Ministério do Esporte Orientações para Implementação dos Programas – Diretrizes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 
O Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Informações: (61) 3217-9658 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Esporte e Lazer da Cidade

O extinto Ministério do Esporte criou o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que se desenvolve por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), vinculado aos Departamentos de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (DEDAP) e Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (DEGEP), sob a coordenação da  Coordenação-Geral de Lazer e Inclusão Social (CGLIS) e da Coordenação-Geral de Acompanhamento da Execução (CGAE).

O Programa se desenvolve a partir da implantação de núcleos de esporte recreativo e lazer, sejam eles localizados em regiões urbanas, rurais, comunidades povos tradicionais e indígenas. É a partir da atuação dos agentes sociais e coordenadores do Programa que as manifestações esportivas e de lazer são planejadas e desenvolvidas nos núcleos. São exemplos de espaços destinados aos núcleos: praças, quadras, salões paroquiais, ginásios esportivos, campos de futebol e clubes sociais. Nesses espaços, tendo como princípio a gestão participativa e democrática, atividades de esporte e lazer, e manifestações culturais e artísticas são praticadas, democratizando o acesso ao esporte recreativo e de lazer à comunidade.
 
Atualmente o PELC possui dois tipos de núcleos: Núcleos Urbanos, (voltados aos centros urbanos) e os Núcleos para Povos e Comunidades Tradicionais (voltados a grupos culturalmente diferenciados, como povos indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, dentre outras).
 
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla