A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas, até 6% do imposto devido.
Informações: Central de Relacionamento: 121
Início
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 08 Outubro 2013 09:37
- Acessos: 14115
A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento - SNEAR do Ministério do Esporte - ME, entende que a programação de eventos desportivos a serem promovidos ou deles participarem as Entidades Nacionais de Administração do Desporto - (Associações/Confederações e Federações Nacionais) devem estar reunidos em um único documento, denominado Calendário Esportivo Nacional - CEN, para que não haja superposição de eventos importantes em datas e locais coincidentes.
Sobre o Calendário
- Detalhes
- Última atualização em Terça, 08 Outubro 2013 09:58
- Acessos: 11053
O QUE É?
É o conjunto de informações sobre eventos esportivos nacionais e internacionais de diversas modalidades, com seus resultados e série histórica.
POR QUÊ ?
- disponibilizar e disseminar, ao público brasileiro, as informações a respeito de eventos esportivos;
- contribuir para a sistematização unificada do esporte nacional de alto rendimento;
- contribuir para preservação da memória do esporte brasileiro.
VISANDO
O desenvolvimento integrado e universalizado do esporte brasileiro
PARA QUEM ? | PARA QUE ? |
---|---|
- público em geral; | - informação |
- dirigentes esportivos públicos e privados; | - gerenciamento |
- gestores e administradores esportivos; | - treinamento |
- treinadores e atletas; | - estudos e pesquisas |
- professores e acadêmicos de educação física; | - disseminação |
- mídia. |
COMO ?
- O CDN terá 2 versões:
1 – Digitalizada:
- on – line, via internet;
- é a base do banco de dados;
- eventos nacionais e internacionais;
- eventos, histórico, perfil de atletas, número de atletas, resultados ...
2 – Impressa:
- formato de livro;
- informações do banco de dados digitalizado;
- distribuição focalizada;
- eventos nacionais;
- versão anual.
Qual o papel do Mínistério do Esporte em relação ao Calendário?
O Ministério do Esporte tem o maior interesse em apoiar todas e quaisquer ações que tenham por finalidade dinamizar o processo administrativo do esporte. Nessa linha de pensamento, o Calendário é peça de vital importância para o processo organizacional do setor, eis que tornará disponível ao público um rico acervo de informações, as quais servirão de suporte para a construção de trabalhos mais confiáveis, uma vez que a base de informações será única e, portanto, mais confiável e segura.
Qual o interesse do Ministério do Esporte na construção do Calendário?
Ao Ministério do Esporte foi delegada competência legal para cuidar da política nacional de desenvolvimento da prática dos esportes. Sua missão é a de exercer o papel do Estado no fomento às práticas esportivas, como direito de cada um, contribuindo para construção da cidadania, a inserção social, a melhoria da qualidade de vida da população e da imagem do País no exterior.
Em conseqüência disso, promove competições esportivas para jovens, idosos e portadores de deficiência. O Calendário é de fundamental importância para o planejamento global das atividades do Ministério do Esporte, que passará a ter base de informações seguras para a montagem de cenários futuros e poder, com elementos concretos, fazer a defesa de propostas no campo estratégico do Governo Federal.
Com o Calendário implantado, o que se espera obter no futuro?
O Ministério do Esporte espera que, no futuro, o País possa dispor de uma cultura esportiva consolidada e transparente na sociedade brasileira, caracterizada... generalizada do esporte, desde a infância até a terceira idade, de resultados ...internacionais, de recursos humanos qualificados, de produção científica e tecnológica... internacionais e de um moderno sistema esportivo nacional.
Missão Institucional
Exercer o papel do Estado no fomento às práticas esportivas , como direito de cada um, contribuindo para construção da cidadania, a inserção social, a melhoria da qualidade de vida da população e da imagem do País no exterior.
Como funciona?
Alguns critérios foram estabelecidos para viabilizar o atendimento aos principiais eventos esportivos. São eles:
- Possuir calendário esportivo
- Ter estrutura técnica e administrativa necessária
- Representar uma modalidade com possibilidade de melhoria nos resultados e conquista de medalhas a longo e médio prazo ou imediato.
- São priorizadas as modalidades de acordo com o ranking sul-americano, pan-americano e mundial, e aquelas com maior número de medalhas em disputa nos jogos olímpicos.