Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 

No dia 2 de outubro de 2009, o Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu o Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Para registrar como a conquista do direito de realizar os Jogos pela primeira vez na América do Sul vai deixar herança positiva à cidade e ao país, o Ministério do Esporte lançou os Cadernos de Legado Rio 2016. O material foi entregue ao COI e a diferentes setores da sociedade brasileira.

Informações:   http://www.brasil2016.gov.br

DELAS – Desenvolvimento de Lutas, Autodefesa e Segurança

Projeto Práticas Esportivas para Mulheres

 

O projeto busca fortalecer o empoderamento feminino por meio do desenvolvimento de práticas corporais de lutas e artes marciais e ciclo de debates, para mulheres a partir de 12 anos.  O autoconhecimento e a ampliação sobre os conceitos de direito da mulher, bem como sobre as formas de violência e os contextos em que elas podem ser desenvolvidas são conteúdos centrais das atividades do projeto.

Objetivos

  • Oportunizar o acesso à prática de lutas e artes marciais utilizando-se dos princípios inerentes a estas práticas, de modo a possibilitar o sentimento de autoproteção e autodefesa;
  • Fomentar o debate acerca dos temas relativos à violência contra a mulher em todas as suas formas de manifestação - física, psicológica, sexual, patrimonial e moral (conforme estabelecido pela Lei nº 11.340);
  • Desenvolver ações intersetoriais que envolvam todos os atores institucionais que compõe a rede de proteção e atendimento à mulher;
  • Propiciar momentos de interação entre as beneficiadas, cujo propósito permite a construção de relações de empatia e sororidade.

Cada núcleo deve contar com 02 Professoras/Especialista de lutas e artes marciais e 02 Agentes Sociais. Por parceria há previsão 01 Assistente Social, para cada 05 núcleos implantados, e 01 Coordenadora Pedagógica, que deverão atender todos os núcleos.

 

 

 

 

Esporte e Cidadania para Todos

Objetivo

O Projeto Piloto Esporte e Cidadania para Todos, foi lançado em 2017 com o objetivo democratizar o acesso ao esporte à crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 6 a 21 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou que cumpram medidas socioeducativas nas Unidades de Internação do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto em questão integra as ações sociais do Ministério do Esporte pertencentes ao Programa de Ações Emergenciais do Estado do Rio de Janeiro e seus municípios, instituído pelo Decreto de nº9.197 de 14 de novembro de 2017.

Diferencial

O Ministério com o intuito de atender o beneficiado do projeto Esporte e Cidadania para Todos em sua integralidade, compreendendo as necessidades e especificidades do público alvo, buscou colaboração das Universidades parceiras, a saber Universidade Federam de Minas Gerais – UFMG para o acompanhamento pedagógico e técnico, tendo em vista a expertise e qualificação nos trabalhos já desenvolvidos por esta pasta Ministerial e a Universidade Federal Fluminense – UFF na execução das ações. As Universidades contam com ações estratégicas para execução e acompanhamento do Projeto, para além das parcerias com as Universidades o projeto conta com a colaboração do Departamento Geral de Ações Socioeducativas – DEGASE do Rio de Janeiro, que é o grande responsável pela Administração das Unidades de Internação e conta com equipes qualificadas para tratar dos desafios propostos pelo projeto.

Equipe Diferenciada

O projeto conta com a vinculação de uma equipe multidisciplinar, formada por Coordenadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Agentes Sociais, Coordenadores Regionais, Professores de Educação Física, Lutas/Artes Marciais e Monitores.

               Essa equipe viabilizará a constituição de uma rede de atenção aos beneficiados, bem como de suas famílias e comunidades.

           O acompanhamento por meio dessa equipe será importante para continuidade do trabalho que servirá como suporte consistente e de qualidade que agregue efetivamente no processo de ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei, bem como a aproximação com a comunidade e com as famílias dos beneficiados propiciando um atendimento social a todas as pessoas ligadas a essas crianças, adolescentes e jovens. 

Atividades

Serão desenvolvidas atividades de múltiplas vivências esportivas, priorizando as atividades já praticadas nas regiões visando à redução da violência, criação de hábitos saudáveis, a inclusão e o conceito de cidadania.

Outro diferencial é o encaminhamento dos beneficiados que finalizarem as medidas socioeducativas nas Unidades de Internação, para um dos demais núcleos de mais fácil acesso ou com modalidades de seu interesse.

Esse projeto contará também com atividades concentradase atividades nas férias denominada –Brincando com Esporte – Férias, que permitirão aos beneficiados a participação em festivais, campeonatos, torneios, atividades culturais e de lazer, com o intuito de integrar família, comunidade e participantes do projeto, promovendo a inclusão e a integração entre todos os atores envolvidos.

Formação dos Recursos Humanos

O Ministério do Esporte, ofertará formação continuada na modalidade EaD e presencial ao RH vinculado a este projeto, para que esses sejam subsidiados de conteúdo e técnica para o atendimento de qualidade aos beneficiados, família e comunidade. Tendo em vista as especificidades do grupo atendido, as capacitações terão os seus conteúdos voltados para as necessidades do público alvo, tanto na área do esporte quanto na área social.

Programa Luta pela Cidadania

O Programa Luta pela Cidadania se propõe a garantir o acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos (às práticas corporais) às modalidades de lutas e artes marciais em uma perspectiva formativa e inclusiva, que objetiva a disseminação dos princípios e valores que fundamentam estas modalidades. O Programa reconhece as particularidades das práticas corporais de lutas e artes marciais, a qual agrega aspectos filosóficos e disciplinares em que essas práticas podem ajudar na formação para a cidadania e para o lazer.  Com valores relevantes na formação para a cidadania e para o lazer.

Entre os princípios difundidos pelas artes marciais e lutas, o Programa Luta pela Cidadania pretende valorizar em seus beneficiados os conceitos de disciplina, autocontrole, cooperação, autoestima, cumprimento dos deveres, respeito aos mestres, ao ambiente de treinamento, as regras e aos companheiros de prática. Assim  democratizar o acesso de seus beneficiados na formação para a cidadania transformando mais acessível a inclusão social de seus beneficiados.

Igualmente, compreende a complexidade do universo das lutas e artes marciais, percebendo ainda as especificidades de cada modalidade, que deverão ser desenvolvidas seguindo os documentos orientadores do Programa, bem como ser respeitado o saber dos especialistas habilitados das modalidades. Reconhece que os anos de prática e aprofundamento teórico proporcionam métodos de ensino e aprendizagem capazes de oferecer aos beneficiados ricas experiências no desenvolvimento dessa prática corporal.

Além disso, o PLC busca aprimorar-se pedagógica e administrativamente, reafirmando a preocupação em sua constante renovação, para sempre refletir a realidade encontrada nos diversos municípios brasileiros.

Para o efetivo funcionamento dos núcleos do PLC são disponibilizados pelo Ministério do Esporte recurso para a aquisição de material esportivo e para pagamento de recursos humanos. Além do mais, o PLC dispõe de material didático especialmente elaborado para direcionar suas ações pedagógicas.

Publico-Alvo

O Programa Luta pela Cidadania tem como público alvo pessoas de todas as idades a partir de 6 anos.

Objetivos

  • Oferecer práticas corporais de lutas e artes marciais que estimulem o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos;
  • Estimular os valores sociais, culturais e filosóficos inerentes às práticas corporais de lutas e artes marciais;
  • Ofertar condições pedagógicas adequadas para a prática de cada modalidade;
  • Motivar a promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva com demais setores (educação, saúde, cultura, defesa entre outros).

Editais

2019

Edital de Chamamento Público nº 4/2019 

O Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Especial do Esporte – Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) –, com esteio na Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, no Decreto nº 8.726, de 27 de abril de 2016 e na Lei nº 13.249, de 13 de janeiro de 2016, torna público o presente Edital de Chamamento Público visando à seleção de Organização da Sociedade Civil interessada em celebrar Termo de Colaboração que tenha por objetivo desenvolver competições de esporte educacional, mediante a organização da delegação brasileira e viabilização de sua participação no XXV Jogos Sul-Americanos Escolares, no período de 15 de novembro a 15 de dezembro de 2019, na cidade de Assunção, no Paraguai.

  1. Edital nº 4/2019 – Jogos Sulamericanos Escolares 2019;
  2. Anexo I – Modelo da Declaração de Ciência e Concordância;
  3. Anexo II – Modelo da Declaração sobre Instalações e Condições Materiais;
  4. Anexo III – Modelo da Declaração do Art. 27 do Decreto nº 8.726/2016 e Relação dos Dirigentes da Entidade;
  5. Anexo IV – Modelo da Proposta de Trabalho;
  6. Anexo V – Modelo da Declaração da Não Ocorrência de Impedimentos; e
  7. Anexo VI – Modelo da Minuta do Termo de Colaboração.

Homologação do Reultado Final do Edital nº 4/2019

2018

Edital de Chamada Pública nº 03 – Jogos Sul-Americanos Escolares 2018

Chamada Pública

Seleção pública de propostas a apoio financeiro para desenvolver competições de esporte educacional, mediante a organização da delegação brasileira e viabilização de sua participação nos XXIV Jogos Sul-Americanos Escolares, no período de novembro a dezembro de 2018, no Peru.

» Resultado Final do Edital de Chamamento Público Nº 03/2018

» Resultado Preliminar do Edital de Chamamento Público Nº 03/2018

» Publicação da Portaria nº 17/2018 – Instituiu o Edital 03/2018

» Publicação do Edital nº 03/2018 – Jogos Sulamericanos 2018

» Anexo I - Modelo da Declaração de Ciência e Concordância

» Anexo II - Modelo da Declaração de Instalações e Condições Materiais

» Anexo III - Modelo da Declaração do art. 27 do Decreto 8.726

» Anexo IV - Modelo da Proposta de Trabalho

» Anexo V - Modelo da Declaração da Não Ocorrência de Impedimentos

» Anexo VI - Modelo da Minuta do Termo de Colaboração

 

Edital nº 02 - XI Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 

<--Chamada Pública-->

O Edital de Chamada Publica nº 02/2018 visa a seleção de organização da sociedade civil interessada em celebrar Termo de Colaboração que tenha por objeto a organização da delegação brasileira e viabilização de sua participação no XI Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho de 2018, na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe.

 

» Homologação do resultado final do Edital nº 02/2018 – CPLP

» Resultado preliminar do edital de Chamada Pública nº 02/2018 - Classificação das Propostas do CPLP

» Retificação do Edital CPLP - Reabertura dos Prazos

» Extrato da Portaria nº 7/2018, de 14 de março de 2018, que institui o Edital - Publicado no Diário Oficial da União – Seção 1, em 15/03/2018

» Extrato do Edital nº 02/2018, publicado no Diário Oficial da União – Seção 3, em 15/03/2018

» Anexo I - Declaração de Ciência e Concordância

» Anexo II - Declaração de Instalações e Condições Materiais

» Anexo III - Declaração do art. 27 do Decreto 8.726

» Anexo IV - Proposta de Trabalho

» Anexo V - Declaração da Não Ocorrência de Impedimentos

 

<---->

Edital nº 01 - Brincando com Esporte

A Ação Brincando com Esporte, objetiva oportunizar a crianças e adolescentes das diversas regiões brasileiras, nos dois períodos anuais de férias escolares, opções de esporte e lazer que preencham o tempo livre desses beneficiados de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio da oferta de atividades lúdicas, esportivas, recreativas, artísticas, culturais, sociais e turísticas.

» Convocação das entidades classificadas no Edital de Chamada Pública nº 01/2018 - Classificação das propostas da Ação Brincando com Esporte

» Resultado final do Edital de Chamada Pública nº 01/2018 - Classificação das propostas da Ação Brincando com Esporte

» Retificação do Item 4 do Resultado preliminar da 2ª Etapa do Edital de Chamada Pública nº 01/2018 – Ação Brincando com Esporte

» Resultado preliminar da 2ª Etapa do Edital de Chamada Pública nº 01/2018 – Ação Brincando com Esporte

» Resultado final da validação das propostas da 1ª Etapa do Edital de Chamada Pública nº 01/2018 – Ação Brincando com Esporte

» Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital nº 01/2018 – Ação Brincando com Esporte

» Edital

» Diretriz Ação Brincando com Esporte 2018

» Modelo do Termo de Convênio

» Modelo de Termo de Execução Descentralizada

» Modelo da Proposta de Trabalho

» Modelo de Declaração de Capacidade Técnica e Gerencial

» Modelo de Declaração de Contrapartida

 

 

2017

Edital número 2

<---->Seleção pública de propostas para apoio financeiro aos projetos voltados à implantação e desenvolvimento do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) - Exercício 2017/2018/2019

<--

O PELC visa atender crianças, adolescentes, adultos, idosos, e pessoas com deficiência, destinando-se a garantir o acesso às práticas e aos conhecimentos sobre esporte e lazer a todos os cidadãos brasileiros, a partir do desenvolvimento de ações educativas na perspectiva da emancipação humana e do desenvolvimento comunitário, valorizando a diversidade cultural e as práticas esportivas e de lazer, em especial as de criação nacional.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, e tem como objetivo democratizar o lazer e o esporte recreativo, a partir de três iniciativas fundamentais: implementação e desenvolvimento de núcleos, nas diversas regiões brasileiras, com atividades sistemáticas e assistemáticas de lazer e esporte recreativo, no sentido de garantir o direito ao lazer; formação continuada de gestores, agentes sociais de lazer e esporte, lideranças comunitárias, legisladores e demais parceiros atuantes na esfera pública, com vistas à formação e à implementação de políticas locais; monitoramento e avaliação da política de esporte e lazer de forma continuada envolvendo gestores, agentes sociais de esporte e lazer, formadores, articuladores regionais, orientadores científicos - pedagógicos e técnicos da área de desenvolvimento dos Programas, em busca da qualificação das ações.
 

 

» Convocação - Programa Esporte e Lazer da Cidade: homologação do resultado final e relação dos proponentes classificados em 1º, por UF

» Resultado Final do Edital de Chamada Pública número 02/2017

» Edital de Chamada Pública número 02/2017

» Retificação do Edital de Chamada Pública número 02/2017

» Retificação do Edital de Chamada Pública número 02/2017, publicada em 7 de dezembro de 2017

» Retificação do Edital de Chamada Pública número 02/2017, publicada em 31 de janeiro de 2018 - retificação dos prazos

» Resultado preliminar da validação das propostas, publicada no DOU em 05 de fevereiro de 2018

» Resultado preliminar da validação das propostas, publicada no DOU em 11 de dezembro de 2017

» Resultado final da 1º Etapa do Chamamento Público do PELC 02/2017

» Diretriz PELC 2017

» Orientações estruturantes

» Modelo do Termo de Convênio

» Modelo de Termo de Execução Descentralizada

» Modelo de Proposta de Trabalho

» Modelo de Declaração de Capacidade Técnica e Gerencial

» Modelo de Declaração de Contrapartida

» Publicação da Comissão de Seleção referente ao Chamamento Público do PELC

 

Edital número 1

Seleção pública de propostas para apoio financeiro aos projetos voltados à implantação e desenvolvimento do Programa Segundo Tempo (Padrão, Paradesporto e Universitário – EXERCÍCIO DE 2017/2018

 

» Convocação dos segundos colocados do Edital Nº01/2017 – Programa Segundo Tempo (Padrão, Universitário e Paradesporto)

» Publicação da prorrogação de vigência do Edital – 12 meses (Portaria anexa)

» Resultado Final da 2ª Fase do Edital nº 01/2017 - PST Padrão e Universitário (51000.2017.0021)

» Resultado Final da 2ª Fase do Edital nº 01/2017 - PST Paradesporto (51000.2017.0023)

» Resultado preliminar da 2ª Fase do Edital nº 01/2017 - PST Padrão e Universitário (51000.2017.0021)

» Resultado preliminar da 2ª Fase do Edital nº 01/2017 - PST Paradesporto (51000.2017.0023) 

» Publicação do Resultado Final - 1ª fase do Edital de Chamada Pública nº 1/2017 - Programa Segundo Tempo Paradesporto  (51000.2017.0021 e 51000.2017.0023)

» Retificação dos prazos das etapas de seleção das propostas do Edital de Chamada Pública nº 1/2017 – Programa Segundo Tempo (Padrão e Universitário)

» Retificação do Edital de Chamada Pública nº 1/2017 - Prorrogação dos prazos de seleção das propostas (Programa 51000.2017.0021)

» Publicação do resultado final - 1ª Fase do Edital PST 2017

» Publicação do resultado preliminar - 1ª Fase do Edital 2017 - Paradesporto

» Retificação do Edital de Chamada Pública nº 1/2017 - Prorrogação dos prazos

» Resultados da análise da 1ª Fase do Edital de Chamada Pública nº 1/2017

» Retificação Edital Chamada Pública

» Edital de Chamada Pública nº 1/2017

» Minuta do Termo de Convênio

» Minuta do Termo de Execução Descentralizada

» Diretrizes PST Padrão 2017

» Diretrizes PST Paradesporto 2017

» Diretrizes PST Universitário 2017

» Orientações Estruturantes

» Modelo da Proposta de Trabalho – PST Padrão 2017

» Modelo da Proposta de Trabalho – PST Paradesporto 2017

» Modelo da Proposta de Trabalho – PST Universitário 2017

» Modelo de Declaração de Capacidade Técnica e Gerencial

» Modelo de Declaração de Contrapartida

 

 

2016

Edital número 5

Publicado em 1/11/2016

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS PARA APOIO FINANCEIRO A JOGOS DE FOMENTO AO ESPORTE UNIVERSITÁRIO

Edital Universitário n°05

Edital de Chamamento Público n° 005/2016 – Resultado das propostas classificadas

 

Edital número 4

Publicado em 21/10

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS PARA APOIO FINANCEIRO A PROJETOS VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA CANOAGEM BRASIL

Edital Canoagem Brasil

Portaria Comissão de Avaliação de Projetos - Edital n°04-2016

Diretrizes

Retificação número 1

Publicado em 29/09:

Edital Número 3

Edital Escolar n°03-2016

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA NÚMERO 3 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS PARA APOIO FINANCEIRO A PROJETOS VOLTADOS AO CUMPRIMENTO DA AGENDA GOVERNAMENTAL DE COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS DE ESPORTE ESCOLAR - EXERCÍCIOS DE 2016 E 2017

Portaria da Comissão de Avaliação de Projetos

Errata

Retificação número 1

Retificação número 2

 

 

 

 

Programas e Projetos

Segundo Tempo Programa Recreio nas Férias
 

Programa Segundo Tempo no Mais Educação

Esporte e Lazer da Cidade

 Prêmio Brasil de Esporte e
Lazer de Inclusão Social

Rede CEDES


 

 
     

Jogos dos Povos Indígenas

 

Pintando a Cidadania

 




CEDIME

 

 

 POLÍTICAS ESPORTIVAS INDÍGENAS

 

Estrutura do Gabinete

MINISTÉRIO DO ESPORTE

SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

Secretário
Gabriel Citton (Substituto)

Chefe de Gabinete
Sidney Cavalcante de Oliveira

Assessor de gabinete
Hélio da Costa Ferraz Neto

Assessor de gabinete
Marcus Vinícius de Morais

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

Diretor
Vago

Coordenação-Geral de Análise de Propostas
Joseane Salmito de Araújo Sitônio

Coordenação-Geral de Acompanhamento da Execução
Maria Suzana Gois de Araújo

Coordenação-Geral de Análise de Alcance do Objeto
Cláudio Takeshi Sato

Coordenação-Geral de Custos e Destinação de Bens
Francis Eduardo Cerutti Venturin

 

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS INTERSETORIAIS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

Diretor
Gabriel Citton

Coordenação-Geral de Esporte e Educação
Carlos César Drobiniche Lombardi

Coordenação-Geral de Lazer e Inclusão Social
Clemente Mieznikowski

Departamentos

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PROGRAMAS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

Diretor
Vago

Coordenação-Geral de Análise de Propostas
Joseane Salmito de Araújo Sitônio

Coordenação-Geral de Acompanhamento da Execução
Maria Susana Gois de Araújo

Coordenação-Geral de Análise de Alcance do Objeto
Cláudio Takeshi Sato

Coordenação-Geral de Custos e Destinação de Bens
Francis Eduardo Cerutti Venturin

 

Ao Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social compete:

·         planejar, desenvolver e acompanhar o processo de seleção de propostas, e de formalização de convênios, contratos de repasse e termos de cooperação objetivando a execução dos programas, projetos e ações governamentais;

·         articular ações necessárias para estruturar a implementação dos programas, projetos e ações governamentais;

·         coordenar e monitorar, em sua área de atuação, a execução dos convênios com vistas à subsidiar a análise técnica da prestação de contas;

·         programar a aquisição e a distribuição de materiais e uniformes necessários para os programas, políticas, projetos e ações esportivas, em articulação com o Departamento de Gestão Interna;

·         acompanhar a execução orçamentária e financeira dos programas, projeto e ações, para subsidiar a tomada de decisão no âmbito da Secretaria; e

·         articular os sistemas de monitoramento e avaliação dos programas de que trata esse departamento, com os sistemas estruturados de planejamento, monitoramento, orçamento e finanças existentes no governo federal.

 

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS INTERSETORIAIS DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL

Diretor
Gabriel Citton

Coordenação-Geral de Esporte e Educação
Carlos César Drobiniche Lombardi

Coordenação-Geral de Lazer e Inclusão Social
Clemente Mieznikowski

 

Ao Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social compete:

·         subsidiar a formulação e implementação dos programas, projetos e ações destinados ao desenvolvimento do esporte educacional, de lazer e inclusão social;

·         promover estudos e análises sobre os programas, projetos e ações governamentais, visando à integração das políticas intersetoriais de esporte com às de educação, de saúde, de segurança pública e de ação social;

·         propor instrumentos de articulação das políticas, programas, e projetos esportivos e de lazer com as políticas e programas educacionais;

·         promover eventos e estruturar processo de formação e capacitação de recursos humanos destinados aos programas esportivos-sociais e de lazer;

·         efetuar o acompanhamento pedagógico, o controle e a fiscalização dos programas, projetos e ações referentes a sua área de atuação, para orientação dos processos educacionais implantados;

·         monitorar e avaliar os programas, projetos e ações, construindo indicadores e instrumentos de registro para o aperfeiçoamento administrativo, pedagógico e de fiscalização;

·         realizar estudos e pesquisas para orientar as práticas esportivas e paraesportivas que favoreçam o desenvolvimento dos programas sociais de esporte e lazer e a promoção da qualidade de vida da população, fomentando a produção do conhecimento na área; e

·         estabelecer parcerias com instituições de ensino e de pesquisa para criar e implementar novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento do esporte e do lazer como instrumento de educação, saúde e inclusão social.

Relatórios, Certificados de Auditoria e Pareceres do Dirigente de Controle Interno

Secretaria Nacional de Esporte Educacional - SNEED
2007
2008
2009
2010
2011

Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer - SNDEL
2007
2008
2009
2010
2011

Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social - SNELIS
2011
2012
2013

Missão

ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL
 
MISSÃO 
Fomentar o desporto educacional, de participação e de lazer, a fim de contribuir para o exercício de uma cidadania ativa, promovendo a inclusão social. 
 
VISÃO DA SNELIS 
Ser reconhecida como um órgão de referência no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a democratização da prática esportiva e de lazer. 
 
VALOR PÚBLICO 
Promover a prática esportiva, assim como a capacitação profissional com a intenção de garantir qualidade de vida, inclusão social e lazer. 
 
VALORES 
Gestão Descentralizada das políticas públicas 
Transparência 
Ética 
Inovação 
Democratização 
Inclusão Social 
Compromisso Público 
 
OBJETIVOS E METAS ESTRATÉGICAS
 
1. Ampliar o acesso ao esporte educacional, de participação e ao lazer 
1.1. Aumentar o número de beneficiados dos programas sociais de esporte educacional, de participação e de lazer. 
1.2. Implementar e executar em todos os estados programas sociais de esporte educacional, de participação e de lazer. 
1.3. Desenvolver uma Política Nacional de Municipalização do Desporto Educacional, de participação e do lazer. 
 
2. Aprimorar a realização dos Jogos Escolares 
2.1. Integrar os diversos calendários nacionais de esporte escolar. 
2.2. Fomentar a realização das etapas municipais dos Jogos Escolares. 
 
3. Promover a capacitação de profissionais do esporte educacional, de participação e de lazer 
3.1. Ampliar a participação de profissionais de esporte educacional, de participação e do lazer nos eventos e cursos disponibilizados pela Secretaria. 
3.2. Qualificar e ampliar os cursos e eventos de capacitação da Secretaria. 
3.3. Valorizar e reconhecer profissionais de destaque nas áreas do esporte e do lazer. 
 
4. Promover a produção de conteúdo acadêmico no âmbito do esporte educacional, de participação e de lazer 
4.1. Fomentar e divulgar pesquisas que contenham como objeto temas de interesse da gestão de esporte educacional, de participação e do lazer.
 
5. Aperfeiçoar e desenvolver mecanismos de governança 
5.1. Simplificar procedimentos e atos administrativos. 
5.2. Revisar e aperfeiçoar normativos. 
5.3. Instituir procedimentos de gestão e controle. 
 

Secretário

Gabriel Citton 

Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Substituto)
 

Gabriel Citton é estudante do Mestrado Acadêmico em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela ULBRA - Canoas. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e Especialização em Handebol pela UNIFIL - PR (2008). Trabalhou com a modalidade de handebol, desde 2000 da iniciação ao rendimento. Assistente técnico da Seleção Brasileira de Handebol feminino categoria Cadete (2007, 2008 e 2009), categoria Juvenil (2008) e categoria Júnior (2010). Foi assistente Técnico da Seleção Brasileira de Handebol Categoria Júnior Feminino nos campeonatos Panamericano (2010 – Buenos Aires, Argentina) e Mundial (2010 - Coreia do Sul). Fez parte da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Handebol Categoria Adulto Feminino no Torneio Internacional da Espanha (2010 - Vicar, Espanha). Coordenador Técnico e Técnico da Seleção Brasileira de Handebol de Surdos, naipes masculino e feminino. Atuou na Gestão Esportiva no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul/RS, Conselho Estadual do Esporte e Lazer do RS, Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul/RS, Associação dos Pais e Amigos do Handebol de Caxias do Sul/RS, Universidade de Caxias do Sul/RS e Confederação Brasileira de Desporto para Surdos. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Treinamento Esportivo de diversas modalidades, Esportes Adaptados, Administração, Supervisão, Gestão Esportiva e Marketing Esportivo.

 

Início

Washington Cerqueira participa do 16° Festival Recreativo Especial, no DF
SNELIS apresenta programas a bancadas no Senado e na Câmara
Washington Cerqueira discute propostas educacionais ligadas à saúde para promoção da atividade física
Secretário Washington Cerqueira e deputada Bia Kicis discutem contratação de recursos humanos para programas sociais
Seminário reúne especialistas em políticas públicas para esporte e lazer em Porto Velho
Jogos da Amizade reúnem 1,8 mil alunos em Resende (RJ)
Prefeitos do Rio Grande do Sul buscam recursos para construção de ginásio esportivo

Galeria de Vídeos

Esporte Educacional e de Base

Galeria de Imagens

Programa Esporte e Lazer da Cidade

Snelis

A Secretaria Executiva auxilia o Ministro do Esporte na supervisão e coordenação das atividades das secretarias nacionais, integradas à estrutura do ministério, e na definição das diretrizessf e políticas no âmbito da Política Nacional do Esporte. Além disso, supervisiona e coordena as atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e orçamento, organização e modernização administrativa, recursos humanos e de serviços gerais.

No Ministério do Esporte, a Secretaria Executiva é responsável pelo gerenciamento de recursos para construção, modernização de quadras, ginásios, espaços esportivos e aquisição de equipamentos para instituições de ensino e comunidades.ssss

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla