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Ministro do Esporte discute proposta para detecção de talentos indígenas

Ministro recebe secretária de Esportes do GDF, Leila Barros; assessora do Ministério da Cultura, Ione Carvalho; e família do cacique Kanato Yawalapiti. Foto: Francisco MedeirosMinistro recebe secretária de Esportes do GDF, Leila Barros; assessora do Ministério da Cultura, Ione Carvalho; e família do cacique Kanato Yawalapiti. Foto: Francisco Medeiros
 
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebeu em audiência nesta terça-feira (04.04), a secretária de Esportes do Governo do Distrito Federal, Leila Barros, a assessora do Ministério da Cultura Ione Carvalho, e o
Cacique Kanato Yawalapiti. Na pauta do encontro, a discussão sobre o desenvolvimento de um Projeto de Detecção de Talentos e Desenvolvimento Esportivo de Alto Rendimento nas Aldeias.
 
O ministro propôs uma reunião entre os secretários nacionais de Esporte de Alto Rendimento e de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, para avaliar a iniciativa. Será debatida uma estratégia de aplicação de testes físicos e capacitação de professores de educação física que vivem em aldeias e falam as línguas dos povos abrangidos, para os programas de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos em modalidades diversas, entre elas atletismo - corridas, saltos e arremessos -, canoagem, tiro com arco, jogos com bola, etc.
 
O especialista em políticas públicas e gestão governamental José Ivan Mayer, lotado no Ministério do Esporte, ficou responsável por desenhar a proposta inicial do projeto Flechas ao Alvo do Futuro (nome provisório), que deverá promover Clínicas de Detecção de Talentos nas Aldeias para aplicação de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), com capacitação de aplicadores/locais de 19 a 23 de abril, durante a 8ª edição dos Jogos Pataxó, em Porto Seguro (BA); de 10 a 12 de maio, no Centro de Iniciação Esportiva de Franco da Rocha, para crianças do Povo Guarani de São Paulo; e de 24 a 26 de maio, no Parque Nacional do Xingu, na Aldeia Yawalapiti.
 
Haverá ainda capacitação de professores (as) indígenas nas aldeias do Parque Nacional do Xingu por especialistas indicados pelas Confederações Brasileiras de Atletismo, Canoagem, Handebol, Futebol, Tiro com Arco. 
 
Ascom – Ministério do Esporte
 

Coordenador de Segurança em Eventos Esportivos ministra palestra durante maior feira da América Latina sobre o tema

O coordenador-geral de Governança e Gestão de Segurança de Eventos Esportivos, coronel Leonardo Tavares, apresentará uma palestra nesta quarta-feira (05.03), às 9h, durante a Laad Defense & Security, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina. Ele falará para um público formado por comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de 26 estados e do Distrito Federal sobre laudos técnicos de segurança em estádios. 
 
“O nosso objetivo é mostrar a necessidade de padronização e o envio dos relatórios previstos na norma federal que determina que o Ministério do Esporte faça a recepção e o controle desses laudos. São quatro laudos: um relativo a segurança, outro a safety, que é o caso dos bombeiros, outro a estrutura de todo o estádio e um relativo a vigilância sanitária. Nós já estivemos no Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), estivemos no Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), em Goiânia, em que também comversamos com comandantes-gerais, e  estivemos na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Brasília, para que ela pudesse capitalizar essas orientações para os seus departamentos estaduais e municipais em todo o Brasil”, afirmaTavares. 
 
Segundo o coordenador-geral, agora será dado início à fase de diálogo com as federações, quanto ao laudo de estrutura dos estádios, “pois a federação os recepciona, para depois podermos ter esse controle”, frisa. O coronel Leonardo Tavares ressalta a parceria com a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, responsável, no Ministério do Esporte, por esse controle.
 
Basicamente, a nossa ida lá é para dar notícia a comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de que temos dois laudos importantes, cada um da sua área, para que eles possam saber disso e, ainda, que existe toda uma disponibilidade de fazer essa interação, essa interface na recepção e acompanhamento desses laudos. 
 
A Laad
 
A Laad Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança – é o principal ponto de encontro do setor de defesa e segurança e reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.
 
Serviço:
Palestra do coordenador-geral de Governança e Gestão de Segurança de Eventos Esportivos, coronel Leonardo Tavares durante a Laad Defense & Security
Data: quarta-feira, dia 05.04
Horário: às 9h
Local: Riocentro - Exhibition and Convention Center, Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
 
Ascom – Ministério do Esporte
 

Rio de Janeiro vence disputa para sediar o Americas Master Games 2020

Atletas se despedem do Americas Masters Games 2016, em Vancouver, no Canadá. Foto:Divulgação/FacebookAtletas se despedem do Americas Masters Games 2016, em Vancouver, no Canadá. Foto:Divulgação/Facebook
A cidade do Rio de Janeiro venceu nesta segunda-feira (03.04) a disputa para sediar o Americas Master Games 2020. Esses Jogos Pan-Americanos são uma competição de 10 dias voltada para atletas com mais de 30 anos, em 26 modalidades esportivas. Segundo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, essa conquista é fruto do projeto do legado olímpico.
 
“O movimento máster é um dos mais bem organizados e mais intensos que existem, com seus milhares de praticantes, em diversas modalidades. A vitória do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Pan-Americanos Másteres 2020 é uma grande conquista para o país e para a cidade, como mais uma oportunidade de promover a imagem do Rio como destino turístico e esportivo, em um evento que deverá trazer mais de 10 mil atletas e milhares de turistas, gerando empregos e movimentando a economia local”, disse o ministro. 
 
No mês de março, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, apresentou uma carta de total apoio do ministro à candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar o Americas Master Games 2020. Segundo o secretário, será uma grande oportunidade de utilização de alguns equipamentos do Parque Olímpico da Barra, agora sob gestão da pasta. 
 
“Estamos desde novembro articulando com a equipe que está promovendo o Pan-Americano Máster no Rio de Janeiro, que concorreu com Cali, na Colômbia, e Cleveland, nos Estados Unidos. Será mais um evento para o uso de todo esse equipamento esportivo”, disse Luiz Lima.
 
De acordo com o secretário, o evento tem a previsão de receber mais de 10 mil atletas, quantidade muito parecida com a dos Jogos Olímpicos, mas não haverá vila olímpica. “Os atletas ficarão em hotéis, quase 100% deles com familiares. Existe uma previsão que nos Jogos Pan-Americanos másteres possa haver um retorno para a cidade que talvez até supere o das Olimpíadas em termos de hotelaria”, acentuou.
 
Ascom – Ministério do Esporte
 

Projeto de memória dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e Vida Saudável disponibiliza obras para download

 
Com o objetivo de produzir conhecimento e partilhar informações sobre os programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável (VS), a equipe do Centro de Memória do Esporte escreveu e publicou três e-books, que estão disponíveis para download. 
 
O Projeto Memória dos Programas Esporte Lazer da Cidade e Vida Saudável teve início em agosto de 2015 para criar registros desses programas gerando informações de natureza acadêmica, de divulgação e históricas, bem como as tornar acessíveis por meio do movimento de acesso livre à informação. É desenvolvido a partir da expertise do Centro de Memória do Esporte (CEME) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na organização, catalogação, conservação e divulgação de acervos em parceria com o Ministério do Esporte, responsável pelos programas.
 
A iniciativa se desenvolve por meio de ações sistemáticas e assistemáticas, entre elas a realização de entrevistas com pessoas envolvidas com o PELC/Vida Saudável; a identificação, recolha, catalogação, digitalização e divulgação de acervos documentais, iconográficos e audiovisuais dos programas; a publicação de E-books; a manutenção e atualização do portal Memória do Programa Esporte e Lazer na Cidade/Vida Saudável e da página Programa Esporte e Lazer na Cidade/Vida Saudável no Facebook; a produção mensal de clippings de notícias a partir do que é publicado na página do Ministério do Esporte; a realização de exposições presenciais e virtuais com temáticas afetas ao PELC/Vida Saudável, entre outras.
 
Todos os materiais recolhidos e produzidos pelo Projeto Memória são disponibilizados no LUME – Repositório Digital da UFRGS considerado o segundo melhor da América Latina e do Brasil e o quadragésimo segundo dentre os 2225 repositórios universitários existentes no mundo.
 
A coleção Projetos Sociais do Repositório Digital da UFRGS tem recebido muitos acessos. Em 14 de janeiro de 2017 contabiliza 2250 itens disponibilizados, os quais têm 245.260 downloads. Além do Brasil, países como Alemanha, China e Estados Unidos são os que mais utilizam esse recurso.
 
Confira as três obras disponíveis para download:
 
Livro 1:
Título: Manual prático para registros de memórias dos programas Esporte e Lazer da Cidade/Vida Saudável
Organizadoras: Luiza Aguiar dos Anjos, Pamela Siqueira Joras e Suelen dos S. Ramos
ISBN: 978-85-66-106-64-0
Número de páginas:  78
 
Livro 2:
Título: Programa Esporte e Lazer da Cidade: os primeiros passos de sua história
Organizadoras: Silvana Vilodre  Goellner e Pamela Siqueira Joras
ISBN: 978-85-9489-028-3
Número de páginas:  95
 
Livro 3:
Título: A Formação de Agentes Sociais de Esporte e Lazer: A experiência do Programa Esporte e Lazer da Cidade 
Organizadoras: Pamela Siqueira Joras e Mayara Cristina Mendes Maia
ISBN: 978-85-9489-027-6
Número de páginas:  289
 
Ascom - Ministério do Esporte
 
 
 

Secretário Luiz Lima profere palestra técnica sobre educação física na UnB

Secretário Luiz Lima profere palestra durante o ciclo GESPORTE, na Faculdade de Educação Física da UnB. Foto: Francisco MedeirosSecretário Luiz Lima profere palestra durante o ciclo GESPORTE, na Faculdade de Educação Física da UnB. Foto: Francisco Medeiros
Educação Física Sem Limites foi o tema da palestra proferida pelo secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Luiz Lima, nesta quinta-feira (31.03), durante o Ciclo de Palestras GESPORTE, no auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB).
 
“Eu espero contribuir com a minha experiência de professor de educação física, atleta e secretário para que vocês se tornem profissionais de educação física melhores do que eu, dividindo as minhas experiências com vocês”, disse o secretário Luiz Lima, que também é ex-atleta olímpico e professor de educação física. 
 
O coordenador do GESPORTE, Professor Paulo Henrique Azevêdo, falou da importância do evento, que teve mais de 270 inscritos de várias cidades do Brasil, entre profissionais da área, doutores, pós-doutores e alunos. 
 
“A ideia é qualificar os profissionais e alunos de educação física para a importância da gestão no ambiente esportivo. Nós sabemos que a solução do esporte brasileiro está na boa gestão. E o ciclo de palestras traz essas pessoas para conversar, debater, mostrar suas experiências e fortalecer a qualificação desses profissionais”, afirmou o professor.
 
O evento contou ainda com a participação da reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, do decano de Assuntos Comunitários, André Reis, e do diretor da Faculdade de Educação Física, Jake Carvalho do Carmo.
 
Ascom - Ministério do Esporte
 

Isaquias Queiroz e Rafaela Silva conquistam o Prêmio Brasil Olímpico 2016

Alexandre Loureiro/Exemplus/COBAlexandre Loureiro/Exemplus/COB
 
Os feitos históricos de Isaquias Queiroz e Rafaela Silva nos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram coroados nesta quarta-feira, dia 29, na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. O canoísta baiano, primeiro brasileiro a conquistar três medalhas na mesma edição olímpica (duas pratas e um bronze), e a judoca carioca, que superou a decepção de Londres 2012 para subir ao topo do pódio olímpico em casa, foram escolhidos os Melhores Atletas de 2016. Rafaela ainda levou para casa o troféu de Atleta da Torcida, após eleição nas redes sociais do Time Brasil. 
 
Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a festa de gala do esporte nacional foi realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e homenageou os principais destaques esportivos do inesquecível ano de 2016, além dos medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos Rio 2016. "Estamos aqui para homenagear os atletas, verdadeiros donos desta festa, e todos aqueles que foram fundamentais para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os mais espetaculares da história olímpica. Obrigado às Confederações Brasileiras Olímpicas, aos Governos e a todos que ajudaram a fazer os Jogos mais espetaculares da história”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Organizador Rio 2016.
 
Melhor Atleta do Ano e Atleta da Torcida, Rafaela Silva se tornou a única brasileira campeã olímpica e mundial, título que conquistou em 2013, também no Rio de Janeiro. A judoca conquistou, em 2016, além do ouro olímpico, medalhas como o ouro no Grand Prix de Tbilisi e o bronze no Pan-americano de Havana. Rafaela recebeu da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais um prêmio pelo desempenho mais inspirador dos Jogos Rio 2016. 
 
Rafaela não esteve presente à cerimônia porque está na Geórgia para a disputa do Grand Prix de Tbilisi, mas deixou uma mensagem de agradecimento em vídeo. "Estou muito feliz por receber esse prêmio. Tenho que agradecer a todos que me deram apoio até aqui, meu treinador Geraldo Bernardes, a CBJ, minha coach, o sensei Mario Tsutsui, e a cada um que incentivou a minha carreira. Gostaria que esse meu prêmio servisse de inspiração para que outras meninas. Acreditem nos sonhos de vocês que vocês podem realizar", disse Rafaela.  
 
Vencedor do Prêmio Brasil Olímpico 2015 e 2016 como melhor atleta da modalidade e também como Atleta do Ano, Isaquias marcou seu nome na história olímpica no Rio 2016. O canoísta se tornou o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos: o bronze no C1 200m, a prata no C1 1000m e novamente a prata, dessa vez no C2 1000m, com Erlon Souza. 
 
"Estou muito emocionado por esse prêmio. Estou mais feliz até do que no ano passado, principalmente pelas minhas três medalhas olímpicas. Não foi fácil. Disputar com atletas como Serginho, um ícone do vôlei, e o Thiago Braz, que entrou para a história do atletismo. Quero também dedicar esse prêmio ao meu treinador, Jesus Morlán, que sempre foi um vencedor", disse Isaquias. Em seguida, o baiano quebrou o protocoloco do evento e foi à plateia pedir a namorada Laiana Guimarães em casamento, que está esperando o primeiro filho do casal. 
 
A vitoriosa carreira de Bernardo Rocha Rezende também foi celebrada no Prêmio Brasil Olímpico. Detentor de sete medalhas olímpicas (seis como treinador e uma como atleta), Bernardinho recebeu do COB o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, uma homenagem a grandes nomes e seus exemplos positivos no esporte. 
"Tenho andado muito pelo Brasil e tenho visto algo que me preocupa, que é a falta de esperança. Existe um legado que não vem de livros de ficção, mas de histórias reais, como a da menina que sai da Cidade de Deus para se tornar campeã olímpica, ou do cara que sai de Pirituba para se tornar multimedalhista olímpico no vôlei. O esporte transmite valores, e é com projetos no esporte que podemos ter um país verdadeiramente educado e com valores”, afirmou Bernardinho, que corou seu trabalho à frente da seleção com o histórico ouro olímpico no Rio 2016. 
 
O Prêmio Brasil Olímpico revelou ainda os Melhores Técnicos de 2016. O brasileiro Rogério Micale e o espanhol Jesus Morlán marcaram seus nomes na história do esporte olímpico nacional ao trazerem, respectivamente, o tão sonhado ouro do futebol masculino e as inéditas três medalhas para a canoagem velocidade brasileira, elevando a modalidade a um novo patamar no país. Estes feitos os consagraram como os melhores técnicos de 2016 das modalidades coletivas e individual/dupla. 
 
Este é o segundo Prêmio Brasil Olímpico de Jesus Morlán, também eleito o melhor técnico de 2014. Com o trabalho realizado com a canoagem brasileira, Morlán consagrou Isaquias Queiroz com as conquistas de um bronze e duas pratas nos Jogos Rio 2016 – uma delas com Erlon Souza – tornando-o o único atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos. Já Rogério Micale recebe pela primeira vez o Prêmio Brasil Olímpico de melhor técnico de modalidades coletivas. Micale foi um dos responsáveis pelo fim de um longo jejum no futebol brasileiro. O treinador levou a Seleção Brasileira de Futebol à conquista do tão sonhado ouro olímpico, levando o país inteiro ao delírio. 
 
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrega da medalha de bronze olímpica para as meninas do revezamento 4x100m rasos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008.  Após uma espera de oito anos, Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti enfim subiram ao pódio olímpico e receberam das mãos do presidente do COB as tão sonhadas medalhas. A correção histórica aconteceu, pois o Brasil havia ficado na quarta colocação na prova, após uma chegada apertadíssima em disputa com a Nigéria. Porém, em agosto passado a equipe do Brasil foi avisada de que herdou a medalha de bronze após o Comitê Olímpico Internacional cassar a o ouro da Rússia. O motivo foi um doping detectado em reanálise de amostras dos Jogos de Pequim. Com isso, a Bélgica ficou com o ouro, a Nigéria com a medalha de prata e o Brasil com o bronze.
 
O público presente ao Prêmio Brasil Olímpico deste ano viu ainda o nadador Thiago Pereira, maior medalhista da história dos Jogos Pan-americanos (23 medalhas) e prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, anunciar sua aposentadoria das piscinas. "Essa é uma noite muito especial. Abri mão de muita coisa, muitos sonhos, encontros com familiares... Esporte é uma carreira dura, é difícil, mas me sinto completamente realizado. Agradeço ao COB, à CBDA, ao presidente Nuzman, ao meu clube Minas Tênis, meu treinador Albertinho e à minha mãe, Dona Rose. Hoje eu deixo as competições, mas não deixo a natação. Deixo com um orgulho imenso de ter representado as cores verde e amarela. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem", lembrou Thiago  
 
O futuro do esporte do país também teve seu momento de glória no palco da Cidade das Artes. Samara Arcala Sibin, da ginástica rítmica e Eric Vitor Campos da Silva, do atletismo (na categoria 12 a 14 anos) e Ana Carolina Vieira, da natação, e Felipe Araújo de Santana, da luta olímpica (15 a 17 anos) foram os melhores dos Jogos Escolares da Juventude.
 
Os 43 melhores atletas por modalidade em 2016 também receberam seus troféus do Prêmio Brasil Olímpico:
Atletismo: Thiago Braz
Badminton: Ygor Coelho
Basquete: Maybyner Hilário (Nenê)
Boxe: Robson Conceição
Canoagem Slalom: Pedro Gonçalves (Pepê)
Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX: Priscilla Carnaval 
Ciclismo Estrada: Flávia Paparella 
Ciclismo Mountain Bike: Raiza Goulão 
Ciclismo Pista: Gideoni Monteiro
Desportos na Neve: Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo: Isadora Williams 
Esgrima: Nathalie Moellhausen 
Futebol: Neymar Jr
Ginástica Artística: Diego Hypolito
Ginástica Trampolim: Rafael Andrade
Ginástica Rítmica: Natália Gaudio
Golfe: Adilson da Silva
Handebol: Maik Santos 
Hipismo adestramento: João Victor Marcari Oliva 
Hipismo CCE: Carlos Parro
Hipismo saltos: Pedro Veniss      
Hóquei sobre grama: Stephane Smith            
Judô: Rafaela Silva
Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis
Lutas: Aline Silva
Maratona Aquática: Poliana Okimoto 
Natação: Etiene Medeiros 
Nado Sincronizado: Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci
Pentatlo moderno: Yane Marques
Polo Aquático: Felipe Perrone
Remo: Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi
Rugby: Beatriz Futuro
Saltos Ornamentais: Hugo Parisi 
Taekwondo: Maicon Andrade 
Tênis: Bruno Soares
Tênis de mesa: Hugo Calderano 
Tiro com arco: Anne Marcelle dos Santos 
Tiro esportivo: Felipe Wu 
Triatlo: Manoel Messias 
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze 
Vôlei: Serginho Dutra
Vôlei de praia: Alison Cerutti e Bruno Schmidt 
 
Fonte: COB
 

Ministro discute finalização de obra de Vila Olímpica em universidade alagoana

Ministro Marx Beltrão, reitora Valéria Correia e o ministro do Esporte, Leonardo PiccianiMinistro Marx Beltrão, reitora Valéria Correia e o ministro do Esporte, Leonardo Picciani
 
Nesta quarta-feira, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebeu a visita do ministro do Turismo, Marx Beltrão, acompanhado da reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valéria Correia. 
 
O encontro foi para tratar da finalização do projeto de construção da Vila Olímpica dentro da universidade. O Ministério do Esporte vai repassar, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), recursos para o prosseguimento das obras. 
 
O Ministério também está fechando uma parceria com a instituição para a construção de cinco ginásios de esporte em cinco municípios de Alagoas. 
 
Na oportunidade, o ministro do Turismo agradeceu o atendimento dos pleitos pelo ministro do Esporte. 
 
“É um grande ganho para todos os estudantes com relação à prática de esportes”, concluiu Marx Beltrão. 
 
 
Liliane Borba
Ascom - Ministério do Esporte
 

Nota de pesar pela morte do triatleta Gerson Fernandes Neres

É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do triatleta e fisioterapeuta Gerson Fernandes Neres, de 39 anos, que desapareceu no mar da Praia do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, enquanto participava de um circuito da categoria máster da Competição Rio Triathlon, no domingo (26.03).
Em nome do Ministério do Esporte, manifesto meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos de Gerson.
 
Leonardo Picciani
Ministro do Esporte

Mais de 900 crianças e jovens fazem testes para descobrir potencial esportivo em clínica do CIE de Franco da Rocha (SP)

Crianças e adolescentes participam dos testes de aptidão esportiva na Clínica CIE. Foto: Orlando JuniorCrianças e adolescentes participam dos testes de aptidão esportiva na Clínica CIE. Foto: Orlando Junior
 
Para conhecer mais sobre o desempenho de cada aluno que pratica atividades nos diversos polos esportivos do município de Franco da Rocha (SP) e de alguns que estudam na EMEB Paulo Cardoso e E.E Paulo Duarte, foi promovida a Clínica CIEnesta quinta-feira (23.03) para avaliar o rendimento de aproximadamente 900 crianças e jovens, de 6 a 16 anos. 
 
A palestra, na sede da Secretaria de Educação, reuniu representantes de diversos municípios para discutir sobre a aplicação de testes de prospecção de talentos esportivos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) na cidade paulista. Estiveram presentes gestores das secretarias de Esporte de cidades da região, entre elas Jundiaí, Francisco Morato, Caieiras, Cotia, Caieiras, Mairiporã e Itapevi. 
 
O objetivo da evento foi apresentar o plano de gestão do esporte em Franco da Rocha e no Brasil, relatando também como serão feitos os cadastros de talentos com habilidades motoras na cidade, para futuramente se tornarem referência no esporte nacional. 
 
Compuseram a mesa solene a Secretária Adjunta de Esporte, Cultura e Lazer, Silmara Ciampone; o representante do Ministério do Esporte, José Ivan Mayer; o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Júlio Mello; e o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Renato Cavichiolli. 
 
O representante do Ministério do Esporte, José Ivan Mayer, apresentou o Plano Nacional do Desporte, e elogiou o trabalho feito em Franco da Rocha. “O que essa cidade vem fazendo com o plano de gestão é fundamental, um exemplo para as cidades vizinhas e futuramente será uma potência esportiva nacional”, acentuou. 
 
Silmara Ciampone  destacou o crescimento e o rendimento do esporte de Franco da Rocha nos últimos anos. “Estamos investindo muito no esporte da cidade, pois sabemos que já somos exemplos para as cidades vizinhas. Disponibilizar atividades para toda a população, seja na periferia, para a terceira idade e acrescentar novas modalidades esportivas, é o melhor caminho de desenvolver e alcançar um público maior.” 
 
Entre os dados apresentados pela Secretaria no Plano de Gestão do Esporte da cidade, estava o aumento de 31% no número de modalidades esportivas, 167% no de alunos, 100% no de bairros atendidos, que passaram de 8 para 16, e 450% em obras. 
 
Entre as obras estão o Parque Benedito Bueno de Morais, que recebe semanalmente entre 3 e 6 mil pessoas; as quadras do Jardim Cruzeiro e Parque Montreal; a Reforma da piscina pública, que não foi reformada em 36 anos, e o próprio Centro de Iniciação ao Esporte Sensei Juarez de Jesus. 
 
Júlio Mello, representante da UFRGS, explicou sobre as metodologias de medições e variáveis motoras a serem aplicadas nos grupos de teste em talentos. Já o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Renato Cavichiolli, ressaltou a importância do banco de dados dos atletas de todo Brasil. 
 
Além das autoridades já citadas, compareceram à clínica Renata Celeguim e os vereadores George, Emerson Gêmeos, Alex do Posto, Josineto e Neiva Hernandez, entre outras. 
 
 
O ginásio estava lotado de candidatos para participarem dos testes de aptidão durante a Clínica CIE. Foto: Orlando JuniorO ginásio estava lotado de candidatos para participarem dos testes de aptidão durante a Clínica CIE. Foto: Orlando Junior
 
Prospecção de talentos locais
 
Praticar atividades esportivas no dia a dia é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar. Por conta dessa rotina, algumas pessoas demonstram interesse em disputar competições para descobrir o potencial que têm. 
 
A clínica aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que fica na Chácara São José e contou com testes de resistência, envergadura, flexibilidade, agilidade, salto horizontal, corrida de 20 metros, séries de abdominais e arremesso com bola. 
 
Para fazer essas avaliações, aproximadamente 45 funcionários e professores da Secretaria Adjunta de Esporte receberam um treinamento proporcionado por Júlio Mello e Augusto Pedretti, doutorandos na UFRGS, que trabalham no Projeto Esporte Brasil (Proesp), e que tem parceria com o Governo Federal. Eles foram os responsáveis por orientar sobre o que era necessário em cada teste e qual a forma correta de realizá-los. 
 
Júlio enfatizou o trabalho realizado à frente do projeto e comentou sobre a importância do evento organizado para fazer a avaliação dos participantes. “Ele acontece em vários locais do Brasil. Agora estamos firmando essa parceria com o Ministério do Esporte e podendo fazer essa primeira atividade no CIE. É um dia importante tanto para a gente como para as pessoas da organização, mas principalmente para as crianças.” 
 
Após a bateria de testes, Júlio explicou o motivo deles. “Esse processo serve para avaliar a habilidade motora e aptidão física das crianças e jovens para depois poder remanejar de uma forma mais adequada para uma prática esportiva, mediante o rendimento.” 
 
Depois das avaliações, o representante do projeto Esporte Brasil relatou os resultados que espera após a Clínica CIE. “Quero que essas crianças quando forem adultas pratiquem atividades físicas, tenham hábitos de vida saudável e sejam ativas. Isso é proporcionar o esporte para todos”, afirmou Júlio. 
 
 
Representante do Ministério do Esporte, José Ivan palestra durante Clínica do CIE em Franco da Rocha (SP). Foto: Orlando JuniorRepresentante do Ministério do Esporte, José Ivan palestra durante Clínica do CIE em Franco da Rocha (SP). Foto: Orlando Junior
 
CIE é exemplo a ser seguido 
 
José Ivan Mayer descreveu a sensação ao ver tantas crianças em busca da prática esportiva. “Sou avô e vejo esses garotos e garotas como meus netos. Espero que todas as crianças brasileiras tenham um direito como esse que Franco da Rocha está proporcionando.” 
 
Segundo José, a construção do CIE é um sonho que se tornou realidade. “É a sensação de ver o dinheiro público se transformando em realidade de política pública para as pessoas que mais precisam dessa política de esporte e lazer. Isso transforma vidas, gera oportunidades e substitui alternativas muito cruéis que são dadas.” 
 
O equipamento do Centro de iniciação Esportica em Franco da Rocha, construído em um território de grande vulnerabilidade social para dar acesso a práticas esportivas, também foi motivo de orgulho para o representante do Governo Federal. “Uma instalação como essa recupera uma área que é preterida. Faz valorizar e renascer o sentimento das pessoas em relação à cidade”, comentou José. 
 
Alunos e professores comentam a experiência 
 
Participando dos treinamentos, Giovanna Souza Moino faz parte do time de vôlei de Franco da Rocha. Moradora do Jardim Progresso, ela comentou sobre o ritmo intenso de exercícios feitos na Clínica CIE. “Eu treino esses exercícios no dia a dia com minhas técnicas, mas, mesmo assim, alguns ainda são meio difíceis.” 
 
Muito ligada ao esporte, com apenas 15 anos Giovanna já passou por diversas modalidades no município, tudo de forma gratuita. “Pratiquei por três anos futsal. Há dois anos joguei basquete, mas lembrei que minha mãe jogou na seleção de Franco e então decidi seguir o mesmo caminho. Atualmente jogo no (time de) vôlei da cidade há quatro anos. Me dedico bastante e sonho em representar a cidade nos jogos regionais desse ano, se for convocada.” 
 
A atleta franco-rochense apontou a evolução do esporte no município nos últimos anos. “Esse crescimento no esporte foi um avanço maravilhoso na cidade. Ganhamos o reconhecimento na região e em todo o país. Já fui a outras cidades e elas não têm a estrutura que temos agora aqui.” 
 
Também responsável por aplicar os testes, o professor Vander Vinicius, treinador de futsal e responsável por trabalhar com jovens especiais na Unidade de Saúde Mental de Franco da Rocha, falou sobre a importância da Clínica CIE e dos números colhidos. “São muito importantes, pois dependendo da modalidade em que cada um quer atuar, conseguimos fazer um direcionamento melhor para a pessoa ir adiante. Por exemplo, o treinamento de salto, a gente consegue trabalhar muito no handebol, no basquete, pois exige muito da força de membros inferiores. Esses números nos dão um parâmetro para saber em que cada um pode render melhor.” 
 
Centro de Iniciação Esportiva
 
O CIE foi inaugurado em junho de 2016 e conta com um ginásio poliesportivo, arquibancada retrátil, vestiários, chuveiros, enfermaria, área de apoio com administração, depósito, mezanino e arena poliesportiva externa. No local, foram investidos mais de 3,5 milhões de reais, que só foi possível graças a uma parceria da prefeitura com o Governo Federal. 
 
Fonte: Ewerton Geniseli e Jorge Henrique Ramos, prefeitura de Franco da Rocha (SP)
 
 
 

Ministro Leonardo Picciani e autoridades da pasta recebem Medalha do Mérito Desportivo Militar

Ministro Leonardo Picciani recebe Medalha do Mérito Desportivo Militar. Foto: Francisco MedeirosMinistro Leonardo Picciani recebe Medalha do Mérito Desportivo Militar. Foto: Francisco Medeiros
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebeu nesta quinta-feira (23.03) a Medalha do Mérito Desportivo Militar, honraria que agracia militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil, bem como militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais. A cerimônia foi no Salão das Pombas, na antiga Base Aérea de Brasília.
 
 “Essa condecoração é um símbolo perene da gratidão do Ministério da Defesa por suas marcantes contribuições que transcendem o desporto militar e se desdobram em um amplo conjunto de atividades esportivas em âmbito nacional. Nosso desejo é que a população brasileira, por meio do esporte, seja cada vez mais saudável e produtiva, tenha mais qualidade de vida e se orgulhe cada vez mais de seus grandes esportistas”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que entregou a medalha.
 
Leonardo Picciani ressaltou que a parceria com as Forças Armadas deverá ser cada vez mais aprofundada. Segundo o ministro, isso será possível “por meio dos equipamentos que temos em conjunto, a exemplo do Parque Olímpico de Deodoro e das demais instalações militares que contam com equipamentos da Rede nacional de Treinamento, do Ministério do Esporte, e também com os nossos programas de apoio a atletas, que também alcançam os militares, como a Bolsa Atleta e a Bolsa Pódio”, completou.  
 
Da esq. para a dir.: secretário Rogério Sampaio, secretário Leandro Fróes, chefe de Gabinete Andrea Barbosa, ministro Leonardo Picciani e diretor Santos Filho, após receberem a honraria militar. Foto: Francisco MedeirosDa esq. para a dir.: secretário Rogério Sampaio, secretário Leandro Fróes, chefe de Gabinete Andrea Barbosa, ministro Leonardo Picciani e diretor Santos Filho, após receberem a honraria militar. Foto: Francisco Medeiros
 
Da pasta, do além do ministro, receberam a medalha o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes; o secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Rogério Sampaio; o secretário executivo Fernando Avelino; o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima; o diretor do Departamento de Infraestrutura do Esporte, general Antonio Leite dos Santos Filho; a chefe de Gabinete da Snelis, Andre Barbosa; o diretor de Esporte de Base e Alto Rendimento, Paulo Bicalho; a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Denise Cardoso de Gusmão Cunha; o diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte, José Cândido Muricy; a diretora do Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Maria Susana Gois de Araújo; o chefe da Assessoria Especial de Projetos, Pedro Paulo Sotomayor; a assessora da Snear, Georgiana Arce; e o diretor Guilherme Raso. 
 
Emília Andrade
Ascom – Ministério do Esporte
 

Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de formação a distância do PELC/VS

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
O Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está desenvolvendo cursos de formação a distância em políticas sociais de esporte e lazer.
 
A proposta é realizar por meio de cursos de extensão uma formação continuada para pessoas que atuam como agentes sociais nos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS), da pasta, e/ou pessoas interessadas em aprofundar os conhecimentos sobre políticas públicas na perspectiva da consolidação do esporte e lazer como direitos sociais e como política pública de Estado. 
 
Os conteúdos dos cursos abordam conceitos e debates acerca do esporte e lazer, dos preceitos do PELC/VS e de referenciais pedagógicos compatíveis com as reflexões das políticas públicas de lazer e da gestão participativa.
 
Os cursos ofertados são: Avaliação; Diagnóstico da realidade; Elaboração de projetos; Esporte, Lazer e Saúde; Esporte recreativo e de lazer; Financiamento do esporte e lazer; Gestão participativa do PELC; Princípios do PELC; Esporte, lazer e adultos; e Gestão de espaço de esporte de lazer.
Os cursos são gratuitos, com duração entre 30 a 45 dias e certificação de 15 e 30 horas pelo Ministério do Esporte e pela UFMG. 
 
As inscrições são feitas a partir da disponibilidade de vagas. Para solicitar a inscrição, basta preencher os campos do formulário disponível neste link:
 
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
 
Aproveite a oportunidade e garanta sua vaga!
 
Coordenação do curso EaD PELC/VS
 

Confira os cursos disponíveis, com duração de 45 dias e certificação de 30 horas:

 
Curso: GESTÃO PARTICIPATIVA DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE – PELC
 
Autores: Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto e Luciano Pereira da Silva
 
 
Ementa: O módulo tem como objetivos: I) discutir a Política Nacional de Esporte a partir de seus antecedentes históricos; das orientações legais relacionadas a este conteúdo; e da setorialização do esporte e lazer em nosso país (criação do Ministério do Esporte e das Secretarias Municipais e Estaduais no País); II) identificar e discutir situações vivenciadas pelo PELC, tendo como referências de análise os princípios da gestão participativa, que orientam e sustentam as diretrizes de gestão deste Programa; III) refletir sobre práticas de gestão participativa, identificando oportunidades para relacionar os fundamentos teórico-práticos estudados com experiências de formas de organização da gestão participativa.
 
 
Curso: PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PELC
 
Autores: Christianne Luce Gomes e Joanna Lessa
 
 
Ementa: Neste módulo são trabalhados os seguintes conteúdos: objetivos e diretrizes do Programa Esporte e Lazer da Cidade; o PELC como política pública comprometida com a garantia do direito social ao lazer e ao esporte recreativo; princípios teórico-metodológicos do PELC que subsidiam a intervenção pedagógica dos agentes sociais; o lazer e o esporte recreativo como práticas sociais que constituem possibilidades de compreender e intervir na realidade; a educação popular como proposição pedagógica orientadora das intervenções no âmbito do lazer e do esporte recreativo; e diretrizes e ferramentas pedagógicas do PELC comprometidas com a implementação de políticas públicas participativas de esporte e lazer.
 
 
Curso: AVALIAÇÃO
 
Autoras: Márcia Miranda Soares e Edite da Penha Cunha
 
 
Ementa: Este módulo apresenta aos gestores e agentes sociais de esporte e lazer as fases de uma política pública, mostrando a importância de planejar, executar, monitorar e avaliar as ações governamentais de forma a produzir mudanças positivas que são desejadas pela sociedade. E, para garantir que planos, programas ou ações governamentais sejam bem sucedidos, é necessário acompanhar (monitorar) e avaliar o que está sendo executado para corrigir desvios e ajustar a trajetória de uma política pública para que ela alcance os resultados pretendidos.
 
 
Curso: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE LOCAL
 
Autores: Cleber Dias, José Alfredo Oliveira Debortoli, José Nildo Alves Caú
 
 
Ementa: A finalidade deste módulo é apresentar a importância de um adequado conhecimento da realidade local para o planejamento de ações e políticas de esporte e lazer. O diagnóstico da realidade local é condição importantíssima para uma oferta adequada de atividades nesse setor, na medida em que permite conhecer disponibilidades e carências infraestruturais, bem como expectativas e demandas da população a ser atendida. Nesse sentido, o módulo deverá apresentar um balanço geral a respeito dos espaços, hábitos e preferências de esporte e lazer no Brasil e do brasileiro. O módulo deverá também apresentar técnicas básicas para um diagnóstico da realidade local com relação a esses aspectos: espaço, hábitos e preferências.
 
 
Curso: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
 
Autores: Carlos Nazareno e Liana Romera
 
 
Ementa: A finalidade deste módulo é oferecer subsídios para a elaboração de projetos de esporte e lazer endereçados, sobretudo, para órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais). A proposta é apresentar as características gerais que devem ter projetos nesse setor, especificando as exigências usualmente formuladas pelos órgãos financiadores. Devem ser privilegiados nesse sentido orientações sobre elementos textuais, público-alvo, procedimentos de avaliação, descrição de atividades, elaboração de cronogramas e metodologias, previsão orçamentária, justificativas e relevância, mecanismos e procedimentos para captação de recursos, entre outros.
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E SAÚDE
 
Autores: Danusa Dias Soares e Silvano da Silva Coutinho
 
 
Ementa: Fornecer subsídios básicos para as relações entre esporte, lazer e saúde. Apresentar elementos gerais sobre a epidemiologia das atividades físicas e práticas corporais, bem como os efeitos dessas práticas para a saúde da população. Instrumentalizar a atuação cotidiana de agentes sociais em esporte e lazer, abordando os princípios gerais para intervenções com foco na saúde. Abordar as particularidades de grupos populacionais distintos em condições diversas de uso de espaços e equipamentos. Destacar as diretrizes específicas do Programa Vida Saudável.
 
 
Curso: ESPORTE RECREATIVO E DE LAZER: METODOLOGIA DE TRABALHO
 
Autores: Coriolano Pereira da Rocha, Luiz Carlos Lira e Gilmar Todin
 
 
Ementa: O objetivo deste módulo é apresentar pedagogias e métodos de ensino de jogos esportivos, visando, especialmente, às necessidades do esporte recreativo e de lazer. O módulo, nesse sentido, tratará do ensino de jogos esportivos em conformidade com as diretrizes do PELC, além de discutir as possibilidades de abordagens do esporte recreativo e de lazer em diferentes espaços. 
 
 
Curso: FINANCIAMENTO DO ESPORTE E LAZER
 
Autores: Fernando Mascarenhas, Pedro Fernando Avalone Athayde, Wagner Matias Barbosa
 
 
Ementa: Subsídios para compreensão das fontes, dos mecanismos e das características gerais do financiamento do esporte e do lazer no Brasil. Possibilidades de descentralização de recursos e procedimentos operacionais do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV).
 
 
Novos cursos disponíveis, com duração de 30 dias e certificação de 15 horas:
 
Curso: ESPORTE, LAZER E ADULTOS
 
Autora: Gisele Maria Schwartz.
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de adultos. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos adultos? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo etário?
 
 
Curso: GESTÃO DE ESPAÇOS DE ESPORTE E LAZER
 
Autor: Antônio Carlos Bramante
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a gestão de espaços de esporte e lazer. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a gestão de espaços de espaço e lazer e que devem ser considerados em sua administração. 
 
 
Novos cursos ainda não disponíveis, com duração de 30 dias e certificação de 15 horas:
 
Curso: DANÇA E LAZER
 
Autores: Elisangela Chaves e Gustavo Côrtes
 
 
Ementa: Este módulo tem o intuito de refletir, expor e contextualizar a dança como manifestação cultural que abarca diversidade e pluralidade de expressões e formas de apropriação. Possibilita ampliar a compreensão sobre a dança como prática corporal de lazer, enfatizar reflexões sobre o corpo na dança e os significados desta expressão para a cultura e a sociedade, compreender a educação e a cultura popular como proposição pedagógica orientadora das intervenções no âmbito da dança e do lazer e apresentar possibilidades de abordagens nas atividades do PELC e VS.
 
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E POVOS INDÍGENAS
 
Autoras: Beleni Grando e Khellen Pires Correia
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre povos indígenas. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses povos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos povos indígenas? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desses povos?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E DEFICIENTES
 
Autora: Tânia Maria Vieira Sampaio
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de portadores de necessidades especiais. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos portadores de necessidades especiais? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo populacional?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E IDOSOS
 
Autora: Suzana Hubner Wolff
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de idosos. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos idosos? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo etário?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE
 
Autoras: Eliene Lopes Faria e Maria Cristina Rosa
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de jovens. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos jovens? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito dessas comunidades?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E POVOS TRADICIONAIS
 
Autor: José Alfredo Debortoli
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre comunidades e povos tradicionais. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social dessas comunidades e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos povos e comunidades tradicionais? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito dessas comunidades?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E INFÂNCIA
 
Autor: Carlos Fernando da Cunha Júnior
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de crianças. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social na infância e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências de crianças? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer destinados à infância?
 
Ascom - Ministério do Esporte
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