federal é propor, desenvolver e implementar um sistema integrado de esporte escolar que seja inclusivo, educativo, colaborativo e sustentável para a organização das competições escolares de todo o Brasil. As mudanças visam nortear a participação e a atuação das entidades públicas e privadas envolvidas nesse sistema, buscando o aprimoramento das competições escolares nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
 
Os jogos contribuem com a difusão do esporte e de seus valores, incluindo o combate ao sedentarismo e reduzindo a exposição de crianças e adolescentes às drogas e à criminalidade.
 
O aprimoramento das competições no âmbito escolar e nos níveis municipal, estadual e nacional é uma das metas do Plano Nacional do Desporto, aprovado neste ano pelo Conselho Nacional do Esporte.
 
Serviço – Novos Jogos Escolares Brasileiros
Data: 18.12.2019
Hora: 14h
Local: Auditório principal da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania
Endereço: SIG quadra 4, lote 83, bloco C – Brasília (DF)

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial do Esporte – Ministério da Cidadania
Tel.: (61) 3217-1875
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.esporte.gov.br
 

Projeto Sinais leva esporte, cultura e cidadania para surdos

O ministro da Cidadania, Osmar Terra lança, nesta quarta-feira (18.12), às 10h, em Brasília, o Projeto Sinais. O objetivo do projeto é oferecer atividades culturais e esportivas, de múltiplas vivências, para brasileiros e brasileiras com deficiência auditiva, inseridos nos programas de transferência de renda do governo. O lançamento será no auditório do Ministério da Cidadania, com a presença dos secretários especiais do Esporte, Décio Brasil, e da Cultura, Roberto Alvim.

O projeto, que conta com a parceria do Pátria Voluntária, também busca o desenvolvimento integral, a formação humana e a autonomia da pessoa surda, fomentando a integração e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Além de promover o desenvolvimento de novas habilidades e oportunidades por meio da disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Sinais atenderá a brasileiros em todas as faixas etárias, da infância à terceira idade.

Para a implementação do Sinais já em 2020, o Ministério da Cidadania investirá R$ 1,8 milhão nos primeiros cinco municípios participantes: Araucária/PR, Abaetetuba/PA, Salvador/BA, Goiânia/GO e São Bernardo do Campo/SP.

Com a parceria do Ministério da Educação, o Projeto Sinais conta, ainda, com a Secretaria Executiva do Conselho Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, a Secretaria da Diversidade Cultural e a Secretaria Nacional de Assistência Social.

Serviço:
Lançamento do Projeto Sinais
Data: 18.12.2019
Hora: 10h
Local: Auditório do Ministério da Cidadania
Endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco A, subsolo

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial do Esporte – Ministério da Cidadania
Tel.: (61) 3217-1875
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.esporte.gov.br

Nota de Esclarecimento da ABCD

"Exceções à violação à regra antidopagem"

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem - ABCD é a Organização Nacional Antidopagem no Brasil oficialmente reconhecida pela Agência Mundial Antidopagem – AMA para promover e coordenar o combate à dopagem no esporte em território nacional o qual envolve a educação antidopagem e o controle de dopagem que se inicia na análise de risco e se encerra na gestão de resultados.

A área de gestão de resultados da ABCD instaura um processo que pode ser encaminhado ao Tribunal quando há evidências de violação de regra antidopagem por qualquer atleta ou pessoa de apoio ao atleta, por exemplo, a partir de um resultado analítico adverso que acuse na amostra coletada (de urina ou sangue) a presença de uma substância (de seus metabólitos ou de marcadores) constante da Lista de Substância e Métodos Proibidos da AMA. São somente válidos resultados de laboratórios credenciados pela AMA, e no Brasil o LBCD.

Destacam-se sobre o tema algumas EXCEÇÕES em que determinadas substâncias não são consideradas proibidas sob condições e circunstâncias específicas. Evidencia-se tal ocorrência na classe de substâncias S5- Diuréticos, nas quais não são consideradas proibidas as substâncias drosperinona, pamabrom e o uso oftalmológico dos inibidores da anidrase carbônica (por exemplo, dorzolamina e brinzolamida).

Nesses casos, no momento de análise preliminar, por parte da Gestão de Resultados da ABCD, será solicitada a manifestação do atleta que, comprovando a utilização da substância em alguma condição específica, como a citada no parágrafo anterior terá o caso encerrado no âmbito da Autoridade de Gestão de Resultados (ABCD), não havendo encaminhamento para o TJDAd, pois, uma vez afastada a hipótese de Violação de Regra Antidopagem, não há que se falar em julgamento.

Igualmente, não há que se falar em outra exceção à regra prevista, qual seja da Autorização de Uso Terapêutico – AUT (TUE, na sigla em inglês), que é a permissão concedida ao atleta para o uso de medicamento proibido na lista, desde que comprovada a necessidade médica e a impossibilidade de substituição do fármaco por outra alternativa de tratamento. A AUT é concedida mediante formulário próprio preenchido e assinado pelo médico do atleta e submetido à Comissão de Autorização de uso Terapêutico da ABCD, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (vide formulário e orientações no http://www.abcd.gov.br/AUT/65-autorizacao-de-uso-terapeutico).

Por fim, destaca-se que a ABCD respeita normas rígidas de sigilo, conforme determinados pelo Padrão Internacional para a Proteção da Privacidade e das Informações Pessoais, não podendo, contudo, responsabilizar-se pela disseminação destas após as devidas notificações feitas de forma obrigatória, ao atleta, às entidades esportivas de filiação nacional e internacional e à AMA, sempre que é necessário fazer qualquer diligência.

A ABCD permanece à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários à imprensa, inclusive antes da veiculação, e assim, corroborar com informação técnica e atual relativa à antidopagem.

Saiba mais em @rededoesporte e www.abcd.gov.br

Estação Cidadania – Esporte é inaugurada em Santa Bárbara d’Oeste (SP)

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste, interior paulista, ganhou neste domingo (15.12) a Estação Cidadania – Esporte. Localizado no bairro Jardim Itamaraty, o equipamento é considerado uma das maiores infraestruturas esportivas da cidade. A instalação integra o projeto de transformação da região, localizada ao lado do Novo Parque Araçariguama e Nova Avenida Corifeu de Azevedo Marques. O espaço recebeu investimento de R$ 3,9 milhões do governo federal, por meio do Ministério da Cidadania.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d'OesteFoto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste

São mais de 3.750 metros de área construída, com ginásio poliesportivo coberto, complexo de atletismo (salto em altura, raia de atletismo de 110 metros, salto em distância, salto triplo e arremesso de peso) para a iniciação e prática de esportes de alto rendimento olímpico e paralímpico, além de áreas de apoio e capacitação técnica para profissionais da área.

“Esse espaço é uma peça de uma ampla transformação realizada ao longo dos últimos anos. A antiga fábrica de papelão desativada, um antigo espaço inóspito, dá lugar a um novo cartão-postal, com a Estação Cidadania – Esporte, o Novo Parque Araçariguama, a Nova Corifeu. Antes as pessoas eram espantadas daqui. Hoje elas são convidadas e acolhidas por todos estes equipamentos. Proporcionamos atividades culturais, esportivas, de bem-estar e lazer. Isso tem o formato dos nossos corações, do amor que temos por Santa Bárbara d’Oeste”, afirmou o prefeito Denis Andia.

O estado de São Paulo conta, atualmente, com 21 contratos ativos, sendo que nove obras foram inauguradas. O governo federal investiu R$ 3.914.743,42 na instalação esportiva em Santa Bárbara d’Oeste. No Brasil, o programa de infraestrutura esportiva conta com 29 estações inauguradas, sendo 15 em 2019.

“Cumprimento a administração municipal e todos os cidadãos de Santa Bárbara d’Oeste por essa conquista. Ficamos muito honrados em poder inaugurar um patrimônio como esse, transformando a região com algo que a população vai usufruir em benefício à saúde e ao esporte”, disse o coordenador-geral de implementação e gestão de infraestrutura de Esporte, representando o Ministério da Cidadania, Ary Pelegrino Filho.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d'OesteFoto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste

“Agradeço ao prefeito Denis Andia por mais este tabu quebrado. Santa Bárbara d’Oeste passa a ter um ginásio com medidas oficiais para a prática de futsal e de handebol, o que será importante para o desenvolvimento das nossas equipes. Poder montar uma equipe absolutamente técnica, como temos na Secretaria de Esportes, é algo raro. Somos privilegiados”, comentou o secretário de Esportes, Vinícius Furlan.

Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (SP)

Torcedor brasileiro ganha guia consular com orientações para Mundial de Clubes FIFA 2019

O Ministério das Relações Exteriores elaborou o guia consular com orientações para os torcedores brasileiros que irão para o Mundial de Clubes FIFA em Doha, no Catar. O documento reúne informações sobre legislação, costumes, procedimentos migratórios, idioma, moeda e outros assuntos para a melhor estada do viajante no país.

Confira o Guia Consular do Mundial de Clubes FIFA 2019  


O Mundial de Clubes é disputado até o dia 21 de dezembro. Sete clubes participam: Flamengo (Brasil - América do Sul), Liverpool (Inglaterra - Europa), Al Hilal (Arábia Saudita - Ásia), Monterrey (México - Américas Central e do Norte), Esperánce (Tunísia - África), Hiènghene Sports (Nova Caledônia - Oceania) e Al Sadd (Catar - país-sede). Flamengo e Liverpool participam a partir das semifinais. O clube brasileiro entra em campo contra o Al-Hilal, às 14h30, nesta terça-feira (17).

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Projeto Integra Brasil prevê ações de prevenção à violência doméstica e nos estádios

Foi assinado, na manhã desta quinta-feira (12.12), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, o acordo de cooperação técnica Integra Brasil, entre o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e CBF. O projeto é uma iniciativa inédita que tem por objetivo promover ações de prevenção à violência doméstica e nos estádios, durante os jogos, e enfrentar violações de direitos humanos. Além disso, a parceria divulgará conteúdos de combate ao uso de drogas, à dopagem no futebol e o cultivo de valores esportivos. 

Assinatura do projeto integra, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Foto: Matheus Bacellar / Ministério da CidadaniaAssinatura do projeto integra, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Foto: Matheus Bacellar / Ministério da Cidadania

Estiveram presentes na solenidade de assinatura o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, o coordenador-geral de Futebol da Secretaria, Alexandre Carvalho, a ministra interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, e o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. 

A escolha do esporte como eixo principal de atuação foi uma decisão conjugada que reafirma o papel social do esporte e seus valores para a formação de cidadãos. “O esporte tem o potencial de transformar vidas e realidades sociais. O projeto Integra visa unir as potencialidades de cada um para prevenir violações dos diversos direitos que os indivíduos possuem, por meio do esporte”, afirmou Décio Brasil. 

O futebol foi adotado como ferramenta de propagação dessa ação por ser visto como umas das formas mais valorosas de cultura brasileira. “O futebol é nossa cultura, tem muita representatividade. A ideia veio justamente de usar esse instrumento para transformar, melhorar e educar. A parceria de hoje fortalece o futebol como um veículo de transformação”, disse Ronaldo Lima. 

Assinatura Projeto Integra Brasil Assinatura Projeto Integra Brasil

O Projeto prevê atuação conjunta dos dois ministérios com a CBF em ações dentro de campo e eventos temáticos nos municípios. Segundo a ministra interina da Mulher, Família e Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, estão previstas 20 ações dentro de campo em 2020 e 10 eventos temáticos em todas as regiões do Brasil. “Precisamos nos juntar e unir forças para construir uma sociedade mais harmônica e saudável, que iniba a violência. Nesse projeto queremos mostrar para todas as pessoas, mulheres, crianças, idosos, vítimas de violência, que elas podem contar com o Estado e que existe um amparo social para elas”, afirmou.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, ressaltou a relação da CBF com o governo federal e as parcerias que são firmadas. “Aqui se consolida mais uma ação que possibilita a divulgação de mensagens, de valores, de princípios para todos aqueles que acompanham nosso futebol, o que é quase a totalidade da população brasileira, seja pela presença nos estádios ou pelos meios de comunicação”, disse. 

Jéssica Barz, Ministério da Cidadania  

Sétima edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte homenageia apoiadores de projetos da Lei de Incentivo

Para reforçar a importância da contribuição de pessoas físicas e jurídicas em projetos financiados via Lei de Incentivo ao Esporte, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania realizou nesta quarta-feira (11.12) a 7ª edição do Prêmio Empresário Amigo do Esporte. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, na capital paulista, e premiou aqueles que mais aportaram recursos em projetos da Lei de Incentivo no ano de 2018.

“É importante homenagearmos empresas e pessoas físicas que colaboram com o esporte para motivá-los a continuar investindo e, assim, desenvolvermos nosso país como potência esportiva. Além disso, a ação busca ampliar a quantidade de apoiadores aos projetos, mostrando a eficácia da Lei de Incentivo e o quanto ela traz resultados para o nosso esporte”, afirmou o secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Décio Brasil.A premiação também contou com a participação do secretário especial adjunto do Esporte, Marco Aurélio Araújo, do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rego, do secretário nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, da secretária da Autoridade Brasileira do Controle de Dopagem, Luísa Parente, e do diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, Antônio Alcantara.

Foto: Pedro Ramos/ Ministério da CidadaniaFoto: Pedro Ramos/ Ministério da Cidadania

Dois atletas olímpicos conduziram a premiação. Fabíola Molina, ex-nadadora olímpica e medalhista pan-americana – indicada para assumir a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) – e Arthur Nory, medalhista olímpico, campeão mundial de ginástica artística e vencedor da edição 2019 do Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil. Foram oito as categorias premiadas: Pessoa Física; Pessoa Jurídica; Esporte de Rendimento; Esporte de Participação; Esporte Educacional; Melhor Amigo do Esporte, Melhor Amigo da Federação e uma premiação por Unidades da Federação.

No prêmio Amigos do Esporte - Pessoa Jurídica, que homenageia as empresas que mais aportaram recursos em valores absolutos, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração ficou em terceiro lugar, o Banco do Brasil ocupou a segunda colocação e o Itaú Unibanco foi o vencedor. Além dessa categoria, o Itaú Unibanco ganhou em outras cinco categorias (confira abaixo). A superintendente de relações institucionais do banco, Luciana Nicola, disse que a empresa acredita que o esporte é um pilar importante para a formação do senso crítico do jovem.

“Junto com educação e cultura, fazemos questão de usar os nossos limites da Lei de Incentivo para democratizar o acesso a projetos esportivos no Brasil todo. Essa Lei é importante para que a gente mude o patamar de investimento em projetos de esporte no país. Sem a Lei de Incentivo seria mais difícil despertar o interesse das empresas”. Na categoria de pessoa física, Jean Marc Etlin foi o apoiador que mais aportou recursos na LIE. 

Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei nº 11.438, de 29 de dezembro de 2016 – é um dos maiores avanços do esporte brasileiro. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem investir parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte. As empresas podem destinar até 1% do valor devido e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. As pessoas físicas podem investir até 6% do imposto devido. De 2007 a 2018, mais de R$ 2,1 bilhões foram destinados a projetos esportivos que beneficiaram milhões de brasileiros. Só em 2018, foram captados R$ 254,2 milhões e mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente. 

7º Prêmio Empresário Amigo do Esporte7º Prêmio Empresário Amigo do Esporte

PREMIADOS 

Amigos do Esporte - Pessoa Física

1° lugar: Jean Marc Robert Nogueira Baptista Etlin

2° lugar: Ricardo Castellar de Faria 

3° lugar: Patrice Phillippe Nogueira Baptista Etlin 


Amigos do Esporte - Pessoa Jurídica

1° lugar: Itaú Unibanco

2° lugar: Banco do Brasil

3° lugar: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração

 

Amigos do Esporte de Rendimento

1° lugar: BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens

2° lugar: Itaú Unibanco

3° lugar: Brasilprev Seguros e Previdência

 

Amigos do Esporte de Participação

1° lugar: Itaú Unibanco

2° lugar: Banco do Brasil

3° lugar: Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração

 

Amigos do Esporte Educacional

1° lugar: Itaú Unibanco

2° lugar: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda

3° lugar: MRS Logística S.A

 

Melhor Amigo do Esporte

Itaú Unibanco

 

Melhor Amigo da Federação

Itaú Unibanco

 

Maiores Amigos do Esporte por Estado 

Amazonas - Benchimol Irmão & Cia

Bahia - CaterPillar Brasil

Ceará - Grendene

Distrito Federal - Furnas Centrais Elétricas

Espírito Santo - Arcelormittal Brasil

Goiás - Globosat Programadora

Maranhão - Minerações Brasileiras Reunidas - MBR

Minas Gerais - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração

Mato Grosso – Áster Máquinas e Soluções Integradas

Pará -Minerações Brasileiras Reunidas - MBR

Pernambuco - Arosuco Aromas e Sucos

Piauí - Pintos Ltda

Paraná - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

Rio de Janeiro - Banco do Brasil

Rio Grande do Sul - Arosuco Aromas e Sucos

Santa Catarina - Havan Lojas e Departamentos

São Paulo- Itaú Unibanco

Tocantins - Lajeado Energia 

 Jéssica Barz - Ascom - Ministério da Cidadania

Secretária Luisa Parente recebe atletas de ginástica rítmica na ABCD para entrega de certificados

Foto: Divulgação/ABCDFoto: Divulgação/ABCD

No último dia 2, a secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente, recebeu nove atletas que disputaram o Torneio de Ginástica Rítmica 2019 e o Campeonato Brasileiro Juvenil 2019, acompanhadas por Kely Regina Espíndola e Isabela da Paz, integrantes da comissão técnica.

Na ocasião, a secretária entregou certificados às atletas, parabenizando pelo desempenho nas competições.

Atletas:

Torneio Nacional de Ginástica Rítmica 2019

· Julia Azevedo Cáceres - 1° lugar mãos livres e 3° lugar geral
· Maryah Fernanda Praciano O. De Matos - 3° lugar maças
· Anna Cruxen Daemon A. Massoto – 3° lugar mãos livres e vice campeã conjunto infantil
· Isa Maris Lopes de Borba - vice-campeã conjunto infantil
· Vivian Isabelle de Lima Farias - vice-campeã conjunto infantil
· Maria Isabel Bernardes da Silva - vice-campeã conjunto infantil
· Mariana Dias de Souza - vice-campeã conjunto infantil

Campeonato Brasileiro Juvenil 2019
· Ana Luísa Passos Neiva - 1° lugar geral
· Nicole Dias de Souza – 1° lugar geral

Comissão Técnica:
· Kely Regina Silva Portela Espínola
· Isabela Nely Moura da Paz

Ascom – Ministério da Cidadania

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla