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Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

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Encontro da Folia Feliz marcará o Carnaval de idosos na cidade de Bocaina, no Piauí

Um baile de Carnaval, organizado pelos coordenadores e professores do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), vai colocar a experiência de milhares de foliões da melhor idade na avenida da cidade piauiense de Bocaina, no dia 30 de janeiro. O baile promete reunir milhares de idosos que irão aproveitar a noite carnavalesca.

“Eles terão momentos de lazer que os levarão a descobrir novas possibilidades, reencontrar a alegria de viver, esquecer a solidão, e ter coragem para enfrentar os desafios inevitáveis da vida, além de aprender que se pode viver bem, apesar das limitações impostas pela idade”, afirmou a coordenadora de Núcleo, Maria Vanilda Barros Batista.

“Muita gente dessa faixa de idade não perde o Encontro da Folia Feliz Idade o qual alia a dança ao crescimento pessoal e social dos participantes e tem como objetivo a promoção da melhoria da qualidade de vida, o congraçamento e a troca de experiência entre os idosos”, ressaltou a agente social Jacira Luz.

Criado em 2003, o Pelc, além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolve todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

Ao completar dez anos de grandes feitos, muitos desafios ainda surgem. O principal deles é o de consolidar o Pelc, conscientizando os parceiros a respeito da importância do investimento nas políticas públicas de esporte e lazer, no sentido de contribuir para que essas avancem do atual estágio de política de um governo para dimensão mais ampla de política de estado.

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
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Atividades do Programa Esporte e Lazer da Cidade voltam a movimentar Ipatinga (MG)

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoAs atividades do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), após duas semanas de recesso, voltam à ativa na cidade de Ipatinga, interior de Minas Gerais, nesta segunda-feira (11.01), com uma grande novidade, a ampliação do programa em novos pontos de atendimento no município ao longo deste ano, beneficiando cerca de 4 mil pessoas. Os novos interessados em participar das atividades devem se dirigir aos locais relacionados abaixo para fazer suas inscrições.

“Fazem parte da ampliação as oficinas gratuitas de esportes, ginástica e dança para os moradores da comunidade do Morro do Sossego (bairro Veneza). Todas as atividades esportivas acontecem no recém-inaugurado Complexo Esportivo e Centro Comunitário, localizado na Rua Tancredo Neves”, comentou a coordenadora pedagógica do Pelc em Ipatinga, Thalita Deslandes.

Na última quinta-feira (7.11), coordenadores, agentes sociais e estagiários do programa participaram de uma reunião para definir as principais diretrizes do programa durante o ano de 2016.

Programa
O Pelc é um projeto do Ministério do Esporte, executado em Ipatinga pela prefeitura em 10 núcleos e 21 subnúcleos que atendem gratuitamente moradores de todas as faixas etárias e pessoas com deficiência. O convênio tem duração de 20 meses.

Os interessados em participar do programa podem optar pelas seguintes modalidades: basquete, caminhada orientada, esportes adaptados, futsal, ginástica, ginástica adaptada, handebol, hidroginástica, judô, karatê, slackline, taekwondo, voleibol e xadrez/damas. Na área cultural são: artesanato, contação de histórias/literatura infantil, dança, grafite, hip hop, dança de rua, música/coral, percussão, teatro e violão.

Inscrições
Os interessados em participar podem fazer as inscrições nos núcleos espalhados pela cidade (confira endereços abaixo) e na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que funciona no 3º andar da Prefeitura de Ipatinga de 12h às 18h. Informações pelo telefone: 3829 8291.

Pontos de inscrição:

Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares
Rua Mariana 119, Centro
Prefeitura Municipal de Ipatinga
Secretaria de Comunicação Social

Grupo Espírita da Caridade (GEC)
Rua Nova Almeida 158 - Vila Ipanema

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Avenida José Fabrício Gomes, 466 - Bethânia

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Rua Esmeralda, 15 - Iguaçu

Academia da Saúde do bairro Planalto
Rua Ilheus, s/n (Praça Nelson Pinto de Farias - Praça do Trevo).
CRAS
Rua Garças, 143 - Vila Celeste

União Defesa da Comunidade do Bom Jardim (UDCBJ)
Av. Orquídea nº 1366 - Bom Jardim

Cleide Passos, com informações da Prefeitura de Ipatinga
Ascom - Ministério do Esporte
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Ministério lança chamada pública para implantação de programas esportivos sociais

O Ministério do Esporte lança chamada pública voltada para entes públicos que desejam firmar parcerias com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) para implantar os programas Segundo Tempo (PST), e suas vertentes Universitário e Paradesporto, Luta pela Cidadania, Vida Saudável e Programa Esporte e Lazer da Cidade.

As parcerias serão celebradas por meio de Convênios e Termos de Execução Descentralizada (TED) entre os governos Federal, dos Estados, dos Municípios, do Distrito Federal e Instituições Públicas de Ensino.

A vigência será de 24 meses, sendo os quatro meses iniciais destinados à fase de estruturação. Durante este período, devem ser realizadas as ações com o intuito de emitir a Ordem de Início (OI). O documento é expedido pelo Ministério do Esporte e autoriza a entidade a iniciar as atividades junto aos beneficiados.

O acesso aos programas será por meio de chamamento público (edital), de emenda parlamentar ou proponente específico, obedecendo às orientações das respectivas diretrizes do edital.

As entidades públicas estaduais, municipais, do Distrito Federal e Instituições Estaduais e Municipais de Ensino terão que apresentar projeto técnico pedagógico e declaração de capacidade técnica e histórico.

Confira o material completo:

Edital Completo

Errata do edital de chamamento

Declaração de Capacidade Técnica

Declaração de Contrapartida

» Programas: Segundo Tempo e Luta pela Cidadania

Edital PST e Luta pela Cidadania

Documento de Orientação Estruturantes PST e Luta pela Cidadania

Luta pela Cidadania - Diretrizes

Luta pela Cidadania - Modelo Projeto Técnico

Programa Segundo Tempo - Diretrizes

Programa Segundo Tempo - Modelo Projeto Técnico

PST Paradesporto - Diretrizes

PST Paradesporto - Modelo Projeto Técnico

PST Universitário - Diretrizes

PST Universitário - Modelo Projeto Técnico

» Programas: Vida Saudável e Esporte e Lazer da Cidade

Documento de Orientação Estruturantes VS e Pelc

Vida Saudável - Diretrizes

Edital Pelc

Pelc - Diretrizes


Ascom - Ministério do Esporte
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Brasil já conquistou 62 medalhas nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Assunção

A campanha do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares vem melhorando a cada ano e o país mantém a hegemonia no quadro de medalhas nas modalidades individuais. Até esta quinta-feira (10.12), o Brasil somava 62 medalhas: 31 ouros, 20 pratas e 11 bronzes.

No atletismo foram 26 medalhas, sendo seis conquistadas nas provas do último dia: ouro e prata no hexatlo para Pedro Prates e Ezequiel Souza. Ouro e prata também no salto em distância com Adrian Vieira e Matheus Mello.

Foto: CBDEFoto: CBDE

Antonio Cunha ficou com o bronze no salto em altura e, Victor Motin e Frederico Costa com o ouro e a prata no arremesso de peso. A grande emoção da etapa veio com o troféu de campeão geral da modalidade ficando Chile e Equador com a prata e o bronze.

Para Marcela Gonçalves, o resultado vem coroar o esforço e dedicação dos atletas. “Fechamos muito bem o ano de 2015 com essa conquista. A cada ano, os resultados alcançados no Sul-Americano vêm aumentando o nível das provas”, disse a técnica.

A natação encerrou a participação com o vice-campeonato geral no masculino, o terceiro no feminino e um saldo total de 17 medalhas: quatro ouros, oito pratas e cinco bronzes.

Fernanda Celidônio ficou com a prata, no último dia de provas, nos 100m costas. Destaque para Matheus Bides que garantiu o maior número de medalhas, arrancando mais um ouro na mesma prova e somando cinco no total, sendo quatro de ouro e uma de prata. Caio Cunha, também nos 100m costas, ficou com a prata.

Nos 50m borboleta, prata para Paula Chaves e Enzo Pereira. E, no revezamento 4x50m medley, tanto a equipe masculina como feminina ficaram com a prata. O tênis de mesa conquistou uma prata por equipes masculina, até o momento.

Fonte: CBDE

Ascom - Ministério do Esporte
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Ministério lança Centros de Pesquisa da Rede Cedes

Pesquisadores, diretores dos cursos das universidades parceiras, servidores, gestores públicos e líderes governamentais estarão reunidos nos dias 14 e 15 de dezembro, no Allia Grand Hotel, em Brasília, para o lançamento oficial dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes.

O evento terá como objetivo aprovar o Regimento Interno dos centros e discutir sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação da rede integrada. Também serão socializadas com os pesquisadores da Rede Cedes e todos os demais participantes, as ações desenvolvidas e as estratégias de políticas aplicadas no âmbito do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) e do Sistema Nacional do Esporte (SNE).

Os Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes é uma idealização do Ministério do Esporte, por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), o Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais (Dedap) em parceria com Instituições de Ensino Superior brasileiras.

Implantados em 26 estados e no Distrito Federal, os centros da Rede Cedes são polos aglutinadores de grupos de pesquisa cujos estudos, fundamentados nas humanidades, têm como objetivo promover o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas articuladas em níveis local, estadual e regional, buscando produzir e socializar informações e conhecimentos que contribuem com a qualificação das políticas públicas, programas e projetos esportivo-educacionais e de lazer do país.

A Snelis por meio do Chamamento Público 1/2015, apoiou a criação, a estruturação e o desenvolvimento desses 27 centros que estão sendo implantados nas 27 Unidades da Federação.

A Rede Cedes cumpre um papel importante no atendimento aos princípios e diretrizes da Política Nacional de Esporte. Tem como referência a Constituição Federal, especialmente, o seu artigo 217, que trata do dever do Estado de fomentar práticas desportivas formais e não formais e de lazer como direito de todos os cidadãos, e o artigo 218, segundo o qual o Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica, tendo em vista participar da educação da população e orientação de gestores e agentes nas suas tomadas de decisões sobre as políticas públicas do país.

» Programação

14/12/2015

14h às 15h - Mesa de Abertura
Lançamento oficial dos 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes.

15h às 16h – Coffee Break

16h às 16h45 - Palestra
Tema: Desafios da Rede Cedes: criação em 2003 às conquistas de 2015.
Expositora: Andrea Ewerton – Diretora do DEDAP/SNELIS/ME

16h45 às 18h45 - Mesa redonda 1
Tema: Subsídios para o Desenvolvimento dos estudos realizados pelos Centros de Pesquisa da Rede Cedes
Expositores:
1. Subsídios do Diesporte para a rede Cedes - Professor Ailton Fernando Santana de Oliveira - UFS
2. Subsídios do Sistema Nacional de Esporte e Plano Nacional do Desporto para a Rede Cedes - Professora Cássia Damiani - ME

18h45 – 20h - Lançamento de livros

20h – Jantar e Programação Cultural

15/12/2015

08h30 às 12h30h – Trabalhos em Grupo
Organização e desenvolvimento de GTs para leitura e discussão do Regimento dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede Cedes - envolvendo todos os participantes do encontro.

12h30 às 14h - Almoço

14h às 16h – Plenária de Aprovação do Regimento.
Apresentação dos destaques levantados nos GTs e aprovação do Regimento dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede Cedes com todos participantes do encontro.
Coordenadora: Andrea Ewerton – Diretora do DEDAP/SNELIS/ME
Moderadora: Freda Dias – Rede Cedes/ SNELIS/ME
Relatora: Leila Mirtes Magalhães Pinto – Consultora da SNELIS/ME

16h às 17h – Mesa redonda 2
Tema: Subsídio para a Gestão dos Centros de Pesquisas da Rede Cedes
Expositores:
1. O Sistema de Acompanhamento e Avaliação das Ações da Rede Cedes - Consultor Dirceu Mattos
2.  Repositório Vitor Marinho da Rede Cedes - Professor Giovani de Lorenzi Pires

17h às 18h – Avaliação do encontro e planejamento de 2016 para Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede Cedes.

Cleide Passos

Ascom - Ministério do Esporte
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Natal chega mais cedo para 600 alunos do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte

Crianças do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte de escolas do Itapoã, Paranoá, Varjão e Vila Planalto, no Distrito Federal, tiveram uma tarde diferente das tradicionais. Eles reuniram-se na tarde de terça-feira (08.12), no Clube do Rocha, para comemorar o encerramento das atividades do PST em 2015 e apresentar o resultado do trabalho que vem transformando vidas, desde 2008.

Autoridades militares, representantes dos Ministérios do Esporte, Defesa, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), professores e coordenadores participaram do encontro que marcou todo o trabalho desenvolvido com os alunos do programa.

Grupos de capoeira e judô, alunos das turmas de inglês e música apresentaram a concretização do trabalho, que tem como objetivo primordial promover a saúde, a prevenção a situações de risco de crianças e jovens, por meio de mecanismos que possibilitem a inclusão social, a valorização da cidadania e a inserção de atividades lúdicas e de ensino.

Aluna do 5º ano, Amanda Pereira Carvalho, não conseguia andar, hoje faz tudo sozinha e aprendeu a cantar. “Vive cantando”, afirmou a professora Vênus. Jonatas Alves Nunes, sete anos, aluno do segundo ano, adora as aulas de informática, capoeira e jogar bola, e estava muito alegre com os brindes que recebeu. Jonatas é uma das crianças com deficiência, que foi acolhida pelo programa.

Para o comandante José Ferreira de Barros, coordenador-geral do programa, “a parceria com o Ministério do Esporte, MDS e vários outros órgãos “está ajudando a reduzir a desigualdade social de nosso país, por meio do esporte e da educação, fico feliz em ajudar essas crianças a ter um futuro promissor”, afirmou.

O clima de alegria contagiava os 600 alunos do PST-Forças no Esporte que participavam de sorteios, apresentações culturais, entrega de brindes, lanches, além de expor trabalhos artesanais feitos nas aulas de artes. Pais e mães de alunos comemoravam o sucesso do programa que melhorou a vida de crianças, que antes não tinham acesso a atividades, como atletismo, orientação, voleibol, handebol, basquetebol, futebol de campo, natação, inglês entre outras atividades.

Os responsáveis pelo Programa Forças no Esporte destacaram também a colaboração de pessoas que anonimamente participaram e conduziram as atividades ligadas diretamente aos alunos, como colaboradores e voluntários, o que contribuiu muito para o sucesso do programa.

Cleide Passos

Ascom - Ministério do Esporte
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Judô garante 13 ouros no segundo dia dos Jogos Sul-Americanos

Foto: CBDEFoto: CBDEO judô foi o principal destaque da delegação brasileira no segundo dia de competição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Assunção, Paraguai. Foram 13 medalhas de ouro e três de prata nas competições individuais. Nesta quarta-feira (09.12) acontecem as competições por equipes, com possibilidade de conquista de mais medalhas no judô.

O atletismo foi outro destaque na conquista de medalhas. Foram nove pódios, sendo três de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Ouro no salto a distância feminino, com a atleta Hellen Messias, no arremesso de peso feminino com Thália Cristina e 100 m com barreiras com o atleta João Vitor.

A prata foi para os 800m masculino, com Lucas Pinho, 80m feminino com Vitória Jardins, arremesso de dardo feminino com Alana Maranhão e arremesso de peso feminino, com Misma Larissa. O bronze foi para Luiz Guilherme nos 800 masculino.

Outra modalidade que conquistou medalha na terça-feira (08.12) foi o tênis de mesa masculino por equipe. Os garotos Guilherme Almico e Gustavo conquistaram medalha de prata, perdendo a partida final para o Chile por 3 x 2.

Fonte: Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE)

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Jogos Sul-Americanos Escolares começam no dia 5 de dezembro, em Assunção, no Paraguai

Foto: CBDEFoto: CBDE

Começa no próximo sábado (5.12) e prossegue até (13.12), em Assunção, no Paraguai, a 21ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2015, promovidos pelo Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), com a participação de nove países. Os campeões das Olimpíadas Escolares etapa 12 a 14 anos, realizada este ano em Fortaleza (CE) se preparam para representar o Brasil. A cerimônia de abertura acontecerá às 19h, do próximo domingo (6.12).

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, o principal objetivo do evento é o intercâmbio cultural entre jovens de 12 a 14 anos dos países irmãos da América do Sul, para que pratiquem esporte sem a garantia que se transformem em atletas de alta peformance, e sim que sejam cidadãos. “A CBDE se sente orgulhosa em agregar valores esportivos à formação da juventude brasileira”, afirmou.

Foto: CBDEFoto: CBDEA delegação brasileira será representada por 214 pessoas entre estudantes atletas, equipe técnica, delegados, médicos, fisioterapeutas e chefes de delegações. Além da representação do Brasil, que conta com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e do país anfitrião, Paraguai. Também participarão do Sul-americano Escolar as delegações de Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Suriname, Equador, Uruguai e Venezuela.

Os Jogos Escolares contarão com dez modalidades esportivas: quatro coletivas e seis individuais. Vôlei, basquete, futsal e handebol são as modalidades coletivas disputadas no masculino e feminino. Judô, natação, tênis de mesa, xadrez, atletismo e atletismo para pessoas com deficiências (PCD) são as modalidades individuais, também realizadas nos dois naipes.

Atletismo

Este ano, 34 atletas brasileiros (17 homens e 17 mulheres) competirão em quatro grupos de prova. São eles: corridas; saltos em distância, altura e triplo; arremessos e lançamentos; e provas combinadas de hexatlo (masculino) e pentatlo (feminino). Já o grupo especial da modalidade é composto por seis estudantes (três homens e três mulheres). O atletismo para pessoas com deficiência contará com duas categorias de provas: corridas e saltos em distância.

Os locais dos jogos ficaram distribuídos da seguinte forma: futsal masculino e feminino (Complexo Poliesportivo da Secretaria Nacional de Esportes); handebol masculino e feminino (estádio da Confederação de Handebol); vôlei masculino e feminino ( estádio da Federação de Voleibol); basquete masculino (estádio do Clube Liberdade); basquete feminino (estádio do clube Sol de América); judô (Centro Nacional de Judô); tênis de mesa (Federação de Tênis de Mesa); e atletismo (pista sintética da Secretaria Nacional de Esportes).

Cleide Passos

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“Paralimpíadas Escolares são evento mais importante do CPB”, afirma presidente Andrew Parsons

A prática esportiva é o veículo mais eficiente de educação, cidadania e saúde, principalmente para os jovens que estão no momento de formação de caráter. Essa é a análise do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, sobre os benefícios de que o esporte proporciona aos jovens atletas paralímpicos. "O esporte ensina a ganhar, perder, disciplina e uma série de valores positivos. Assim, sem dúvidas, as Paralimpíadas Escolares são evento mais importante que o CPB promove no país", diz.
 
Andrew Parsons explica que na estratégia da entidade todos os programas e projetos estão interligados, criando caminhos e oportunidades aos atletas. "As Paralimpíadas Escolares são um dos caminhos principais, onde muito atletas começam. Assim, conseguimos fazer com que os estados desenvolvam projetos e se envolvam nas suas comunidades locais", explica.  
 
Daniel Zappe/MPIX/CPBDaniel Zappe/MPIX/CPB
 
As Paralimpíadas Escolares já contribuíram para o paradesporto com grandes atletas como Alan Fonteles e Petruci, do atletismo, e o Abner, do judô. "São uma série de talentos que saíram daqui. O evento foi uma contribuição muito grande para o esporte de alto rendimento. Daqui queremos também tirar atletas paralímpicos para o futuro. O principal é fazer com que a massa de crianças volte para os Estados e continue praticando esporte", revela o Andrew Parsons.
 
Breno Barros, de Natal
Ascom - Ministério do Esporte
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Quinto no ranking mundial juvenil, mineiro almeja topo no tênis em cadeira de rodas

(Divulgação/CPB)(Divulgação/CPB)
O mineiro Fábio Bernardes, 16 anos, é o destaque nacional no tênis em cadeira de rodas nas Paralimpíadas Escolares 2015, na cidade de Natal. O jovem é portador de mielomeningocele, uma malformação na coluna. A deficiência, porém, nunca foi obstáculo para fazer o que ele mais gosta na vida: praticar esporte.
 
Os resultados nas quadras de tênis mostram o potencial do mineiro. Atualmente, ele é o primeiro colocado no ranking nacional e o quinto no ranking mundial juvenil. Antes de adotar o tênis como esporte, Fábio experimentou o basquete em cadeira de rodas e a natação. A raquete foi incorporada na sua rotina esportiva há 7 anos, dos quais três foram dedicados a participação em torneios pelo país.
 
"Toda pessoa que tem deficiência física deveria praticar um esporte. Além de proporcionar a conviver com outras pessoas com deficiência, a atividade física é um meio também de superação e motivação para levar a vida. Ele é primordial na vida de um cadeirante", ressalta o tenista.
 
(Divulgação/CPB)(Divulgação/CPB)
 
As Paralimpíadas Escolares têm lugar especial na vida esportiva de Fábio. Ele soma no currículo três medalhas de ouros e uma de prata na competição. "É sempre bom disputar um grande torneio como as Paralimpíadas Escolares. Aqui tenho a oportunidade de conhecer cada vez mais outras pessoas", conta.   
 
O boné branco na cabeça de Fábio Bernardes revela imediatamente o grande ídolo e inspiração nas quadras: o suíço Roger Federer. A maneira de jogar, a calma e a  concentração, fazem os olhos do garoto brilharem. “Tento seguir o mesmo ritmo de Federer, com muita tranquilidade na hora de fazer os pontos”, revela.
 
Quando o assunto é esporte paralímpico, ele pretende seguir os passos do japonês Shingo Kunieda, considerado um dos melhores da história do tênis em cadeira de rodas e atual número 1 do ranking mundial. “Quando terminar a minha fase juvenil quero continuar no esporte na categoria adulta. Pretendo ter uma carreira bem legal entre os cinco do mundo no adulto”, almeja.
 
O tênis em cadeira de rodas é praticamente igual ao esporte convencional, tanto que as bolas e as raquetes são as mesmas. A única diferença na regra é a possiblidade da bola quicar na quadra duas vezes antes de ser rebatida para o lado do adversário. A história de Fábio mostra que as Paralimpíadas se reafirmou como celeiro de atletas de alto rendimento, que abastece o paradesporto brasileiro.
 
Breno Barros, de Natal
Ascom - Ministério do Esporte
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