Isaquias Queiroz e Rafaela Silva conquistam o Prêmio Brasil Olímpico 2016
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Publicado em Quinta, 30 Março 2017 15:02
Alexandre Loureiro/Exemplus/COB
Os feitos históricos de Isaquias Queiroz e Rafaela Silva nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram coroados nesta quarta-feira, dia 29, na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. O canoísta baiano, primeiro brasileiro a conquistar três medalhas na mesma edição olímpica (duas pratas e um bronze), e a judoca carioca, que superou a decepção de Londres 2012 para subir ao topo do pódio olímpico em casa, foram escolhidos os Melhores Atletas de 2016. Rafaela ainda levou para casa o troféu de Atleta da Torcida, após eleição nas redes sociais do Time Brasil.
Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a festa de gala do esporte nacional foi realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e homenageou os principais destaques esportivos do inesquecível ano de 2016, além dos medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos Rio 2016. "Estamos aqui para homenagear os atletas, verdadeiros donos desta festa, e todos aqueles que foram fundamentais para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os mais espetaculares da história olímpica. Obrigado às Confederações Brasileiras Olímpicas, aos Governos e a todos que ajudaram a fazer os Jogos mais espetaculares da história”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador Rio 2016.
Melhor Atleta do Ano e Atleta da Torcida, Rafaela Silva se tornou a única brasileira campeã olímpica e mundial, título que conquistou em 2013, também no Rio de Janeiro. A judoca conquistou, em 2016, além do ouro olímpico, medalhas como o ouro no Grand Prix de Tbilisi e o bronze no Pan-americano de Havana. Rafaela recebeu da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais um prêmio pelo desempenho mais inspirador dos Jogos Rio 2016.
Rafaela não esteve presente à cerimônia porque está na Geórgia para a disputa do Grand Prix de Tbilisi, mas deixou uma mensagem de agradecimento em vídeo. "Estou muito feliz por receber esse prêmio. Tenho que agradecer a todos que me deram apoio até aqui, meu treinador Geraldo Bernardes, a CBJ, minha coach, o sensei Mario Tsutsui, e a cada um que incentivou a minha carreira. Gostaria que esse meu prêmio servisse de inspiração para que outras meninas. Acreditem nos sonhos de vocês que vocês podem realizar", disse Rafaela.
Vencedor do Prêmio Brasil Olímpico 2015 e 2016 como melhor atleta da modalidade e também como Atleta do Ano, Isaquias marcou seu nome na história olímpica no Rio 2016. O canoísta se tornou o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos: o bronze no C1 200m, a prata no C1 1000m e novamente a prata, dessa vez no C2 1000m, com Erlon Souza.
"Estou muito emocionado por esse prêmio. Estou mais feliz até do que no ano passado, principalmente pelas minhas três medalhas olímpicas. Não foi fácil. Disputar com atletas como Serginho, um ícone do vôlei, e o Thiago Braz, que entrou para a história do atletismo. Quero também dedicar esse prêmio ao meu treinador, Jesus Morlán, que sempre foi um vencedor", disse Isaquias. Em seguida, o baiano quebrou o protocoloco do evento e foi à plateia pedir a namorada Laiana Guimarães em casamento, que está esperando o primeiro filho do casal.
A vitoriosa carreira de Bernardo Rocha Rezende também foi celebrada no Prêmio Brasil Olímpico. Detentor de sete medalhas olímpicas (seis como treinador e uma como atleta), Bernardinho recebeu do COB o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, uma homenagem a grandes nomes e seus exemplos positivos no esporte.
"Tenho andado muito pelo Brasil e tenho visto algo que me preocupa, que é a falta de esperança. Existe um legado que não vem de livros de ficção, mas de histórias reais, como a da menina que sai da Cidade de Deus para se tornar campeã olímpica, ou do cara que sai de Pirituba para se tornar multimedalhista olímpico no vôlei. O esporte transmite valores, e é com projetos no esporte que podemos ter um país verdadeiramente educado e com valores”, afirmou Bernardinho, que corou seu trabalho à frente da seleção com o histórico ouro olímpico no Rio 2016.
O Prêmio Brasil Olímpico revelou ainda os Melhores Técnicos de 2016. O brasileiro Rogério Micale e o espanhol Jesus Morlán marcaram seus nomes na história do esporte olímpico nacional ao trazerem, respectivamente, o tão sonhado ouro do futebol masculino e as inéditas três medalhas para a canoagem velocidade brasileira, elevando a modalidade a um novo patamar no país. Estes feitos os consagraram como os melhores técnicos de 2016 das modalidades coletivas e individual/dupla.
Este é o segundo Prêmio Brasil Olímpico de Jesus Morlán, também eleito o melhor técnico de 2014. Com o trabalho realizado com a canoagem brasileira, Morlán consagrou Isaquias Queiroz com as conquistas de um bronze e duas pratas nos Jogos Rio 2016 – uma delas com Erlon Souza – tornando-o o único atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos. Já Rogério Micale recebe pela primeira vez o Prêmio Brasil Olímpico de melhor técnico de modalidades coletivas. Micale foi um dos responsáveis pelo fim de um longo jejum no futebol brasileiro. O treinador levou a Seleção Brasileira de Futebol à conquista do tão sonhado ouro olímpico, levando o país inteiro ao delírio.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrega da medalha de bronze olímpica para as meninas do revezamento 4x100m rasos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Após uma espera de oito anos, Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti enfim subiram ao pódio olímpico e receberam das mãos do presidente do COB as tão sonhadas medalhas. A correção histórica aconteceu, pois o Brasil havia ficado na quarta colocação na prova, após uma chegada apertadíssima em disputa com a Nigéria. Porém, em agosto passado a equipe do Brasil foi avisada de que herdou a medalha de bronze após o Comitê Olímpico Internacional cassar a o ouro da Rússia. O motivo foi um doping detectado em reanálise de amostras dos Jogos de Pequim. Com isso, a Bélgica ficou com o ouro, a Nigéria com a medalha de prata e o Brasil com o bronze.
O público presente ao Prêmio Brasil Olímpico deste ano viu ainda o nadador Thiago Pereira, maior medalhista da história dos Jogos Pan-americanos (23 medalhas) e prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, anunciar sua aposentadoria das piscinas. "Essa é uma noite muito especial. Abri mão de muita coisa, muitos sonhos, encontros com familiares... Esporte é uma carreira dura, é difícil, mas me sinto completamente realizado. Agradeço ao COB, à CBDA, ao presidente Nuzman, ao meu clube Minas Tênis, meu treinador Albertinho e à minha mãe, Dona Rose. Hoje eu deixo as competições, mas não deixo a natação. Deixo com um orgulho imenso de ter representado as cores verde e amarela. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem", lembrou Thiago
O futuro do esporte do país também teve seu momento de glória no palco da Cidade das Artes. Samara Arcala Sibin, da ginástica rítmica e Eric Vitor Campos da Silva, do atletismo (na categoria 12 a 14 anos) e Ana Carolina Vieira, da natação, e Felipe Araújo de Santana, da luta olímpica (15 a 17 anos) foram os melhores dos Jogos Escolares da Juventude.
Os 43 melhores atletas por modalidade em 2016 também receberam seus troféus do Prêmio Brasil Olímpico:
Atletismo: Thiago Braz
Badminton: Ygor Coelho
Basquete: Maybyner Hilário (Nenê)
Boxe: Robson Conceição
Canoagem Slalom: Pedro Gonçalves (Pepê)
Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX: Priscilla Carnaval
Ciclismo Estrada: Flávia Paparella
Ciclismo Mountain Bike: Raiza Goulão
Ciclismo Pista: Gideoni Monteiro
Desportos na Neve: Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo: Isadora Williams
Esgrima: Nathalie Moellhausen
Futebol: Neymar Jr
Ginástica Artística: Diego Hypolito
Ginástica Trampolim: Rafael Andrade
Ginástica Rítmica: Natália Gaudio
Golfe: Adilson da Silva
Handebol: Maik Santos
Hipismo adestramento: João Victor Marcari Oliva
Hipismo CCE: Carlos Parro
Hipismo saltos: Pedro Veniss
Hóquei sobre grama: Stephane Smith
Judô: Rafaela Silva
Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis
Lutas: Aline Silva
Maratona Aquática: Poliana Okimoto
Natação: Etiene Medeiros
Nado Sincronizado: Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci
Pentatlo moderno: Yane Marques
Polo Aquático: Felipe Perrone
Remo: Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi
Rugby: Beatriz Futuro
Saltos Ornamentais: Hugo Parisi
Taekwondo: Maicon Andrade
Tênis: Bruno Soares
Tênis de mesa: Hugo Calderano
Tiro com arco: Anne Marcelle dos Santos
Tiro esportivo: Felipe Wu
Triatlo: Manoel Messias
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei: Serginho Dutra
Vôlei de praia: Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Ministro discute finalização de obra de Vila Olímpica em universidade alagoana
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Publicado em Quarta, 29 Março 2017 17:55
Ministro Marx Beltrão, reitora Valéria Correia e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani
Nesta quarta-feira, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebeu a visita do ministro do Turismo, Marx Beltrão, acompanhado da reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valéria Correia.
O encontro foi para tratar da finalização do projeto de construção da Vila Olímpica dentro da universidade. O Ministério do Esporte vai repassar, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), recursos para o prosseguimento das obras.
O Ministério também está fechando uma parceria com a instituição para a construção de cinco ginásios de esporte em cinco municípios de Alagoas.
Na oportunidade, o ministro do Turismo agradeceu o atendimento dos pleitos pelo ministro do Esporte.
“É um grande ganho para todos os estudantes com relação à prática de esportes”, concluiu Marx Beltrão.
Liliane Borba
Ascom - Ministério do Esporte
Nota de pesar pela morte do triatleta Gerson Fernandes Neres
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Publicado em Terça, 28 Março 2017 09:56
É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do triatleta e fisioterapeuta Gerson Fernandes Neres, de 39 anos, que desapareceu no mar da Praia do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, enquanto participava de um circuito da categoria máster da Competição Rio Triathlon, no domingo (26.03).
Em nome do Ministério do Esporte, manifesto meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos de Gerson.
Leonardo Picciani
Ministro do Esporte
Mais de 900 crianças e jovens fazem testes para descobrir potencial esportivo em clínica do CIE de Franco da Rocha (SP)
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Publicado em Sexta, 24 Março 2017 17:16
Crianças e adolescentes participam dos testes de aptidão esportiva na Clínica CIE. Foto: Orlando Junior
Para conhecer mais sobre o desempenho de cada aluno que pratica atividades nos diversos polos esportivos do município de Franco da Rocha (SP) e de alguns que estudam na EMEB Paulo Cardoso e E.E Paulo Duarte, foi promovida a Clínica CIEnesta quinta-feira (23.03) para avaliar o rendimento de aproximadamente 900 crianças e jovens, de 6 a 16 anos.
A palestra, na sede da Secretaria de Educação, reuniu representantes de diversos municípios para discutir sobre a aplicação de testes de prospecção de talentos esportivos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) na cidade paulista. Estiveram presentes gestores das secretarias de Esporte de cidades da região, entre elas Jundiaí, Francisco Morato, Caieiras, Cotia, Caieiras, Mairiporã e Itapevi.
O objetivo da evento foi apresentar o plano de gestão do esporte em Franco da Rocha e no Brasil, relatando também como serão feitos os cadastros de talentos com habilidades motoras na cidade, para futuramente se tornarem referência no esporte nacional.
Compuseram a mesa solene a Secretária Adjunta de Esporte, Cultura e Lazer, Silmara Ciampone; o representante do Ministério do Esporte, José Ivan Mayer; o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Júlio Mello; e o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Renato Cavichiolli.
O representante do Ministério do Esporte, José Ivan Mayer, apresentou o Plano Nacional do Desporte, e elogiou o trabalho feito em Franco da Rocha. “O que essa cidade vem fazendo com o plano de gestão é fundamental, um exemplo para as cidades vizinhas e futuramente será uma potência esportiva nacional”, acentuou.
Silmara Ciampone destacou o crescimento e o rendimento do esporte de Franco da Rocha nos últimos anos. “Estamos investindo muito no esporte da cidade, pois sabemos que já somos exemplos para as cidades vizinhas. Disponibilizar atividades para toda a população, seja na periferia, para a terceira idade e acrescentar novas modalidades esportivas, é o melhor caminho de desenvolver e alcançar um público maior.”
Entre os dados apresentados pela Secretaria no Plano de Gestão do Esporte da cidade, estava o aumento de 31% no número de modalidades esportivas, 167% no de alunos, 100% no de bairros atendidos, que passaram de 8 para 16, e 450% em obras.
Entre as obras estão o Parque Benedito Bueno de Morais, que recebe semanalmente entre 3 e 6 mil pessoas; as quadras do Jardim Cruzeiro e Parque Montreal; a Reforma da piscina pública, que não foi reformada em 36 anos, e o próprio Centro de Iniciação ao Esporte Sensei Juarez de Jesus.
Júlio Mello, representante da UFRGS, explicou sobre as metodologias de medições e variáveis motoras a serem aplicadas nos grupos de teste em talentos. Já o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Renato Cavichiolli, ressaltou a importância do banco de dados dos atletas de todo Brasil.
Além das autoridades já citadas, compareceram à clínica Renata Celeguim e os vereadores George, Emerson Gêmeos, Alex do Posto, Josineto e Neiva Hernandez, entre outras.
O ginásio estava lotado de candidatos para participarem dos testes de aptidão durante a Clínica CIE. Foto: Orlando Junior
Prospecção de talentos locais
Praticar atividades esportivas no dia a dia é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar. Por conta dessa rotina, algumas pessoas demonstram interesse em disputar competições para descobrir o potencial que têm.
A clínica aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que fica na Chácara São José e contou com testes de resistência, envergadura, flexibilidade, agilidade, salto horizontal, corrida de 20 metros, séries de abdominais e arremesso com bola.
Para fazer essas avaliações, aproximadamente 45 funcionários e professores da Secretaria Adjunta de Esporte receberam um treinamento proporcionado por Júlio Mello e Augusto Pedretti, doutorandos na UFRGS, que trabalham no Projeto Esporte Brasil (Proesp), e que tem parceria com o Governo Federal. Eles foram os responsáveis por orientar sobre o que era necessário em cada teste e qual a forma correta de realizá-los.
Júlio enfatizou o trabalho realizado à frente do projeto e comentou sobre a importância do evento organizado para fazer a avaliação dos participantes. “Ele acontece em vários locais do Brasil. Agora estamos firmando essa parceria com o Ministério do Esporte e podendo fazer essa primeira atividade no CIE. É um dia importante tanto para a gente como para as pessoas da organização, mas principalmente para as crianças.”
Após a bateria de testes, Júlio explicou o motivo deles. “Esse processo serve para avaliar a habilidade motora e aptidão física das crianças e jovens para depois poder remanejar de uma forma mais adequada para uma prática esportiva, mediante o rendimento.”
Depois das avaliações, o representante do projeto Esporte Brasil relatou os resultados que espera após a Clínica CIE. “Quero que essas crianças quando forem adultas pratiquem atividades físicas, tenham hábitos de vida saudável e sejam ativas. Isso é proporcionar o esporte para todos”, afirmou Júlio.
Representante do Ministério do Esporte, José Ivan palestra durante Clínica do CIE em Franco da Rocha (SP). Foto: Orlando Junior
CIE é exemplo a ser seguido
José Ivan Mayer descreveu a sensação ao ver tantas crianças em busca da prática esportiva. “Sou avô e vejo esses garotos e garotas como meus netos. Espero que todas as crianças brasileiras tenham um direito como esse que Franco da Rocha está proporcionando.”
Segundo José, a construção do CIE é um sonho que se tornou realidade. “É a sensação de ver o dinheiro público se transformando em realidade de política pública para as pessoas que mais precisam dessa política de esporte e lazer. Isso transforma vidas, gera oportunidades e substitui alternativas muito cruéis que são dadas.”
O equipamento do Centro de iniciação Esportica em Franco da Rocha, construído em um território de grande vulnerabilidade social para dar acesso a práticas esportivas, também foi motivo de orgulho para o representante do Governo Federal. “Uma instalação como essa recupera uma área que é preterida. Faz valorizar e renascer o sentimento das pessoas em relação à cidade”, comentou José.
Alunos e professores comentam a experiência
Participando dos treinamentos, Giovanna Souza Moino faz parte do time de vôlei de Franco da Rocha. Moradora do Jardim Progresso, ela comentou sobre o ritmo intenso de exercícios feitos na Clínica CIE. “Eu treino esses exercícios no dia a dia com minhas técnicas, mas, mesmo assim, alguns ainda são meio difíceis.”
Muito ligada ao esporte, com apenas 15 anos Giovanna já passou por diversas modalidades no município, tudo de forma gratuita. “Pratiquei por três anos futsal. Há dois anos joguei basquete, mas lembrei que minha mãe jogou na seleção de Franco e então decidi seguir o mesmo caminho. Atualmente jogo no (time de) vôlei da cidade há quatro anos. Me dedico bastante e sonho em representar a cidade nos jogos regionais desse ano, se for convocada.”
A atleta franco-rochense apontou a evolução do esporte no município nos últimos anos. “Esse crescimento no esporte foi um avanço maravilhoso na cidade. Ganhamos o reconhecimento na região e em todo o país. Já fui a outras cidades e elas não têm a estrutura que temos agora aqui.”
Também responsável por aplicar os testes, o professor Vander Vinicius, treinador de futsal e responsável por trabalhar com jovens especiais na Unidade de Saúde Mental de Franco da Rocha, falou sobre a importância da Clínica CIE e dos números colhidos. “São muito importantes, pois dependendo da modalidade em que cada um quer atuar, conseguimos fazer um direcionamento melhor para a pessoa ir adiante. Por exemplo, o treinamento de salto, a gente consegue trabalhar muito no handebol, no basquete, pois exige muito da força de membros inferiores. Esses números nos dão um parâmetro para saber em que cada um pode render melhor.”
Centro de Iniciação Esportiva
O CIE foi inaugurado em junho de 2016 e conta com um ginásio poliesportivo, arquibancada retrátil, vestiários, chuveiros, enfermaria, área de apoio com administração, depósito, mezanino e arena poliesportiva externa. No local, foram investidos mais de 3,5 milhões de reais, que só foi possível graças a uma parceria da prefeitura com o Governo Federal.
Ministro Leonardo Picciani e autoridades da pasta recebem Medalha do Mérito Desportivo Militar
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Publicado em Quinta, 23 Março 2017 15:54
Ministro Leonardo Picciani recebe Medalha do Mérito Desportivo Militar. Foto: Francisco Medeiros
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebeu nesta quinta-feira (23.03) a Medalha do Mérito Desportivo Militar, honraria que agracia militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil, bem como militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais. A cerimônia foi no Salão das Pombas, na antiga Base Aérea de Brasília.
“Essa condecoração é um símbolo perene da gratidão do Ministério da Defesa por suas marcantes contribuições que transcendem o desporto militar e se desdobram em um amplo conjunto de atividades esportivas em âmbito nacional. Nosso desejo é que a população brasileira, por meio do esporte, seja cada vez mais saudável e produtiva, tenha mais qualidade de vida e se orgulhe cada vez mais de seus grandes esportistas”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que entregou a medalha.
Leonardo Picciani ressaltou que a parceria com as Forças Armadas deverá ser cada vez mais aprofundada. Segundo o ministro, isso será possível “por meio dos equipamentos que temos em conjunto, a exemplo do Parque Olímpico de Deodoro e das demais instalações militares que contam com equipamentos da Rede nacional de Treinamento, do Ministério do Esporte, e também com os nossos programas de apoio a atletas, que também alcançam os militares, como a Bolsa Atleta e a Bolsa Pódio”, completou.
Da esq. para a dir.: secretário Rogério Sampaio, secretário Leandro Fróes, chefe de Gabinete Andrea Barbosa, ministro Leonardo Picciani e diretor Santos Filho, após receberem a honraria militar. Foto: Francisco Medeiros
Da pasta, do além do ministro, receberam a medalha o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes; o secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Rogério Sampaio; o secretário executivo Fernando Avelino; o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima; o diretor do Departamento de Infraestrutura do Esporte, general Antonio Leite dos Santos Filho; a chefe de Gabinete da Snelis, Andre Barbosa; o diretor de Esporte de Base e Alto Rendimento, Paulo Bicalho; a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Denise Cardoso de Gusmão Cunha; o diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, José Cândido Muricy; a diretora do Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Maria Susana Gois de Araújo; o chefe da Assessoria Especial de Projetos, Pedro Paulo Sotomayor; a assessora da Snear, Georgiana Arce; e o diretor Guilherme Raso.
Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte
Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de formação a distância do PELC/VS
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Publicado em Quarta, 22 Março 2017 17:09
Foto: Divulgação
O Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está desenvolvendo cursos de formação a distância em políticas sociais de esporte e lazer.
A proposta é realizar por meio de cursos de extensão uma formação continuada para pessoas que atuam como agentes sociais nos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS), da pasta, e/ou pessoas interessadas em aprofundar os conhecimentos sobre políticas públicas na perspectiva da consolidação do esporte e lazer como direitos sociais e como política pública de Estado.
Os conteúdos dos cursos abordam conceitos e debates acerca do esporte e lazer, dos preceitos do PELC/VS e de referenciais pedagógicos compatíveis com as reflexões das políticas públicas de lazer e da gestão participativa.
Os cursos ofertados são: Avaliação; Diagnóstico da realidade; Elaboração de projetos; Esporte, Lazer e Saúde; Esporte recreativo e de lazer; Financiamento do esporte e lazer; Gestão participativa do PELC; Princípios do PELC; Esporte, lazer e adultos; e Gestão de espaço de esporte de lazer.
Os cursos são gratuitos, com duração entre 30 a 45 dias e certificação de 15 e 30 horas pelo Ministério do Esporte e pela UFMG.
As inscrições são feitas a partir da disponibilidade de vagas. Para solicitar a inscrição, basta preencher os campos do formulário disponível neste
link:
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Aproveite a oportunidade e garanta sua vaga!
Coordenação do curso EaD PELC/VS
Confira os cursos disponíveis, com duração de 45 dias e certificação de 30 horas:
Curso: GESTÃO PARTICIPATIVA DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE – PELC
Autores: Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto e Luciano Pereira da Silva
Ementa: O módulo tem como objetivos: I) discutir a Política Nacional de Esporte a partir de seus antecedentes históricos; das orientações legais relacionadas a este conteúdo; e da setorialização do esporte e lazer em nosso país (criação do Ministério do Esporte e das Secretarias Municipais e Estaduais no País); II) identificar e discutir situações vivenciadas pelo PELC, tendo como referências de análise os princípios da gestão participativa, que orientam e sustentam as diretrizes de gestão deste Programa; III) refletir sobre práticas de gestão participativa, identificando oportunidades para relacionar os fundamentos teórico-práticos estudados com experiências de formas de organização da gestão participativa.
Curso: PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PELC
Autores: Christianne Luce Gomes e Joanna Lessa
Ementa: Neste módulo são trabalhados os seguintes conteúdos: objetivos e diretrizes do Programa Esporte e Lazer da Cidade; o PELC como política pública comprometida com a garantia do direito social ao lazer e ao esporte recreativo; princípios teórico-metodológicos do PELC que subsidiam a intervenção pedagógica dos agentes sociais; o lazer e o esporte recreativo como práticas sociais que constituem possibilidades de compreender e intervir na realidade; a educação popular como proposição pedagógica orientadora das intervenções no âmbito do lazer e do esporte recreativo; e diretrizes e ferramentas pedagógicas do PELC comprometidas com a implementação de políticas públicas participativas de esporte e lazer.
Curso: AVALIAÇÃO
Autoras: Márcia Miranda Soares e Edite da Penha Cunha
Ementa: Este módulo apresenta aos gestores e agentes sociais de esporte e lazer as fases de uma política pública, mostrando a importância de planejar, executar, monitorar e avaliar as ações governamentais de forma a produzir mudanças positivas que são desejadas pela sociedade. E, para garantir que planos, programas ou ações governamentais sejam bem sucedidos, é necessário acompanhar (monitorar) e avaliar o que está sendo executado para corrigir desvios e ajustar a trajetória de uma política pública para que ela alcance os resultados pretendidos.
Curso: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE LOCAL
Autores: Cleber Dias, José Alfredo Oliveira Debortoli, José Nildo Alves Caú
Ementa: A finalidade deste módulo é apresentar a importância de um adequado conhecimento da realidade local para o planejamento de ações e políticas de esporte e lazer. O diagnóstico da realidade local é condição importantíssima para uma oferta adequada de atividades nesse setor, na medida em que permite conhecer disponibilidades e carências infraestruturais, bem como expectativas e demandas da população a ser atendida. Nesse sentido, o módulo deverá apresentar um balanço geral a respeito dos espaços, hábitos e preferências de esporte e lazer no Brasil e do brasileiro. O módulo deverá também apresentar técnicas básicas para um diagnóstico da realidade local com relação a esses aspectos: espaço, hábitos e preferências.
Curso: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Autores: Carlos Nazareno e Liana Romera
Ementa: A finalidade deste módulo é oferecer subsídios para a elaboração de projetos de esporte e lazer endereçados, sobretudo, para órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais). A proposta é apresentar as características gerais que devem ter projetos nesse setor, especificando as exigências usualmente formuladas pelos órgãos financiadores. Devem ser privilegiados nesse sentido orientações sobre elementos textuais, público-alvo, procedimentos de avaliação, descrição de atividades, elaboração de cronogramas e metodologias, previsão orçamentária, justificativas e relevância, mecanismos e procedimentos para captação de recursos, entre outros.
Curso: ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Autores: Danusa Dias Soares e Silvano da Silva Coutinho
Ementa: Fornecer subsídios básicos para as relações entre esporte, lazer e saúde. Apresentar elementos gerais sobre a epidemiologia das atividades físicas e práticas corporais, bem como os efeitos dessas práticas para a saúde da população. Instrumentalizar a atuação cotidiana de agentes sociais em esporte e lazer, abordando os princípios gerais para intervenções com foco na saúde. Abordar as particularidades de grupos populacionais distintos em condições diversas de uso de espaços e equipamentos. Destacar as diretrizes específicas do Programa Vida Saudável.
Curso: ESPORTE RECREATIVO E DE LAZER: METODOLOGIA DE TRABALHO
Autores: Coriolano Pereira da Rocha, Luiz Carlos Lira e Gilmar Todin
Ementa: O objetivo deste módulo é apresentar pedagogias e métodos de ensino de jogos esportivos, visando, especialmente, às necessidades do esporte recreativo e de lazer. O módulo, nesse sentido, tratará do ensino de jogos esportivos em conformidade com as diretrizes do PELC, além de discutir as possibilidades de abordagens do esporte recreativo e de lazer em diferentes espaços.
Curso: FINANCIAMENTO DO ESPORTE E LAZER
Autores: Fernando Mascarenhas, Pedro Fernando Avalone Athayde, Wagner Matias Barbosa
Ementa: Subsídios para compreensão das fontes, dos mecanismos e das características gerais do financiamento do esporte e do lazer no Brasil. Possibilidades de descentralização de recursos e procedimentos operacionais do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV).
Novos cursos disponíveis, com duração de 30 dias e certificação de 15 horas:
Curso: ESPORTE, LAZER E ADULTOS
Autora: Gisele Maria Schwartz.
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de adultos. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos adultos? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo etário?
Curso: GESTÃO DE ESPAÇOS DE ESPORTE E LAZER
Autor: Antônio Carlos Bramante
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a gestão de espaços de esporte e lazer. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a gestão de espaços de espaço e lazer e que devem ser considerados em sua administração.
Novos cursos ainda não disponíveis, com duração de 30 dias e certificação de 15 horas:
Curso: DANÇA E LAZER
Autores: Elisangela Chaves e Gustavo Côrtes
Ementa: Este módulo tem o intuito de refletir, expor e contextualizar a dança como manifestação cultural que abarca diversidade e pluralidade de expressões e formas de apropriação. Possibilita ampliar a compreensão sobre a dança como prática corporal de lazer, enfatizar reflexões sobre o corpo na dança e os significados desta expressão para a cultura e a sociedade, compreender a educação e a cultura popular como proposição pedagógica orientadora das intervenções no âmbito da dança e do lazer e apresentar possibilidades de abordagens nas atividades do PELC e VS.
Curso: ESPORTE, LAZER E POVOS INDÍGENAS
Autoras: Beleni Grando e Khellen Pires Correia
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre povos indígenas. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses povos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos povos indígenas? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desses povos?
Curso: ESPORTE, LAZER E DEFICIENTES
Autora: Tânia Maria Vieira Sampaio
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de portadores de necessidades especiais. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos portadores de necessidades especiais? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo populacional?
Curso: ESPORTE, LAZER E IDOSOS
Autora: Suzana Hubner Wolff
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de idosos. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos idosos? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo etário?
Curso: ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE
Autoras: Eliene Lopes Faria e Maria Cristina Rosa
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de jovens. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos jovens? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito dessas comunidades?
Curso: ESPORTE, LAZER E POVOS TRADICIONAIS
Autor: José Alfredo Debortoli
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre comunidades e povos tradicionais. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social dessas comunidades e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos povos e comunidades tradicionais? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito dessas comunidades?
Curso: ESPORTE, LAZER E INFÂNCIA
Autor: Carlos Fernando da Cunha Júnior
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de crianças. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social na infância e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências de crianças? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer destinados à infância?
Ascom - Ministério do Esporte
Ministério do Esporte apoia candidatura do Rio de Janeiro para sediar o Americas Master Games 2020
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Publicado em Terça, 21 Março 2017 19:03
Secretário Luiz Lima, que também é atleta, em mais um pódio. Ele vai competir no Mundial Máster da Nova Zelândia, em abril. Foto: divulgaçãoO secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, apresentou na última semana carta de total apoio do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, à candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar o Americas Master Games 2020. Os Jogos Pan-Americanos são uma competição de 10 dias voltada a atletas com mais de 30 anos, em várias modalidades. Segundo o secretário, será uma grande oportunidade de utilização de alguns equipamentos do Parque Olímpico da Barra agora sob gestão da pasta, e promoverá a imagem da cidade como destino turístico e esportivo.
“Estamos desde novembro articulando com a equipe que está promovendo o Pan-Americano Máster no Rio de Janeiro, que está concorrendo com Cali, na Colômbia, e Cleveland, nos Estados Unidos. É uma competição superinteressante para o nosso país, em geral, mas principalmente para a cidade do Rio de Janeiro. Será mais um evento para o uso de todo esse equipamento esportivo”, disse Luiz Lima.
De acordo com o secretário, o evento tem a previsão de receber mais de 10 mil atletas, quantidade muito parecida com a dos Jogos Olímpicos, mas não haverá vila olímpica. “Os atletas ficarão em hotéis, quase 100% deles com familiares. Existe uma previsão que nos Jogos Pan-Americanos másteres possa haver um retorno para a cidade que talvez até supere o das Olimpíadas em termos de hotelaria”, acentuou.
Luiz Lima ressaltou que, pouco antes do Mundial Máster, que será na Nova Zelândia, no fim de abril, será escolhida a sede do Pan-Americano Master de 2020, na Suíça. “Logo depois terá o Mundial da Nova Zelândia, em que, se tudo der certo, o Brasil já poderá, como sede, atuar de forma promocional sobre os Jogos no Rio”, frisou.
Secretário e atleta
O secretário Luiz Lima vai à Nova Zelândia competir. “Vou estar na categoria máster, 40-44 anos. Já estou inscrito nessa competição há mais de um ano, antes de ser secretário nacional. Vou à Nova Zelândia no dia 18 de abril, se Deus quiser, já para representar o país-sede dos Jogos Pan-Americanos Masters de 2020", afirmou. Representantes do Comitê Máster Mundial ficaram impressionados com o fato de um secretario nacional de Esporte disputar o Mundial da Nova Zelândia.
Professor de educação física, ele foi atleta olímpico em Atlanta 1996 e Sydney 2000.
Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte
Bolsa Pódio entra em nova fase para ciclo olímpico de Tóquio 2020
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Publicado em Terça, 21 Março 2017 16:35
Em sentido horário, da esq. para a dir.: atletas medalhistas do último ciclo olímpico/paralímpico Daniel Dias (foto: Francisco Medeiros); Robson Conceição (foto: Roberto Castro); Alison e Bruno (foto: Danilo Borges); e Rafaela Silva (foto: Roberto Castro).
Portaria que altera procedimentos para seleção de atletas no âmbito do Programa Atleta Pódio, assim como estabelece modelos e critérios gerais para a elaboração do Plano Esportivo, ambos instituídos pela Lei nº 12.395/2011, foi publicada na edição do Diário Oficial da União de sexta-feira (17.03).
De acordo com a medida, o ministro do Esporte instituirá grupos de trabalho encarregados de avaliação e aprovação dos planos esportivos apresentados, segundo critérios objetivos a serem previstos no edital, compostos por servidores do Ministério do Esporte, assim como por representantes das respectivas Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) ou do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), conforme o caso. Representantes de empresas estatais poderão compor as referidas comissões, desde que patrocinem a modalidade a ser analisada.
As ENADs enviarão ao Ministério do Esporte relação de todos os atletas a elas filiados que estejam ranqueados entre os 20 primeiros colocados do mundo em sua respectiva modalidade ou prova, devendo classificá-los de acordo com critérios técnicos, fundados nos resultados recentes e perspectivas de sua melhoria, demonstrada em estudo sistematizado e apresentada em formulário específico a ser disponibilizado por ocasião da publicação do edital.
O valor da Bolsa Pódio a ser paga aos atletas contemplados será definido pelo grupo de trabalho, respeitando o seguinte escalonamento:
Grupo 1 - R$ 15 mil
Àqueles atletas que figuram entre os três primeiros lugares do ranking internacional - posição do atleta no ranking mundial ou olímpico/paralímpico, quando houver - em sua modalidade, prova e/ou categoria, considerando as informações declaradas no plano esportivo e chanceladas pelo Grupo de trabalho; ou àqueles atletas que conquistarem medalhas em campeonatos mundiais oficiais da modalidade, prova e/ou categoria pleiteada.
Grupo 2 - R$ 11 mil
Àqueles atletas que figuram entre o 4º e 8º colocados do ranking internacional - posição do atleta no ranking mundial ou olímpico/paralímpico, quando houver - em sua modalidade, prova e/ou categoria, considerando as informações declaradas no plano esportivo e chanceladas pelo Grupo de trabalho; ou àqueles atletas com resultado entre o 4º e 8º colocados em campeonatos mundiais oficiais da modalidade, prova e/ou categoria pleiteada.
Grupo 3 - R$ 8 mil
Àqueles atletas que figuram entre o 9º e 16º colocados do ranking internacional - posição do atleta no ranking mundial ou olímpico/paralímpico, quando houver - em sua modalidade, prova e/ou categoria, considerando as informações declaradas no plano esportivo e chanceladas pelo Grupo de trabalho; ou àqueles atletas com resultado entre o 9º e 16º colocados em campeonatos mundiais oficiais da modalidade, prova e/ou categoria pleiteada.
Grupo 4 - R$ 5 mil
Àqueles atletas que figuram entre o 17º e o 20º colocado do ranking internacional - posição do atleta no ranking mundial ou olímpico/paralímpico, quando houver - em sua modalidade, prova e/ou categoria, considerando as informações declaradas no plano esportivo e chanceladas pelo Grupo de trabalho; ou àqueles atletas com resultado entre o 17º e o 20º em campeonatos mundiais oficiais da modalidade, prova e/ou categoria pleiteada.
Caso não ocorra Campeonato Mundial da modalidade, prova e/ou categoria pleiteada, serão consideradas competições equivalentes, desde que referendada como tal pelo Grupo de trabalho. Consideram-se competições mundiais equivalentes aquelas com participação de no mínimo cinco países diferentes, de, pelo menos, dois continentes. Os critérios de resultados em mundiais serão estabelecidos pela análise da competição mais recente. Na hipótese de mudança de prova ou de categoria ou de classificação funcional, o grupo de trabalho deverá avaliar o pleito segundo a posição no ranking internacional a qual o atleta passará a competir. Para definição do valor de bolsa, prevalecerá à melhor colocação entre a posição no ranking internacional e resultado em campeonato mundial.
Ascom - Ministério do Esporte
Troféu Maria Lenk 2017 será no parque aquático que leva o mesmo nome
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Publicado em Sexta, 17 Março 2017 15:51
Uma década depois do primeiro Troféu Maria Lenk de Natação (antes Troféu Brasil), no parque aquático homônimo, construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Brasileiro Absoluto de 2017 será realizado no mesmo local. O parque aquático, utilizado também nos Jogos Olímpicos do Rio nas modalidades saltos ornamentais, nado sincronizado e polo aquático, receberá o 56º Brasileiro Absoluto / Copa Correios, de 2 a 6 de maio. A competição será a última chance para os nadadores que quiserem carimbar o passaporte para o Mundial de Budapeste, em julho.
A CBDA agradece ao Santa Mônica Clube de Campo, na região metropolitana de Curitiba, e à Federação de Desportos Aquáticos do Paraná pelos esforços para que o campeonato fosse ali realizado.
Fonte: Eliana Alves/Souza Santos/Mariana de Sá, CBDA
Pentatlo Moderno testa o laser-run com obstáculos
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Publicado em Quinta, 16 Março 2017 17:41
Foto: Divulgação/UIPM
O pentatlo moderno segue inovando suas disputas para que o público sinta maior emoção ao acompanhar a modalidade olímpica que reúne esgrima, natação, hipismo e o laser-run -combinado de tiro e corrida. A novidade da vez é a inclusão de obstáculos na prova de laser-run do revezamento misto, evento tradicional nas disputas do esporte. Os primeiros testes do novo formato foram feitos durante uma demonstração na primeira etapa da Copa do Mundo, disputada no início do mês, em Los Angeles.
“A adição de obstáculos ao nosso laser-run fará do revezamento um espetáculo mais interessante e extraodinário tanto para os nossos atletas como para o nosso público. Estamos no processo de refinar o tipo de obstáculo para não influenciar o fluxo e o ritmo dos atletas quando eles estão correndo”, explica o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), o alemão Klaus Schormann.
A inovação é para aumentar as chances de o revezamento misto entrar no programa olímpico do pentatlo moderno a partir de Tóquio 2020. Hoje, apenas as disputas individuais da modalidade (masculina e feminina) fazem parte dos Jogos, embora o relay já seja tradicional nos torneios do esporte.
O modelo testado adicionou oito obstáculos ao percurso de 800 metros para cada uma das quatro séries do laser-run. “Esse é um passo lógico na evolução do formato do nosso amado esporte olímpico”, defende Klaus.
Os próximos testes do laser-run com obstáculos serão feitos na segunda etapa da Copa do Mundo, a partir da próxima quarta, 22, no Egito.